Resenha || Nimona - HQ de Noelle Stevenson

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, janeiro 19, 2024

 Eu acabei não falando do filme aqui quando lançou a adaptação da netflix, e sei que era porque queria ler o quadrinho e fazer uma super postagem - porém, não aconteceu. Vim a criar vergonha na cara e ler o quadrinho só agora em janeiro de 2024, e nossa, porque não li antes? O quadrinho é maravilhoso em vários sentidos. 

Preciso dizer que a adaptação da netflix foi assertiva, mas não faz jus a magnitude que é esse quadrinho. Acertaram em transmitir a personalidade forte e decidida da Nimona, mas não o peso que eu senti lendo o quadrinho. Em várias situações, a HQ consegue ser mais "pesada" que a animação, pois temos mais detalhes de toda a história. Estou feliz em dar uma chance para essa obra maravilhosa. 

Acho que o principal da obra é mostrar que as pessoas não aceitam o que é diferente, na concepção delas. Seja o simples fato do Coração Negro perder um braço e não ser mais aceito na instituição, seja a Nimona que é diferente de tudo que já se viu. Nimona sofreu muito e não achou seu lugar ,tendo que viver marginalizada por vários tempos de sua longa vida. Isso tudo porque não aceitaram o que ela faz, vendo até como ameaça seu poder. 

O quadrinho faz com que Nimona conquiste seu coração (assim como ela conquistou o Coração-Negro), e encaminha para um final muito significativo. Vemos que Nimona nada mais é que uma criança incompreendida e não aceita. E ficamos aqui na torcida para que ela encontre seu lugar, sem julgamentos ou interesses por trás de seu poder. 

E eu ainda nem falei do relacionamento além da amizade de Oropevis e Coração-Negro, que na animação ainda é mais abertamente comentada e trabalhada que no quadrinho.  Aqui no quadrinho, as coisas são trabalhadas sutilmente, pois o foco é na Nimona. Mas no filme, vimos o trabalho mais minucioso em contar como foi a "traição" de Coração-Negro, o relacionamento dele com o outro cavaleiro preferido da Instituição e inclusive mais sobre a história de Glorith e o monstro que ela derrotou e fundou a cidade. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*