Pular para o conteúdo principal

Resenha em vídeo || CEO Dinossauro

Aqui estou tentando normalizar minha leitura e também as postagens nas redes sociais - em breve tudo voltará a normalidade de postagens e de arrumação na minha vida (risos). Enquanto esse dia ainda não chega 100%, eu vou tentando compartilhar como consigo as leituras e tudo mais dos blogs. Dessa vez eu venho trazer a resenha em vídeo do livro CEO Dinossauro, uma obra prima de monster romance para quem adora ler coisas absurdas mas bem escritas - como eu.   Se gostaram, se inscreva no meu canal secundário, o Diário de uma Fujoshi , todas as resenhas em vídeo serão feitas por lá a partir de agora. Seja quadrinho ou livro, focando em leituras. E é isso. Espero que tenham gostado e deixa nos comentários aqui ou no blog, qual próximo livro para ler desse gênero ou outro mais inusitado que você já se deparou. 

Crítica || O Poço

Pensei em escrever ou não sobre esse filme - e de madrugada (no dia que eu escrevi esse texto) eu discuti sobre o filme com meu namorado e enfim, decidi postar esse texto no blog. Tem milhões de textos sobre esse filme na internet e possivelmente o meu vai ser só mais um. Mas não me importo.

Esse filme dá muito para pensar - e a análise mais óbvia desse filme é sobre o paralelo a nossa sociedade. Eu encaro o poço como um experimento social feito pelo governo, imitando de forma extrema a sociedade com a hierarquia de classes sendo representada pelos andares. 

O Poço poderia ser uma ferramenta que instigasse a cooperação dos prisioneiros, que a cada 30 dias trocam de posições (andares) do poço. Uma vez estando embaixo com escassez de comida, quando fosse para cima podia ter consciência e fazer sua parte para igualar a comida para todos. Porém vemos uma sociedade sem compaixão ao próximo. 

Acho interessante que em tempos de Convid-19, esse filme estreie na netflix. A sociedade está vivendo seu próprio Poço e a população não está sabendo cooperar coletivamente. Um exemplo disso é a estocagem de comida e álcool em gel, fazendo que os mesmos ficassem escassos nos mercados.

Uma vez no topo as pessoas não se enxergam no risco que os debaixo deles passam. Como Luide (blog Amigos do Fórum) fala: "Em O Poço, os que estão livres da fome também não cogitam que outros podem morrer dela. Mas lembre-se: isso é momentâneo". 

Há uma luta de classe sendo formentada para mudar a realidade do poço, que é quando o protagonistas decide descer até o fundo e depois subir até o topo levando uma mensagem a administração. 

  • Simbologias
Esse filme tem diversas simbologias inseridas em suas entrelinhas. 

Alguns fazem paralelo do Poço com o inferno. A quantidade de andares é 333 e temos 2 prisioneiros por andar, fazendo com que sejam 666 participantes - o número da besta. 

A ideia da criança seja a mensagem é também a mensagem da esperança. Quando se chega até o fim do poço, só existe um lugar para ir: para cima e isso é a esperança que se encontra no fim do poço. Lembrando que não era para ter crianças no poço, como é dito pela funcionária que foi para lá. Ou seja, há algo de errado com a administração do poço e a criança diz isso. Fará que mais gente ver esse erro e poderá mudar a realidade. 

Há também o paralelo dos 7 pecados capitais com os acontecimentos desse filme. 

Avareza - O apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais. Representado pelo velho e sua samurai plus, a faca que ele levou para o poço. Ele revela que ficou hipnotizado no anuncio da faca e nem chegou a usá-la em casa e já comprou a nova anunciada. 

Ira - O intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. Até onde me lembro é o segundo pecado que nos é apresentado. É quando nosso protagonista, quando se liberta das amarras que o velho o prendeu, o ataca com Ira e o mata agressivamente.  

Luxúria - o desejo passional e egoísta por todo prazer sensual e material. No mesmo andar que o protagonista mata o velho, ele o devora em cenas gore e pratica sexo com a mulher. 

Gula - O desejo insaciável, além do necessário, em geral, por comida, bebidas ou drogas. Nem precisa de explicação, o filme mostra de forma escancarada nos andares superiores. 

Inveja - prioriza o status de outa pessoa no lugar de suas próprias bençãos. Querer está nos andares superiores, não se contentar em um andar bom, querendo está mais lá em cima. 

Eu ainda quero rever o filme novamente, para anotar cada andar que o protagonista passou para ver o que diz a numerologia. Sim, acho que surtei com esse filme. Espero que vocês tenham gostado desse texto e esperem a parte 2, em breve (se eu criar a coragem e deixar a preguiça de lado para rever o filme, porque ele é tão longo). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como cachear o cabelo das suas bonecas || Colecionáveis

Oi fãs de bonecas! Como prometido na postagem anterior, a que falei como retirar o frizz do cabelo de uma boneca, eu fiquei de ensinar outro macete fácil para vocês: como cachear o cabelo de uma boneca. Lembrando que esse tutorial é mais para bonecas com o material de cabelo como os da barbie, monster high, ever after high e afins. Algumas bonecas que tem fios diferentes pode não funcionar, como as Midori vendido na Americanas. Assim que eu tiver alguma boneca com cabelo d fibras diferente dessas que uso pro tutorial, eu vou fazer outro tutorial destinado para elas (eu ainda não tenho uma Midori, mas já prometi para o pessoal do grupo Midori que encontraria um jeito de cachear assim que eu conseguisse ter a minha, e a promessa se repete aqui!).  Então, se lembram dessa foto mostrada na postagem anterior sobre cabelos?  Essa foto é nosso ponto de partida do porque eu tenho tanta vontade de aprender a cachear o cabelo de uma boneca. Após a lavagem completa dessa bon...

Resenha || Romaria

Retratando o sertão brasileiro, Romaria é uma história em quadrinhos em volume único de autoria de Jun Sugiyama e Ilustrada pro Alexandre Carvalho. Foi lançada primeiramente em forma independente em 2018 e já ganhou prêmio.  Ele trás um pano de fundo de baixa fantasia misturando regionalismo, retratando a seca no sertão nordestino trazendo várias pautas para discussão, como a seca e a riqueza e poder que se concentra na mão de poucas pessoas.  A história conta sobre Cordélia e sua avó, que vivem a seca do sertão – e quando sua avó adoece por falta de água, ela sai em peregrinação atrás de uma gota para sua avó ficar bem. A historia é curta, mas é riquíssima de detalhes e abre discussões válidas, principalmente nos dias de hoje.  Eu amei o traço, o quadrinho é bem desenhado e cheio de detalhes, sendo seu interior preto e branco. E o legal é Cordélia gostar das histórias de heróis que sua avó conta e se ver como uma em sua romaria atrás do líquido. É como se isso a inspiras...

Nova Parceria || Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom

É com o imenso prazer que anuncio mais uma parceria aqui no Um Sofá >< Dessa vez é o blog "Alegria de Viver e Amar o que é Bom" da autora Rudynalva Soares. O Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom é um blog de variedade, voltado mais para o mundo literário, mas não apenas isso, tudo que traz alegria as nossas vidas aparece. Fazemos análises de livros através de resenhas, divulgações de editoras e escritores nacionais, sorteios, entrevistas e tudo o mais relacionado com livros e afins. Espero que todos recebam ela de braços abertos e que visitem o blog dela ( neste link aqui ).