Resenha || A Lista do Recomeço

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, fevereiro 28, 2022

Mais um romance na minha lista de lidos de 2022. Eu sei, antigamente, logo no início desse blog, eu dizia que não lia romance, não gostava dessas coisas melosas, clichês surreais, etc. E veja onde estou agora? Devorando a cada mês pelo menos 1 romance. Ah, como a terra dá voltas e faz a gente morder a língua. 

Mas deixa de devaneios para o lado, esse foi mais um romance, dessa vez hétero, do autor Gui Ribeiro. E mais uma vez, ele me fazendo me apaixonar por macho literário - o maior erro que uma leitora pode fazer na vida, afinal, esses machos perfeitos até nos defeitos não existem de fato. E eu quero dizer logo, eu amo Gabriel com todo meu querer e amor que posso dá. 

O livro conta a história de Mariana, uma mulher de 35 anos que está se separando e decide fazer uma lista do recomeço. Eu consigo me identificar tanto com ela, deste das suas crises de ansiedade, deste de está um relacionamento deste que ela entende por gente. Ela começou a namorar o marido dela na adolescência e não teve mais outros relacionamentos até o fatídico divórcio.  Não falo isso porque estou me separando do meu namorado atualmente (Deus me free), mas porque também comecei meu namoro bem cedo com ele e estou com ele até hoje, o que me faria perder a cabeça e ficar sem saber até como paquerar e flertar com pessoas atualmente (risos). 

Mariana também tem uma ansiedade enorme, com crises em momentos bem inoportunos - que dá até vontade de entrar no livro e acalmar ela, pois o grande defeito disso é ela sempre pensar demais. Ela pensa tanto, cria tantas neuroses que isso atrapalha ela em desenvolver sua própria felicidade. Mas nem tudo é problema, ela sabe que tem isso e tenta mudar, e ela muda sim para uma mulher melhor e mais cheia de si, mesmo com a dificuldade ainda latente de achar que não deveria fazer isso ou aquilo (tipo, quando você quer fazer algo mas tem muito medo de desagradar quem está a sua volta, como sua família por exemplo). 

Em todo caso, Mariana tem uma evolução muito boa e trabalhada. Eu adorei essa protagonista. 

E Gabriel, o que falar desse "princeso" perfeitinho que aparece na vida da Mariana? Ela não estava procurando por romance, mas achou um amor mesmo assim. Ele é lindo, bem humorado, leve e transforma em felicidade todos os momentos da Mariana. Ele é um ótimo amigo e ouvinte, e acaba fazendo Mariana cair de quatro por ele (risos). 

O livro é bem humorado, leve, sem grandes dilemas ou problemas. É um romance bom para sair de uma ressaca literária também, afinal, não tem plots de relacionamento abusivo, de ex louco etc. Não se preocupe que não há gatilhos nesse sentido. Eu li esse romance em praticamente 1 dia, de tão rápido você engata na leitura e ela flui. Como é muito construído em troca de mensagens, diálogos (ou monólogos entre Mariana e sua cabeça), ele é fácil de se ler. Adorei a narrativa e já quero mais livros escritos por Gui Ribeiro. 

 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*