Resenha || Anima

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, setembro 22, 2021

Comprei esse quadrinho já tem alguns meses. Ele nem estava na minha lista de compras, mas acabei me interessando por ser um título escrito/desenhado por Fran Briggs - E deste que eu descobri, esse ano ainda, que a mulher do dublador Guilherme Briggs era também mangaká, eu fiquei curiosa em ver um título assinado por ela. E quando vi na livraria local daqui esse titulo, acabei sem pensar muito e o trouxe para a coleção. 


Esse titulo faz uma adaptação do conto de A Bela e a Fera, e conhecemos a protagonista Amadeus, uma menina que sofreu muito em relacionamentos anteriores (mas isso só é pincelado na história - você não fica sabendo de fato o que a fez fugir do ex-namorado dela). Também conhecemos a "fera", um ladrão ganancioso que acabou afastando quase todos ao seu redor, inclusive a pessoa que ele mais amava. Ambos estão machucados pelo seu passado, mas acabam se envolvendo um com o outro. 

Tem umas cenas certinhas de coisas importantes que acontecem no conto original e aqui são recriadas pela Amadeus e a Fera, mas alguns detalhes  mudam também. Como o caso de que Amadeus vai resgatar sua amiga Cleo, em vez do pai. 

Cleo é uma personagem que não consegui gostar. Ela parece que não se importa com a amiga, do mesmo jeito que Amadeus é praticamente uma inocente que faz de tudo para ajudar a Cleo. Gente, parece que a Cleo é quase uma vilã para Amadeus e só quer se aproveitar da menina. Também temos o amigo da Amadeus, que parece ser apaixonado por ela, mas nunca se declarou e nem sei porque raios ele nunca fez isso, porque não tinha realmente motivos para ele não ser sincero com seus sentimentos (se teve, eu realmente não vi isso muito transparente). Parece que ele é muito calado na dele, mas Amadeus é uma sonsa ingênua que nunca notaria se não falassem na cara dela (risos). 

Anima tem uns problemas de narrativa e alguns detalhes que fazem quebra no ritmo da construção da história, mas para quem gosta do clássico A Bela e a Fera, essa nova roupagem é satisfatória. Eu sou bastante fã do clássico e fiquei animada em ver Anima ser adaptação disso (porque outra coisa que eu gosto são releituras de contos de fadas). 

Em todo caso, infelizmente tem esses probleminhas de construção da narrativa e muita coisa que acontece parecia desnecessário ao meu ver, parecendo que fizeram pra preencher, de modo que ficou só jogado na história. Mas não é nada gritante no fim. 

Então é isso, espero que gostem de eu voltar a falar de quadrinhos mais profundamente por aqui. Estou pensando em reativar a coluna Pena e Nanquim, algo que eu tinha no blog parceiro As Leituras de Mila, mas trazendo uma coluna para comentar tanto as scans que leio, tanto as edições que compro para a coleção - o que acham? Dariam ibope para essa coluna de quadrinhos?

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*