(Spoilers) A Desconstrução da Mara Dyer || Resumo do livro e algumas teorias

Escrito por Miaka Freitas - quinta-feira, maio 21, 2020

Se você quer ler a resenha completa desse livro sem spoiler, clique aqui. 

Quero resumir o livro em poucas linhas para deixarem ciência de tudo que aconteceu nessa história, até para entenderem as possíveis teorias que eu possa traçar nessa postagem.


Para quem gosta de ouvir, segue os áudios super engraçados que eu mandei para um amigo assim que terminei a leitura. Acho que isso retrata mais ou menos tudo que senti nessa explosão de cabeça do Livro. Mas para quem prefere só ler, segue o fio abaixo:


Tudo começa com a Mara narrando sua própria história de como ela foi parar presa e acusada de 2 assassinatos.
Ela sofre um acidente com mais 3 pessoas (sua melhor amiga, a irmã de seu então namorado e o namorado) e milagrosamente só ela sai viva desse acidente. Tudo que sabemos foi que eles invadiram um antigo sanatório que estava em ruínas e podia desabar a qualquer momento. Mara acorda no hospital, depois de uns dias em coma, sem se lembrar de nada que acontecera no acidente ou antes dele. Recebe em choque a notícia. Como ela está traumatizada, a família acha melhor se mudarem de cidade para ela melhorar. Leve engano, ela comeca a ver o Jude, que é o namorado morto em tudo quanto lugar.
Além de ver o namorado morto, ela também viu duas mortes. Ela imaginou a morte de um cara que maltratava uma cachorrinha e da sua professora de espanhol. Ela imaginou as mortes e no mesmo momento as pessoas morreram do mesmo jeito. Loucura? Alucinação? Mara Dyer precisava de remedinhos nesse momento (e você também vai precisar).
Acontece que não só de ver gente morta a vida de Mara se resume, nesse meio tempo ela conheceu o gostosão mais gato da nova escola e meio que se tornou a namorada dele.
Aí acontece um sequestro DO NADA do irmão mais novo da Mara, o Joseph. Noah de algum jeito sabe aonde encontrar a criança (e você pensa: pqp, ele sequestra o menino ou tem a ver com os sequestradores). Aí tem o resgate e Noah confessa ter poderes sobrenaturais que dizem pra ele sobre pessoas específicas estarem correndo risco de morte (e vc pensa: era melhor ele só ser sequestrador do que essa fumação de banana). Aí Mara pensa: "oh, meu Deus, eu também tenho o poder de matar as pessoas". Ela lembra de todo o acidente e coloca na cabeça teimosa dela que ela fez o prédio ruir e matar todos ali, incluindo sua melhor amiga que não tinha culpa de nada.
Por fim, lembram do sequestro do irmão? Descobrem que o possível sequestrador é o mesmo bandidão que matou uma menina na cidade e que, pasmem!, o pai da Mara está defendendo (pois ele é uma espécie de defensor público). Então Mara decide que se o cara for inocentado, ela vai usar seus poderes de morte e pow pow pow, mata ele. E assim foi feito, mas os pow pow pow também atingem o pai dela e ele só não morre porque Noah salva o dia.
Mara fica naquela depressão de que ela é um perigo para todos que ama e decide se entregar pra polícia assumindo os 2 assassinatos (e sim, eles acreditam nisso e prendem ela). Mas nesse momento, na delegacia ela vê Jude. Ela pensa ser mais uma alucinação, mas um policial fala com ele é PIMBA! Ele ta vivissimo! *explosão de cabeça*

Feito o resumo, vamos aos fatos:
1. Jude está vivo
2. Possivelmente a maioria das visões da Mara não foram alucinações.
3. Mara pode está em perigo.

Porque acho que Mara está em perigo? Eu não me surpreenderia se no segundo livro dessa série não tenhamos mais uma revira-volta e se descubra que esse Jude possa ter algum poder também e esteja perseguindo a Mara. Já imaginou se na verdade o poder seja dele, ela só se conecta de algum jeito com o Jude e ele esteja se aproveitando disso para causar um terror psicológico na Mara? Jude já mostrou ter um lado ruim que não gosta de ser contrariado.

Eu não vou entrar no mérito sobre o quão louca essa história é e o quão perigosa isso pode ser ao romantizar a escuridão. Esse livro foge dos clichês do Livro do gênero para criar uma história louca e psicodélica.  

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*