Pular para o conteúdo principal

Resenha || Curupira - A Árvore da Vida

Acabei de terminar a leitura desse livro. O que falar sobre essa história criada por Junior Salvador? 

Fazia um tempo que não via uma historia inspirada na cultura Tupi. E o quanto eu queria ler uma história envolvente que fosse ambientada no nosso folclore. E esse livro pode me dá esse gosto na leitura. 

Ele é curtinho, tem menos de 200 páginas e foca na história do Curupira, um menino branco que foi criado no meio de uma aldeia indígena. Mas o livro é bem mais que apenas isso, trás uma lição de amizade e também nos apresenta um pouco ao mito do Eldorado, que ainda não é muito explorado em mídias, mas é bem conhecido pelos indígenas da América Latina. O livro, apesar de fazer parte de uma série, eles podem funcionar para uma leitura solo, sem precisar ter lido 1 para ler o outro. Apesar, claro que a minha próxima leitura será o livro dois, que conta sobre o Saci.

O livro é daqueles que você consegue ler em uma sentada, tanto por ser escrito como um conto rápido e versátil, sem muita enrolação até chegar no clímax; mas também ele tem uma narrativa envolvente que te prende até o final. E deixa aquela vontade de quero mais.

Eu realmente gosto de livros que dão valor a cultura nossa, sem se apropriar de outros mitos e lendas de outras regiões. A América do Sul em si é muito rica de histórias e mitos próprios, que na mão de um bom autor, se transforma em narrativas maravilhosas e surpreendentes. Eu gostaria de mais detalhes de histórias indígenas sendo escritas pelas mãos do Junior Salvador.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Como cachear o cabelo das suas bonecas || Colecionáveis

Oi fãs de bonecas! Como prometido na postagem anterior, a que falei como retirar o frizz do cabelo de uma boneca, eu fiquei de ensinar outro macete fácil para vocês: como cachear o cabelo de uma boneca. Lembrando que esse tutorial é mais para bonecas com o material de cabelo como os da barbie, monster high, ever after high e afins. Algumas bonecas que tem fios diferentes pode não funcionar, como as Midori vendido na Americanas. Assim que eu tiver alguma boneca com cabelo d fibras diferente dessas que uso pro tutorial, eu vou fazer outro tutorial destinado para elas (eu ainda não tenho uma Midori, mas já prometi para o pessoal do grupo Midori que encontraria um jeito de cachear assim que eu conseguisse ter a minha, e a promessa se repete aqui!).  Então, se lembram dessa foto mostrada na postagem anterior sobre cabelos?  Essa foto é nosso ponto de partida do porque eu tenho tanta vontade de aprender a cachear o cabelo de uma boneca. Após a lavagem completa dessa bon...

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...