[Resenha] Deuses de Dois Mundos - Livro do SIlêncio

Escrito por Miaka Freitas - quinta-feira, dezembro 18, 2014

“E se há um sentimento realmente pecaminoso e destruidor é a culpa. Essa, sim, deveria ser banida. Livre-se dela, e a vida será mais solta, desimpedida. Mais feliz. E por que motivo, senão esse, fomos colocados no mundo?”(Pg 64)

Até agora é um livro diferente de tudo que já li, já que a narrativa com Odus e Orixás; Estou realmente encantada que o autor teve interesse em aproveitar algo que nenhum outro teve.

Muitos exploram mitologia Greco-romana, a celta, a nórdica, elementos do sobrenatural japonês, européia e conseguem fazer narrativas fenomenais. Outros preferem criar universo totalmente novo e também faz narrativas maravilhosas.

Mas PJ Pereira consegue aproveitar não só a cultura presente com os países africanos, mas também bem conhecido e herdado por países com forte presença africana como Brasil.

Nosso país, como aprendemos na matéria de história em nossa escola, temos herança forte e vivente de cultura negra em solo brasileiro. O país é uma mistura de todas as raças e culturas e com isso de tradições e religiões. Mas mesmo ricos de diversidade, poucos são os autores locais que exploram essa riqueza. E vejo como inovação o que PJ Pereira faz em seu livro. Aproveitar o que é tão marcante, principalmente no nordeste (região aonde eu moro) e construir uma rica e atraente narrativa visto em “Deuses de Dois Mundos - O livro do Silêncio”.

E ao utilizar um universo quase sempre ignorado por outros autores nacionais, ele tem um desafio de tornar esse universo desconhecido em algo interessante na sua narrativa, e ele consegue isso facilmente.
Outra característica do enredo que me agradou foia história passar em solo brasileiro, muitos autores gostam de narrativas passando em cidades do exterior. Não desmerecendo esses livros e autores, mas o Brasil é rico em cenários lindos e muito diversificado, acho que falta parar de "pagar pau"para o exterior e valorizar o que temos aqui. Mas se eu for entrar nessa discussão, vamos longe nesse texto (e mudaríamos o assunto).

A narrativa é passada em dois tempos que conversam entre si de uma maneira peculiar. Um tempo é o passado, sendo narrado em terceira pessoa e nossa trama principal. O segundo tempo é a atualidade, que tem como narrativa em primeira pessoa, sendo escrita em forma de e-mail. Achei fantástico a forma de como as duas narrativas diferentes entre si e a primeira vista totalmente desconectadas, começam a formar uma teia de casos e mistérios que te fazem ir devorando o livro pra ir montando esse quebra-cabeça.

Enfim, não quero entrar em detalhes, polis o interessante dessa narrativa é ir descobrindo os personagens, sua histórias, suas relações e importâncias a história central e aos seus companheiros. é importante salientar que esse livro foi bem diferente de todas as experiências que tive em outros livros. Foi fantástico ver algo que eu acreditava que tão cedo não viria registrado em um livro de ficção, ainda mais de um jeito interessantíssimo.

Espero que assim como eu, você dê a chance par esse livro, que é o primeiro de uma trilogia.

Axé.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

2 recados

  1. Meu Deus do Céu!! Adorei esse livro, deixou-me encantada.
    Parabéns pelo Blog, ficou lindo!!
    http://mylenaaraujo21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylena, eu já vou começar logo logo a ler o segundo livro e sei que vou ficar louca pelo terceiro que ainda não lançou. Espero que lance logo, porque sei que a abstinência vai ser grande.

      Obrigada pelo blog, fazia um tempinho que você estava sumida né? Eu também estava!

      Beijinhos =*
      Feliz 2015 e espero que passe mais um ano comigo aqui no Sofá!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*