[Resenha] Túneis

Escrito por Miaka Freitas - domingo, novembro 25, 2012



Na minha humilde opinião, esse livro é péssimo. Sabe quando o enredo é bom, mas o autor não sabe aproveitar tudo dele?

A narrativa cansou-me. Ao invés de dizer simplesmente que o quarto estava escuro, ele quer gastar dois parágrafos da historia para, apenas, detalhar a escuridão enegrecida e melancólica que tomava todo o quarto aonde ele se encontrava. Já li muitos livros de ficção aonde narravam até o vento gélido que batia no rosto do personagem, mas o modo como foi trabalhado nesse livro... Realmente cansa.

Do livro, ¾ os personagens se encontravam cavando buracos em direção ao interior da terra, ¼ era “ação”, e mesmo nessa “ação”, o autor não consegue segurar o clímax que entra em declínio drasticamente. Uma subida lenta, quase parando, do qual lembrei-me da musica “a dona aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou”. E a dona aranha mais cai do que sobe a parede. A dona aranha é o clímax desse livro, literalmente no chão da montanha que ela deveria subir...

Esse é o único livro que cheguei a abandonar, realmente não tive cabeça e paciência para terminar de ler... Eles cavavam tanto em direção ao centro da terra que achava que eles ainda iam chegar ao núcleo e serem fritados no magma e FIM. Ou que eles iam encontrar com o pessoal de Julio Verne fazendo um pequeno passeio pelos túneis subterrâneos citados em Viagem ao Centro da Terra.

Achei que esse livro não seria tão vendido... Estava errada, descobri pelo Skoob que ele tem continuação. E mais, são mais 3 livros. Túneis é uma serie, fiquei surpresa. Os outros são: Profundezas; Vertigens e o ultimo é Over.

Parece que em Over eles chegam ao centro da terra. Como suspeitei deste de Túneis, essa historia virou Julio Verne mesmo... Mas achei que pelo andar das escavações e tamanho dos livros, eles teriam chegado à China e depois caído do planeta.

Mesmo não tendo gostado do livro na primeira vez que li, estou esperando surgir um tempinho (acabar de ler os livros novos que ainda tenho para ler) e vou reler Túneis. Talvez na segunda leitura, com calma e de mente aberta, eu consiga aproveitar mais e não apenas condená-lo como fiz a primeira vez...

Túneis – Roderick Gordon e Brian Williams 



PS: Acho que eu não sou a única leitora que acha esse livro ruim. Numa visita rápida a pagina do Skoob, vi que 149 pessoas também abandonaram esse livro... Estou querendo novamente lê-lo, dessa vez terminá-lo, não gosto quando deixo um livro pela metade. E talvez pegue os outros livros da série para continuar a saber da historia.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

1 recados

  1. Também não gosto quando um livro é descritivo demais - deixa a leitura cansativa. Ainda bem que nao comprei este livro (Muito caro) e antigos rumores diziam que essa série seria herdeira de Harry Potter '.'

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*