Crítica || Koe no Katachi - A Voz do Silêncio

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, novembro 23, 2022

Mais uma vez meu namorado fazendo eu assistir filme de drama e chorar rios. Como vocês sabem, não assistiria filme com esse tipo de enredo se fosse sozinha. Sempre me deixam com gatilhos. Esse principalmente pois há alusão a conteúdos que me deixam bem sensíveis. 

O filme conta a história  de Ishida, um rapaz do ensino médio que por algum motivo é bastante sozinho e até pensa em... você deve imaginar no quê. E o filme então é construído em cima de flashbacks para mostrar o passado, ao mesmo tempo que mostra o presente. E você vai entendendo os motivos que levou o Ishida a ser quem ele era hoje. 


Ele era bastante extrovertido e brincalhão, rinha amigos e tudo mais no que seria equivalente ao ensino fundamental no Japão, porém tudo mudou quando a Nishimiya entra na vida daquela classe. Ela é uma garota com problemas auditivos, precisando usar aparelhos para surdez. E toda a turma precisa se adaptar a essa nova rotina. Mas Ishida, de cara, não gostou da menina e ainda a chama de esquisita. 

Porém, as "brincadeiras" vão pesando. O Bullying começa e fica cada vez mais pesado. Até ferirem fisicamente a Nishimiya. Com isso, os pais a retiram daquela escola, pois até seus aparelhos auditivos eram alvos do assédio. 8 aparelhos foram perdidos na turma. 

Enfim, com isso todos acusam e viram as costas pro assediador, o Ishida. Que depois por conta própria, começa a se isolar na vida e não quer mais se envolver com ninguém nem sua família. E isso leva pro fatídico dia da tentativa. 

Mas Ishida, depois de mais maduro, encontra Nishimiya  e mesmo tímido,  tenta se desculpar e compensar ao que fez no passado. E começa uma nova fase para ele. 

O filme retrata o bullying, a deficiência, a solidão e o perdão. Retrata a culpa e a necessidade de remissão as atitudes. A necessidade que todos tem do perdão a algumas atitudes e o quanto a culpa pode corroer por dentro, mesmo quando por fora pode exibir um sorriso. 
O quanto algumas atitudes mudam sua visão de si mesmo, deste de achar que pode fazer tudo a achar que você é um estorvo para todos a sua volta. 

O filme sempre trás essa reflexão e mostra que se pode ter uma nova chance para mudar. 

O filme está disponível na netflix também, mas se você é uma pessoa sensível, aconselho a não prosseguir. O filme é lindo, mas há gatilhos.  

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*