Resenha || 99 dias

Escrito por Miaka Freitas - domingo, janeiro 30, 2022

Um bom jeito de me prender na história e me fazer ler um livro como se nunca houvesse amanhã, é os famigerados vídeos do tik tok que o pessoal conta sobre o livro como se fosse uma fofoca. Simplesmente tô viciada na achar novas leituras nesses moldes. E 99 dias foi exatamente assim. 


Eu simplesmente não tinha tido um grande interesse em ler esse livro até ver um vídeo de fofoca literária sobre ele. E olha, ele me surpreendeu. 

Não foi um dos melhores do ano, mas foi uma boa leitura, mesmo assim. A narrativa é rápida e segue um fluxo bom que te faz ler rápido. A escrita é como um diário, e cada capítulo narra algum momento do dia da protagonista, e eu adorei esse jeito de montar a história, pois não fica cansativo e a leitura flui – como já disse anteriormente. 

A história vem um clichê de romance adolescente, mas com o diferencial de que ela é uma paixão entre dois irmãos, sendo os 2 afim dela e ela fica no meio desse bombardeio de emoções. 

O problema, dá pra ver, que ela, só por ter sido a "menina que errou", tem sua vida exposta e vai ser julgada pelos outros como a pior pessoa do mundo, enquanto os outros garotos que tem participação na merda, seguem o baile da vida normalmente, sem julgamentos, sem moral prejudicada (sem linchamento moral, sem apelidos pejorativos etc). Daria para escalar x problemas de machismo nisso, pois vimos o quanto uma mulher pode ser julgada de tudo, por um erro que não foi somente dela. E cá entre nós, quando você enfim descobre o que ela fez, nem parece o fim de mundo como o ex da protagonista pinta, é muito drama (risos). 

Mas o que me incomoda é a falta de noção da mãe da nossa protagonista. Ela simplesmente utiliza o desabafo da filha, no momento em que ela sente que o mundo tá ruindo e ela só precisava da mãe como uma amiga para consolar e ajudar, a mãe vai lá e utiliza a história como enredo para criar um livro e vender a história inspirada nas aventuras amorosas da filha. E pasmem! Ainda diz que se inspirou na filha em uma entrevista! 

Enfim, só tem gente sem noção em volta da nossa protagonista e é ela que sofre todo o julgamento por escolhas que as vezes não couberam apenas a ela. E isso me deixa um pouco revoltada com esse livro. Mas problemáticas a parte, é um livro rápido para leitura e dá uma curiosidade em descobrir o que realmente aconteceu a cada dia.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*