Resenha || Coração de Fogo - O Sacrifício de Izak (Livro 1)

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, agosto 31, 2020

Esse foi o primeiro livro de fantasia que eu li pela parceria com a Empoderar Editora. E eu adorei a leitura. 


A autora tem uma escrita rápida e sucinta, ela não descreve muitas coisas em sua narrativa, o que não é de todo um defeito, deixando a narrativa ser mais direta ao contar a história. Pelo menos, para mim, como uma leitora de fantasia, fiquei a desejar mais descrições na narrativa, principalmente no começo quando nos é apresentado o novo mundo que é Fulgoria. Senti falta de um aprofundamento de descrição de cena em alguns momentos, deixando a desejar que algumas coisas fossem mais explicadas. A narrativa não é ruim, só se assemelha a uma prosa rápida como em contos, que deixa a leitura mais fluida e bem rápida. 

O mundo criado, Fulgoria, é bem interessante e rico, podendo ser amplamente explorado nos próximos volumes da trilogia. Espero que a Maitê consiga nos apresentar a mais coisas encantadoras que acontecem em Fulgoria.

O desenvolvimento da Erminia Dakota é outro ponto que podemos perceber claramente, a evolução e maturidade da personagem. O mundo a deixa mais séria, mas ela não perde sua essência. Falando em personagens, a autora consegue nos entregar personagens complexos e interessantes, com personalidades fortes, sem grandes clichês heroicos (adoro quando autor também explora defeitos — livros com personagens "perfeitos" são cansativos demais). 
"Desejamos-te sorte, Princesa Monswan, e nunca se esqueça, seu coração é o fogo que inflará esse mundo".
Não pude deixar de lembrar de Avatar, a Lenda de Aang na leitura desse livro, não sei se foi intensão da autora, mas não pude deixar de relacionar as histórias. Coração de Fogo se assemelha em criar um mundo com tribos que podem manipular elementos com magia (igual aos dobradores em Avatar), e dentre essas tribos, as Nações mais fortes e maiores são a Nix, que dominam a água e os Pyran, que dominam o fogo. Há uma guerra milenar entre as duas nações, principalmente motivadas por suas crenças diferentes. E no meio dessa confusão toda, há os híbridos, como a Dakota, que podem manipular vários elementos (estou até ansiosa para saber se a Dakota vai achar as tribos de outros elementos e aprender mais magia). 

Para quem gosta de história de uma leitura rápida, sem muita enrolação, que vá direto ao ponto, que tenha magia e muita ação, Coração de Fogo é um livro que vai lhe dá esses quesitos. Ele te prende até o final, e por ser relativamente curto e ter uma narrativa que se assemelha a um conto, você vai ler sem nem perceber o tempo passar. 


  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

2 recados

  1. Olá Miaka, é sempre uma alegria passar por aqui é ler suas resenhas, agradecemos o carinho. Temos certeza de Maitê irá amar!

    ResponderExcluir
  2. lá Miaka, passando pra agradecer pelo carinho com Coração de Fogo.
    Certamente, assim como a personagem principal Erminia, o leitor descobre o universo junto com ela aos pouquinhos, já que é narrado em 1ªpessoa o volume 1, para termos consciência das emoções e percepção da protagonista.
    Já o volume 2 dá essa sensação gostosa mesmo pra leitores que gosta de ter consciência do universo como todo de forma descritiva, o que é possível explorar de forma mais ampla quando é narrado em 3ª pessoa, como é o caso;
    Maitê nos cativa, ela é assertiva em nos deixar sentir que a cada livro há um amadurecimento, já que no inicio a Ermínia é uma adolescente se transformando em adulta.
    Grande abraço, Poderosa obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*