Teoria - O Conto da Mal

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, junho 08, 2020


Hoje decidi trazer uma teoria que tive quando editava o vídeo de descendentes 2. Na época do lançamento desse filme, vale lembrar. Então  tem mais de anos e não entrava aqui o segundo livro nem o terceiro filme. Na organização do meu armário nessa quarentena, achei uma pasta de manuscritos meus e dentre eles tinha essa teoria. Achei que mesmo que tenha passado muito tempo, ainda valeria trazer esse texto para cá,  como forma de curiosidade, registro e encher linguiça para mais uma postagem no blog (risos). 

Quando escrevi essa teoria (e agora quanto a transcrevo para cá) eu não sabia se existia outras teorias nesse teor e se existem, eu não fui atrás  — lamento, mas deu realmente preguiça. Esse texto era para ser primeiramente um episódio do cartoonando, mas já está  muito datado para eu lançar como vídeo agora, então se contentam em ler. Vale lembrar que o texto pode conter spoilers, caso você seja novo nesse mundo e não tenha assistido Descendentes da Disney ainda. 

Como disse anteriormente, quando estava editando o vídeo, me peguei analisando a história dos dois filmes. 

♤♡◇♧



A Mal não tinha nenhuma grande motivação para ser má. Ela apenas queria provar que era má, porque sua mãe a cobrava. Ela era filha da maior vilã, da maldade pura, a Malévola. Ela tinha que provar que "filha de peixe, peixinho é". Mas a Mal parece ter nascido do Bem, para ser uma mocinha. E esse foi o desfecho do primeiro filme: ela salvando Auradon. (Claro que o filme deixa todo o suspense se ela seria ou não totalmente boa, mas não vamos focar nos detalhes agora. 

No segundo filme temos a apresentação da nova personagem, Uma, e esta sim se apresenta como uma vilã. Nemesis da Mal deste da Ilha dos Perdidos,  ela quer vencer a todo custo. Possui um rancor e ódio verdadeiramente dirigido a protagonista. Diferente dos vilões do primeiro filme, a Uma não está sendo má por causa de mãe ou suas origens e sim porque é sua natureza ser má.  

Também no decorrer do segundo filme, parece que Uma se apaixona pelo Ben (mas não foi comprovado se era verdade ou enganação), mas há aquele fator já conhecido nos contos de fadas : A vilã sempre quer conquistar tudo que a mocinha tem. E com Uma não é diferente, ela quer tudo que a Mal possui. Uma não quer ficar para trás. Ela tenta roubar até o Ben, mas seus planos sai frustrados e Uma acaba fugindo para o mar. 

É meio ilógico imaginar que a Uma simplesmente vai voltar para a Ilha dos Perdidos.  Ela vai querer uma revanche com a Mal (ou pelo menos acertar as diferenças). E agora vem minha teoria. 

Seria que este não seja, enfim, o conto de fadas da Mal? A Disney simplesmente fez a Mal ser uma "nova princesa" e ter sua vilã.  
Todos ali são filhos de pais que venceram o mal, viveram seus contos de fadas e tiveram seus felizes para sempre. Mas e seus filhos?

Um parênteses rápido: em Ever After High, que segue a premissa dos filhos seguirem os mesmos passos dos pais, eles têm que aceitar seu destino e recontar as histórias clássicas. Porém,  isso não é a mesma intenção de Descendentes, mas com certeza cada aluno de Auradon vai querer seu conto de fadas para ter seus felizes para sempre. 

Se prestar atenção, todos os vilões nascem para fazer seu mocinho virar o herói. E é algo que o próprio mocinho faz para o vilão que alimenta um poder de vingança (quase o conselho: pense antes de falar/agir Se não pode machucar alguem). No filme 2 sabemos que a Mal fez algo contra Uma que a deixou possessa. Os detalhes, no entanto, acontecem nos livros dessa franquia (que estão diretamente ligados aos filmes). 

Outro fator é que nem todos na Ilha dos Perdidos são pessoas arrependida ou crianças boas que preferiam não ter nascido de gente ruim. Isso é reforçado quando Evie fala que faria uma lista para o Ben com nomes de pessoas que poderiam ganhar uma chance. Isso nos mostra a possibilidade de ter filhos de vilões que querem realmente serem maus e não querem serem bons e viver em paz em Auradon. 

♤♡◇♧

No fim, pode ser que minha teoria não tenha acertado nada (e muita coisa que ela não acertou, eu já removi editando esse texto). Eu podia ter quebrado a cara e no terceiro filme a Mal realmente não era boa e tudo era um plano maior para ela se vingar de todos os contos de fadas. Mas acabou que entrou outros fatores como a Audrey se mostrar vingativa com uma centelha de maldade. 

Mas, isso fica para outro texto de teoria complementando essa interpretação dos 3 filmes como o grande Conto de Fadas da Mal. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*