Resenha | A Filha do Reich

Escrito por Miaka Freitas - terça-feira, fevereiro 18, 2020

Minha primeira impressão com esse livro foi simplesmente que nao era o tipo de leitura que me agradaria. Mas algo na sinopse me fez mudar de ideia e querer dá uma chance a essa leitura. Me perguntei "porque não?" e agradeço por ter me dado essa oportunidade de ler e me aventurar nessa narrativa. 

O livro é fácil de leitura, não é cansativa. A história é contada em forma de diário, deixando a leitura fluida e sem muita contextualização de ambientes (o que normalmente deixa a leitura cansativa, aqui não foi um recurso escolhido pelo autor). A narrativa centraliza em dois momentos, um no presente com nosso protagonista, filho de um ex soldado nazista e o passado, na Alemanha, desse soldado nazista, chamado Olaf. 

Assim como acontece com o protagonista, a leitura, para mim, foi rápida e voraz. Posso até falar em viseral. Eu não conseguia deixar de ler o livro e tentar descobrir mais do passado do reservado Olaf e tentar entender o que o levou a ser esse pai ausente que o protagonista tanto odeia. 

Uma coisa que achei engraçado foi uma correlação que fiz no meio da leitura. Um dos personagens que aparece esporadicamente foi o professor universitário chamado Wilson Keller, e não pude deixar de lembrar do participante do podcast Mundo Freak Confidencial chamado Marcos Keller. É muita coincidência, pois Marcos também é historiador e eles gravaram em 2018 um episodio chamado "O Ocultismo Nazista". Acho valido escutar o episódio em paralelo a leitura do livro, para saber mais sobre o misticismo nazi que realmente existiu na época e algumas especulações e teorias que rondam o tema até hoje. 

Algumas partes da leitura me foram agonizantes. O que agradeço me causar asco, aversão, nojo. Pois o Nazismo foi a pior coisa já feita pelo ser humano contra outros seres humanos. E isso não pode se tornar comum ou banal. Não sei se vou me fazer ser entendida, mas já perceberam quando se assiste um jornal ou programa policial e se ver um crime violento e se pensa que é só mais 1? Que é algo comum que não causa mais um choque ou uma reação de nojo/asco? Então, isso é algo que não se pode ter nunca em relação a este tema.

Em todo caso, eu adorei a leitura, e agradeço mais uma vez a oportunidade de ler este livro e sair da minha zona de conforto de ler apenas fantasias e ficção cientifica e me aprofundar em um suspense histórico. Ele me fez olhar com outros olhos vários livros que estavam um pouco empoeirados na minha estante e mudar algumas lista de leitura pros próximos meses. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*