Resenha || Ninféias Negras

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, novembro 25, 2019

Texto escrito em 2017  

Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas. Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.

Li este livro pelo blog O Canteiro de Obras Literárias, o antigo As Leituras de Mila; aquele blog que lá pelos anos de 2014/2015 eu fui colunista. Mesmo eu falando em postagem anterior que eu preferia falar dos livros que resenharei para outro blog em vídeo no Insônia Nerd, eu preferi escrever sobre este. Um texto diferente, mais complementar, aquele de raiz, como eu fiz com muitos filmes e livros aqui no blog em tempos outrora de ouro do Um Sofá (risos). 
Esse livro é um suspense meio policial. Na verdade, mesmo podendo ver o a classificação dele no Skoob, simplesmente não consigo dizer do que ele se trata, exatamente (e também estou com preguiça de pesquisar mais uma vez só para ver o gênero). Normalmente, eu demoraria mil anos para chegar nesse livro, por conta própria, mas hoje vejo o tanto que perderia se não o lesse. É realmente uma ótima história. 
"Num vilarejo, viviam três mulheres. 
A primeira era má; 
A segunda, mentirosa; 
A terceira, egoista."


Então, o livro começa citando uma senhora de 80 e poucos anos. Atrevo-me dizer o quão essa velha é sacana, só de a conhecer nas 20 primeiras páginas. O enredo se passa em Giverny, um vilarejo onde Monet morou e pintou em seus quadros. Em especial, é citado o quadro Ninfeias (1906), quadro que foi vendido por 39 milhões de Euros, um dia desses. Claude Monet, um pintor impressionista que deve ser o único deste movimento que você ainda conhece e lembra das aulas de arte no ensino fundamental (será que ainda ensinam Arte no fundamental?)
Nefúnares, Monet - 1906

"As minhas Ninféias.
Negras.
As flores de Luto.
As mais tristes que alguém já pintou."




Fui pesquisar as obras Ninfeias e descobri que é uma série, de nome original "Nefúnares". Um dos quadros desta série, "O lago das Ninféias" foi arrematado por 59 milhões de euros. Mas este não vem ao caso (e eu só citei números por serem impressionantes, tal qual como o estilo da pintura - piadinha infame modo on).  
"No fundo, as pessoas admiram os loucos"

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*