Resenha || Valentina

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, julho 24, 2019

Valentina é um conto que toda mulher deveria ler: seja magra, gorda, baixinha, alta, com sardas etc. Toda mulher deveria ler. Aos homens, também, principalmente aqueles que querem julgar o "livro pela capa". Em tempos que estamos sempre discutindo o "padrão imposto pela sociedade", Valentina vem mostrar que nem sempre é isso e você tem que se aceitar do jeitinho que é (e não como os outros falam que você tem que ser). 

Vou falar um pouquinho de mim: eu sempre fui magríssima, do tipo que daria inveja para qualquer mulher, bem seca mesmo e muita gente me achava lindíssima - mas era a magreza, sabe? Eu mesma me olhava no espelho e não conseguia aceitar que aquela criatura ali era eu. Tudo que eu queria era ter curvas (sim, eu não tinha, era uma tabua reta sem carne). Hoje, anos depois dessa época, eu engordei (e não tenho vergonha de admitir que sai dos 50kg para os pesados 82kg). mas quando me olho no espelho, eu gosto muito mais da Mia que aparece. Me sinto eu, me sinto feliz. Mas agora que estou gorda, com os famosos pneuzinhos, o que me aparece de pessoas dando pitaco: "você era mais bonita quando era magra" ou "olha, precisa emagrecer, filha"; Sinceramente, será que as pessoas não veem que nem sempre está no padrão é a felicidade da pessoa? Eu tenho muita vontade de voltar a fazer exercício físico, mas não é pra emagrecer, e sim porque me sinto bem lutando (sim, eu fazia luta). 

O que eu quero dizer  com toda essa história? É que mesmo você estando bem, aceitando seu corpo como ele é, a sociedade em volta vai querer projetar pra você o que eles consideram bonito, sadio etc, mesmo não sendo o que você acha bom pra você. E pouco vai importar você falar se está de acordo ou não, se está feliz ou não. Isso, pra eles, não importa. E Valentina sofreu disso a vida inteira, como qualquer outra mulher sofre a pressão do corpo perfeito. É um grande trabalho de auto estima e psicológico para se aceitar independente do que os outros estão falando - e isso vale para qualquer tipo de mulher (pois lembro nos anos da minha magreza muita gente falando que eu não tinha bunda, peito, e que eu podia ganhar só um pouquinho de peso). Acontece que isso mina a auto estima de qualquer 1, e nos deixa a mercê e refém a um padrão inatingível para a maioria das mulheres. 

Valentina, antes de um romance fofo e que é o sonho de qualquer mulher, é sobre o melhor amor que podemos ter: o amor próprio. Não conquistando esse, nada das outras coisas acontecem de forma positiva. Sem esse amor, surge tantos problemas - até de relacionamento. Acho que essa é a parte mais importante de frisar sobre Valentina: o amor próprio e a auto aceitação que devemos cultivar diariamente. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*