Crítica || Frequência Kirlian

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, julho 10, 2019


Resolvi assistir a série animada Frequência Kirlian na netflix e eu precisava falar dela. Ela é curta, tem apenas 5 episódios de uns 10 minutos cada (então rapidinho você vê). Mas é por causa dessa pequena duração que você tem que grudar na tela e não deixar nenhum detalhe passar. 

Pesquisando sobre, vi que é uma web série de 2017 e que agora só está disponível na Netflix. Não há notícias de uma possível segunda temporada. Há alguns itens que já quero comentar: 

~~~~~ ★★★★★ ~~~~~
1. Estilo da Animação
2. Enredo
3. Mais obras e Referências
~~~~~ ★★★★★ ~~~~~
1. ESTILO DA ANIMAÇÃO

Quem me conhece sabe que sou a louca das animações. Gosto de ver várias referências de traços, ilustrações etc. Com estudo e amadurecimento, sabemos que não existe padrão e há beleza e enriquecimento até em boneco de palito. E o publico que gosta dessa mídia também sabe disso. 

Frequência Kirlian usa o desenho ao seu favor, ao explorar cores e mais diversos estilos na tela. Torna-se rico em referência visual e é preciso assistir algumas vezes para se atentar a vários detalhes. 

Uma escolha peculiar é os personagens não terem feições - são apenas sombras enegrecidas com destaque aos olhos, nada detalhados. Porém ainda sim é bem expressivos e o entorno do personagem se torna ainda mais importante para a construção da narrativa. 

2. ENREDO

A série mistura pegada de contos de terror e rádio fantasma. Quando vi o cartaz da série a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi aquelas rádios fantasmas russas que transmitem ruídos e códigos ( como a UVB-76 que é a mais conhecida).  

A combinação dessa série acaba conseguindo atrair os fãs do insólito e sendo um prato perfeito para teorias. 

A série gira em torno da rádio de Kirlian, mais especificamente o programa que se passa de madrugada. O locutor narra noticias da cidade. Porém todas tem cunho sobrenatural por trás. O legal que o tom que o personagem usa é descontraído e natural, como se aquilo fosse uma normalidade na cidade e contrasta com todo o background mostrando na tela. As vezes parece que está acontecendo duas narrativas diferentes ao mesmo tempo (uma em áudio e outra nas imagens). 

Esse tom do locutor (e a temática) lembrou outra obra a mim, que é o podcast Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro.

3. MAIS OBRAS E REFERÊNCIAS

Como citei anteriormente nesse artigo, eu quero falar de uma outra obra com estilo e assunto na mesma temática. Eu ainda não possuo um vasto repertório sobre histórias do insólito, porém é uma temática que vem me circulando deste 2017 - quando conheci o podcast Mundo Freak Confidencial. E mesmo morrendo de medo de mídias de terror, eu escuto esse antes de dormir (e olha, acabei perdendo muito medo por casos sobrenaturais depois deles). 
Mas o que eu realmente quero comentar nesse artigo é o já citado Informe do Almanaque do Jovem Fazendeiro. O estilo é praticamente o mesmo: um programa de rádio de uma cidade do interior que trás notícias, dicas etc. O mais legal é que é uma história sobrenatural vai se montando igual um quebra-cabeças a cada episódio. Confesso que minhas referências no RPG e o repertório de casos insólitos e teorias da conspiração me ajudaram e muito a matar esse quebra-cabeça sem ajuda dos universitários (eu já fico ligada a qualquer detalhe e já monto mil teorias com base em coisas mínimas).

A primeira temporada já está toda disponível (inclusive com episódio bônus explicando a história - e revelando as sutis pistas/peças dadas para a narrativa). A segunda temporada começou com uma pequena mudada do foco do programa, agora sendo sobre horoscopo e astrologia. 

- Se você quiser que eu fale mais do Informe com um artigo destrinchando a obra, diz nos comentários -  

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*