Pular para o conteúdo principal

Estou Voltando a Bloggear


Estou voltando a fazer postagens. Estava meio desanimada (como muitos acompanham o blog deste do inicio, sabe que deste do começo de 2016 venho bem desanimada e várias vezes montei cenários para voltar com os projetos, mas nada rolava e nunca conseguia engajamento para continuar postando). 

Recentemente entrei para a comunidade Amino, e tem vários fóruns legais de desenhos animados, séries, livros e outras franquias. E eles postam muitos textos, teorias e noticias legais, inclusive, isso me animou a voltar a escrever com mais afinco e com isso, resolvi voltar a ativa também no Universo Atakima e aqui, no Um Sofá à Lareira. 

Vou está postando os mesmos textos que deixo no Amino, além de artigos totalmente novos para o blog. Análises de personagens e não apenas resenhas e críticas rasas (mas sempre que for um artigo mais profundo sobre o assunto, personagem, enredo etc. estará sinalizado no titulo que conterá spoiler no texto - então sua leitura será por conta e risco). 

Decidirei que alguns artigos serão divididos em tópicos, então terá a presença de um pequeno sumário do texto, só para organização melhor das ideias. Mas nem todos serão assim, só os mais encorpados. Eles também serão transmídias: não abordarei apenas o desenho, a série ou o que for que peguei o assunto principal, mas vou relacionar com outras obras e também outros assuntos e disciplinas. Lembrando que eu sou leiga em vários assuntos e entusiasta para estudar sozinha vários assuntos que me interessa e isso acaba sempre fazendo pontes em minha mente, sobre tudo que consigo assimilar. Sabe o construto de biblioteca pessoal? Que montamos referenciais pessoais que nos guiam na personalidade, no conhecimento. E cada vez que lemos mais, vemos mais filmes, séries etc aumentamos essa biblioteca? Eu tenho uma mente inquieta, uma mente hiperativa e ela não para 100% nem quando está dormindo. Tudo aqui dentro se relaciona, e sempre estou com mil e uma ideias, e nem sempre consigo colocar elas em prática. E acho que escrever sobre essas teorias, essas similaridades e paralelos que eu traço quando estou vendo uma obra, é uma forma de organizar e registrar esses pensamentos antes deles se dissiparem do mesmo jeito que vieram. 

Por enquanto, também suspenderei as propagandas de lançamentos e outras postagens sobre isso no blog. Vou voltar as origens do blog: quando postava artigos 100% autorais, como resenhas e outros tipos de textos. Ainda poderei trazer notícias, mas trarei de forma diferente, mais uma análise, com teorias sobre como poderão retratar isso no futuro, como será pro lançamento, receptividade e análise disso com a atualidade. Recentemente, por exemplo, está um "bum" sobre o anuncio do reboot de Thundercats, em 2019, pela Cartoon Network. Muitos criticando o traço do desenho, bem cartoonesco e flat. E isso trás uma análise maior que o que é essa discurso superficial de nostalgia. 

Claro que a nostalgia entra. A apropriação cultural de quem acha que por ter assistido o clássico isso não deveria nunca sofrer uma roupagem nova. Que até se atrevem a dizer que por essas mudanças as crianças atuais não serão felizes como ele foi na sua infância. Esquecem que não são mais o publico alvo e as franquias sempre estão se renovando para poder continuarem vivas. Não é algo atual sobre desenhos animados de determinada época terem sempre o mesmo estilo, isso acontece em várias épocas e vão marcando na história da animação sobre a evolução, sobre o publico. Nada acontece por acaso e tudo está conectado. 

Então é isso, estou decidida nesse segundo semestre de 2018 a retornar aos poucos com ambos os blogs. Infelizmente não tenho planos a curto prazo para reviver o canal Insônia Nerd. Falta-me animo não só para gravar, mas principalmente preciso encontrar tempo, animo e conhecimento para editar vídeos. Essa era uma etapa de criação do canal que eu sempre atrasava, adiava e não sabia fazer tão bem. E infelizmente ainda não tenho retorno financeiro para o que eu realmente queria. Queria poder ter uma edição melhor, assim como fazer gameplays, capturas de tela, fazer lives jogando com vocês, mas infelizmente ainda não consegui fixar isso. Mas vamos fazer uma coisa de cada vez. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.