Pular para o conteúdo principal

Terra Formars || Crítica

PS: Por motivos de ter sido denunciada por link indevido (por usar imagens do anime), eu retirei qualquer ilustração do mesmo. Infelizmente, não colocarei nada relacionado ao mangá ou anime Terra Formars para não ser denunciada novamente.

Faz tempo que não via nenhum anime. Acho que o último que vi foi o inicio da segunda temporada de Sword Art Online. Faz bastante tempo. E quando via anime, nem procurava os mais atuais, aqueles na boca do povo.

Mas acabaram me convencendo meses atrás (quase me obrigaram, pra ser mais realista) a ver dois animes relativamente novos (como eu não acompanho temporadas de animes do Japão, não sei se eles são tão novos etc): Parasyte e Terra Formars.

O engraçado que eu vi Parasyte primeiro, mas decidi falar logo de Terra Formars.

A maior coincidência foi que o mesmo período que me convenceram a assistir os animes, foi o mesmo período que a editora JBC resolveu trazer os dois títulos em mangá para o Brasil. E o anime acabou me fazendo querer colecionar os dois títulos, porém o dinheiro mostrou-me a realidade dura e cruel de ser colecionadora desempregada no Brasil. Agora deixa de lamentações por falta de grana e vamos falar do anime, que pra isso só preciso ter pago a conta de internet.

Terra Formars é bastante interessante por se tratar de uma ficção cientifica, e o bom desse anime é que dá para aprender bastante coisa (inútil, talvez) sobre biologia e química, afinal, eles trabalham com quase quimeras.

Quimera : nome dado a um animal que tem duas ou mais populações de células geneticamente distintas que teve origem em diferentes zigotos; é rara em seres humanos: registram-se apenas 40. No caso do ser humano, é também conhecido como uma quimera tetragamética. Este é o caso de uma pessoa com dois tipos de célula, que são diferentes a nível genético.  Isso acontece quando um ser humano tem origem de dois indivíduos, gêmeos não idênticos, que  uniram de forma perfeita ainda no útero da mãe, quando estavam na fase embrionária.
Em Full Metal Archemist (de longe meu anime favorito), Quimera em alquimia é a mistura de vários animais diferentes, o que não foge do conceito empregado atualmente na genética médica. Mas esse conceito só se originou por causa da criatura mística chamada quimera que mistura dois ou mais animais, como uma cabeça e corpo de leão, mais duas cabeças, uma de cabra e outra de dragão e cauda de serpente.
A história se trata de uma missão a marte, afim de encontrar uma cura para uma infecção que existe na terra. Acontece que não é uma simples missão de coleta de algo nesse planeta. Há um tempo atrás, cientistas mandaram baratas para começar uma missão de povoação do planeta vermelho. Escolheram baratas por seu alto índice de sobrevivência em mais diversos ambientes. Acontece que as baratas sofreram mutações e não são mais as simples cascudinhas que conhecemos e sim uma espécie parecida com humanos, porém mais fortes, mais resistentes.

E são esses espécimes de baratas que contem os segredos para a cura dessa misteriosa doença e pra investigar mais isso, eles precisam colher mais espécimes (vivos e mortos). Para essa nova missão, a U-Nasa recrutam alguns jovens com predisposição genética para um experimento que consiste em unir aos genes humanos, genes de alguns animais, o que dá para cada pessoa um poder especifico do inseto, mamífero ou outra espécime com o que se uniu. Agora entende porque dá para aprender um pouco de biologia com o anime, né?

O bom disso é que nas batalhas que vão apresentar cada "experimento genético"  e mostrar as habilidades dos animais que foi fundido com os humanos, eles realmente mostram o animal em questão e conta um pouco porque do nome, das habilidades que eles tem na natureza. É uma das partes mais interessantes.

Para quem gosta de anime com lutas, sangue e mortes, esse anime é um prato cheio!  Fiquei impressionada com a quantidade de baixa que temos logo nos primeiros episódios. Eu sei que japoneses podem ser sanguinolentos, mas assim já foi demais para minha cabecinha desacostumada a ver animes (risos).

Foi uma boa pedida para a minha volta aos mundos dos animês. E para quem, assim como eu, gosta de animes com episódios curtos e/ou por temporadas, esse é uma boa pedida. Lembro que assisti em apenas dois dias.

Tem outro anime que queira me sugerir para aparecer com comentários por aqui? Tem mais algo para acrescentar em Terra Formars? Deixa ai nos comentários!!


Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.