Pular para o conteúdo principal

Maschere - Mascaras da Vida || Resenha

*Ebook cedido em parceria com o blog As Leituras da Mila (onde sou colunista) e a Editora Angel. Esta resenha foi publicada na integra primeiramente no As Leituras da Mila. 

Segundo livro da Editora Angel. Recebi esse e o "Minha Querida Chefe" juntos (pode ver a resenha anterior clicando aqui) e resolvi ler esse por ultimo. Para quem não leu a minha resenha anterior, por favor, leia. Para quem leu, já sabe minhas decepções.

Se eu tivesse lido Maschere primeiro, o Minha Querida Chefe seria uma decepção maior. Esse livro é mil vezes mais estruturado. Ele não te entrega de bandeja. Você fica com um mistério e é isso que te faz prosseguir na leitura.


A escrita é simples e básica, mas não é pobre e simplória, se é que entendem. Flui rapidamente e te envolve.

Uma negativa desse e outros romances ainda é o fato da protagonista ainda ser uma mulher frágil e completamente mercê do seu parceiro. Aqui mais parece ser uma cachorrinha super obediente ao dono. Se ele diz que ela não pode se aproximar, ela não chefa perto mesmo que em seus pensamentos ela esteja se recontorcendo para fazer o contrário da ordem imposta.

Gosto de protagonistas com atitude. No lugar dela, eu já teria me estressado, dado dois tapas no cara (que só faz cu doce) e conseguido o que queria. Mas eu sei que essas atitudes passivas da protagonista se é necessário para a história continuar. Porém, ao passar os dias nessa situação igual, você, como leitor, começa a sentir que falta evolução e se torna quase desnecessário e acaba começando a pular as páginas para avançar logo a história. 

Felizmente, a situação vai mudando aos poucos e os protagonistas começam a se entender, mas a insegurança da menina e igualmente a dele (pela primeira vez, retirando a exceção que é Crepúsculo é a primeira vez que eu vejo um personagem masculino com mais insegurança que uma mulher). Após esse curto período deles se entenderem e a felicidade reinar, novos obstáculos surgem e é hora de mostrar que a protagonista pode não ser só uma cachorrinha a mercê desse amor avassalador.

Mas mesmo com um pouco de evolução da personalidade dos protagonistas, ainda temos um ciclo vicioso de desentendimento, reatação do namoro, desentendimento, reatação. E isso depois de um tempo faz com que você comece a sentir raiva de tanto disse-me-disse, do orgulho exacerbado dos protagonistas. Vontade de ter dado dois tapas na cara de cada um, pois tanta dor poderia ter sido evitada se parassem de orgulho e conversassem logo. Mas é normal, eu mesma me vi em algumas situações. Eu sou cabeça dura e muito orgulhosa e não agiria diferente que eles numa história mal contada como aquela.



As cenas mais picantes são carinhosas, atenciosas e bem escritas, deixaria qualquer mulher derretida pelo Julier e comentando o quanto a Karen é uma sortuda por ter esse partidaço em seu lado. 

Comentários

  1. Gostei muito de ler sua resenha. Espero que possa me dar mais de sua opinião nos próximos lançamentos neste ano.

    bjus

    Marcia Reis MacEvan

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.