Pular para o conteúdo principal

[Notícias] O Doutrinador Ganha Publicação

Fonte: Fotos de Reprodução do O Globo
Para quem não conhece, como eu que não conhecia por não ficar mais muito tempo online, o Doutrinador é um anti-herói brasileiro que fez fama no Facebook, combatendo a corrupção. E com tanta fama, ele acabou de ganhar seu segundo livro. O responsável pela sua criação é o designer gráfico Luciano Cunha e recebeu uma contribuição mais que especial para construir esse livro. o Marcelo Yuka (ex-baterista do Rappa), pediu para participar do roteiro de "Dark Web", que será lançado pela Editora Redbox (a qual não tinha escutado falar, mas estou correndo para descobrir outras publicações na área). 

Os dois estão trabalhando juntos num roteiro, que vai misturar cartéis colombianos, máfia italiana e políticos brasileiros. O ambiente do enredo é em um futuro próximo. 

O personagem foi criado em 2008, mas ficou fora de circulação até março de 2013, quando surgiu a ideia de criar a pagina no facebook para divulgar seu trabalho. Se lembrarem do que aconteceu nesse período, vai saber que foi uma grande coincidência o personagem voltar em meio aos protestos do #GiganteAcordou e a revolta do país com as injurias e corrupção que assolavam (e ainda assolam) o nosso governo. 

O Doutrinador lembra também uma HQ chamada Revolta!, do autor André Calliman que ganhou fama e voz nessa época, sendo mais uma hq onde a ficção imitava a realidade, ou a realidade estava imitando a ficção. HQ a qual resenhei em meu Instagram ano passado (e não sei porque raios eu não fiz a resenha aqui no blogger). 
Não faço apologia ao crime, nem a homicídio ou violência. Mas imaginemos um mundo parelelo onde alguém comece a assassinar todos os políticos corruptos a fim de limparem a política do Brasil. Mesmo cometendo tal crime, seria possível que a sociedade, em seu íntimo, ovacionasse como herói essa pessoa? Podemos está vivendo uma era de mudança, dia 15 pode ser o início de um marco para a história da política brasileira? Nos quadrinhos de André Caliman entra no contexto da indignação do povo brasileiro em relação a corrupção na política e o basta que a mesma quer dá nesse grupo de colarinhos brancos. Em meio a indignação e revolta, um grupo toma a frente de um.projeto malicioso e até heróico para alguns. Deste dos movimentos do #GiganteAcordou essa HQ vem cada vez parecendo um relato da insatisfação da população em geral. Será que a ficção imita a realidade ou a realidade imita a ficção? Deixo a dica dessa hq cada vez mais contextualizada com a realidade política do nosso país! Leitura maravilhosa! #MiniResenha #Resenha #HQ #AndreCaliman #ARevolta #Nacional
Uma foto publicada por Miaka Freitas - Insônia Nerd (@insonianerd) em
O primeiro volume do Doutrinador foi lançado ano passado, produzido de forma independente e vendeu mil exemplares. Agora sairá pela editora Redbox seu segundo volume,e reimprimirá outras mil do anterior. Os planos também incluem lançar uma versão traduzida para o inglês pela AK Press (editora americana especializada em títulos políticos). 

Sei que esse titulo, assim como Revolta!, colocará em xeque essas características de justiceiros no país. Vale ressaltar que nenhum dos autores aprovam tais atos, sendo apenas uma ficção, e mesmo que a população esteja fervorosa sobre as injustiças e calamidades da politica no Brasil, o autor afirma que o personagem não quer estimular condutas parecidas, e que o limite entre ficção e realidade é bem demarcado no livro. 

"Não fico muito preocupado porque sempre fortaleço a ideia de que isso é ficção. Por mais que as pessoas se identifiquem com a indignação com a classe política, elas sabem que é inadmissível transpor as ações do personagem para a vida real. Quem está acostumado a ler quadrinhos sabe disso e entende essa linguagem."


Fonte: Fotos de Reprodução do O Globo
Fonte: Site O Globo 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.