Pular para o conteúdo principal

[Noticias] Netflix de Quadrinhos

Fonte: Matéria de Divulgação site Brasileiros 
Foi criada uma nova plataforma que parece que irá revolucionar o mercado nacional de hq's. Chamado de Cosmic, é um aplicativo de leitura digital que disponibilizará um acervo de HQs, de um modo bem parecido com o modelo streaming da Netflix ou outras Assinatura OnDemand. O serviço ainda tem previsão de ser lançado em novembro deste ano, com uma mensalidade de 16 reais. 

O intuito de seus criadores, o Cosmic tem objetivo de incentivar a criação nacional, cortando os custos de impressão e distribuição de seus títulos (que é um empecilho e tanto para artistas talentosos, porém independentes). E já conhecemos muitos que tiveram que recorrer a sites como cartase e outros aqui na coluna Selo Tupiniquim

O Cosmic tem um sistema de remuneração por volume de leitura, onde 30% do valor das assinaturas fica com a plataforma para cobrir custos dos servidores, manutenção e equipe. Os 70% restantes são encaminhados às editoras e autores independentes proporcionalmente ao número de páginas lidas das obras de suas autorias. (quase o inverso do que a remuneração do google dá para os canais e blogs)

As editoras e autores envolvidos nessa etapa inicial do projeto ainda não foram divulgados. O aplicativo será disponibilizado gratuitamente e poderá ser utilizada para a leitura de HQs baixadas pelo usuário (sendo ele assinante ou não), organizando os arquivos numa biblioteca pessoal (parecido com o Google Play, app Kindle ou o Saraiva Reader que já podem ser usado nos celulares e tablets). O leitor terá ainda nesse mês sua disponibilização para o windows, mac OS X e Linux. E para o serviço de assinatura, o app ganha as versões para Android e iOS. 

Particularmente, acredito que é uma boa saída para curtir vários materiais nacionais em um único lugar com a comodidade de ter tudo na ponta do dedo e não encher mais ainda sua casa de volumes. Sem falar, que para quem coleciona quadrinhos e mangás como eu, sabe que 16 reais mal compra um volume de 1 único titulo, e aqui 16 reais serviria para ter acesso mensal a vários títulos disponíveis. Garanto que, dependendo dos títulos a serem oferecidos, pegarei esse projeto deste de seu inicio, pois além de ter um potencial muito grande para um nicho de mercado que tem crescido ainda mais no país, é um investimento muito bom para um leitor e fã do gênero. Sem falar que o sucesso desse aplicativo pode ainda servir de gatilho para projetos ainda maiores e quem sabe produção de físicos. Porque, por mais que eu ame ler quadrinhos independente dele ser físico ou virtual, ainda prefiro ter uma edição caprichada na minha estante. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.