[Noticias] Netflix de Quadrinhos

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, julho 20, 2015

Fonte: Matéria de Divulgação site Brasileiros 
Foi criada uma nova plataforma que parece que irá revolucionar o mercado nacional de hq's. Chamado de Cosmic, é um aplicativo de leitura digital que disponibilizará um acervo de HQs, de um modo bem parecido com o modelo streaming da Netflix ou outras Assinatura OnDemand. O serviço ainda tem previsão de ser lançado em novembro deste ano, com uma mensalidade de 16 reais. 

O intuito de seus criadores, o Cosmic tem objetivo de incentivar a criação nacional, cortando os custos de impressão e distribuição de seus títulos (que é um empecilho e tanto para artistas talentosos, porém independentes). E já conhecemos muitos que tiveram que recorrer a sites como cartase e outros aqui na coluna Selo Tupiniquim

O Cosmic tem um sistema de remuneração por volume de leitura, onde 30% do valor das assinaturas fica com a plataforma para cobrir custos dos servidores, manutenção e equipe. Os 70% restantes são encaminhados às editoras e autores independentes proporcionalmente ao número de páginas lidas das obras de suas autorias. (quase o inverso do que a remuneração do google dá para os canais e blogs)

As editoras e autores envolvidos nessa etapa inicial do projeto ainda não foram divulgados. O aplicativo será disponibilizado gratuitamente e poderá ser utilizada para a leitura de HQs baixadas pelo usuário (sendo ele assinante ou não), organizando os arquivos numa biblioteca pessoal (parecido com o Google Play, app Kindle ou o Saraiva Reader que já podem ser usado nos celulares e tablets). O leitor terá ainda nesse mês sua disponibilização para o windows, mac OS X e Linux. E para o serviço de assinatura, o app ganha as versões para Android e iOS. 

Particularmente, acredito que é uma boa saída para curtir vários materiais nacionais em um único lugar com a comodidade de ter tudo na ponta do dedo e não encher mais ainda sua casa de volumes. Sem falar, que para quem coleciona quadrinhos e mangás como eu, sabe que 16 reais mal compra um volume de 1 único titulo, e aqui 16 reais serviria para ter acesso mensal a vários títulos disponíveis. Garanto que, dependendo dos títulos a serem oferecidos, pegarei esse projeto deste de seu inicio, pois além de ter um potencial muito grande para um nicho de mercado que tem crescido ainda mais no país, é um investimento muito bom para um leitor e fã do gênero. Sem falar que o sucesso desse aplicativo pode ainda servir de gatilho para projetos ainda maiores e quem sabe produção de físicos. Porque, por mais que eu ame ler quadrinhos independente dele ser físico ou virtual, ainda prefiro ter uma edição caprichada na minha estante. 


  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*