Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Memórias de Julho

É raro eu abandonar a leitura de um livro. Mas esse realmente não vou conseguir terminar de ler. Pelo menos não agora. Li até a página 221, mais da metade do livro, mas percebi que não iria, longe disso, o livro é ótimo, mas veio em um momento errado.
Foto retirada do Skoob

Sinopse: No ano 1992, Recife, um grupo de amigos com oito anos (Marcos, Mari, Mila, Juan, Lucas), se encontram numa cabana em suas férias. A alegria de ser criança é compartilhada por todos, assim como a vontade de permanecer juntos. De um pedido surge a promessa de enterrar seus desejos e suas fotos em um baú todos os anos seguintes. Durante seis anos a promessa é mantida e todos percebem o quanto cada um foi importante durante todo esse tempo. Em julho de 1998 o destino acaba por separá-los. Quatorze anos depois, 2012, Marcos se vê sozinho e em posse do baú. Durante todos esses anos no mês de Julho ele sonha com os tempos vividos naquela cabana. Mas algo estava errado, os sonhos não eram normais. E Marcos então saí a procura dos antigos amigos que havia deixado para trás. Memórias de Julho lhe fará sentir saudade tanto de sua infância como de seus antigos amigos. Mostrará que o tempo pode fazer conosco e o que é verdadeiro fica. Principalmente o amor e a amizade.
O livro sempre passa nos mês de julho, que normalmente é um mês de férias no Brasil. Mês onde os protagonistas, um grupo de amigos, se reúnem e brincam aproveitando sempre as férias. O livro inicia no ano de 1992, onde o grupo de amigos tem 8 anos e decidem fazer um baú de memórias, com fotos do grupo, desejos escritos em papel e o que mais eles querem deixar no baú, para sempre marcar a amizade e nunca se esquecerem um do outro.
Mas o destino tem suas linhas tortas e disformes, e acaba separando o pessoal. E assim você começa a conhecer mais da vida do protagonista, Marcos, que narra sua vida a cada férias, sua trajetória, suas desavenças, suas paixões, seus medos e inseguranças. Tudo.

Você como leitor é transportado para essas realidades e acontecimentos e junto com o protagonista, é embalado em vários sentimentos e situações. A autora consegue transmitir tudo que o protagonista sente para o leitor. Realmente é uma leitura envolvente nesse quesito. Por questões pessoais, eu não consegui aguentar o barco da leitura desse livro, todo o sentimento angustiante que se passa na vida de Marcos me angustiou e deprimiu que eu não conseguia parar de chorar. As emoções realmente são o ponto forte dessa narrativa e você tem que ter um bom tranco para embarcar nesse livro. Para quem gosta desse tipo de narrativa em que você ama e odeia ao mesmo tempo, esse livro é muito bom.

Mas realmente, não estava no melhor momento para a leitura. Mas pretendo um dia terminar ela, quando eu tiver forças o suficiente para aguentar as emoções fortes. 

Comentários

  1. Oi Miaka, tudo bom? :D
    Eu queria muito ler a sua resenha.
    Saber como foi a leitura do livro e eu percebo que realmente foi um misto de emoções muito grandes. Não tnha ideia da intensidade que poderia causar.
    Eu realmente quis passar as reais emoções de Marcos. Ele é um menino/homem que se deixa levar muito pelas emoções e necessita de seus amigos para mantê-lo firme.
    Obrigada pela leitura e pelas palavras sinceras :D procuro isso em uma resenha.
    E quem saiba cocê conclua a leitura depois de um tempo :D tenho certeza de que você vai gostar :D
    Bjs o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua intenção foi bem capitada, pode acreditar.
      Realmente Marcos é uma pessoa que se deixar levar pelas emoções, dá para sentir isso transportando das páginas dos livros.
      Obrigada pela oportunidade de leitura do seu livro.
      Beijinhos =*

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.