Crítica || A Mansão Mágica

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, novembro 17, 2014

Foto retirada da Internet
Sinopse: Conta a história de um jovem gato, que após ser abandonado na rua, encontra abrigo em uma mansão sombria. Lá vive um senhor de idade chamado Leonardo, que trabalha como mágico e vive rodeado de animais e brinquedos que possuem vida. Ele logo acolhe o gato, adotando-o e batizando de Trovão, para desgosto de seu coelho Zeca e a ratinha Nina, que se sentem ameaçados. Essa dupla planeja algo para expulsar Trovão da mansão, mas logo se vêem em uma situação ameaçadora: Daniel, sobrinho do Leonardo, almeja vender a velha mansão.

Eu vi o filme A Mansão Mágica na segunda passada (10/11) por escolha do meu namorado (já que era o aniversário dele e como gostamos de animação, decidimos ir ver esse filme - apesar que eu tenho que confessar que gostaria de ter visto Interestelar). 

O interessante desse filme é que ele está bem simples, e mesmo assim o gráfico é de maravilhar o telespectador, e confesso, que em alguns momentos do filme, a animação lembrou muito os filmes do Studio Ghibli (que para quem não conhece é um estúdio de animação japonês que já produziu 20 filmes ao longo de sua existência. Surgiu em 1985 e mudou para sempre a história da animação mundial. Foi fundado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma. O logo do Studio é o Totoro, personagem do filme Meu Vizinho Totoro – em português-. Mais informações e lista de filmes produzidos pelo Studio pode ser visto no site brasileiro dedicado ao Studio Gibli, aconselho visitarem para conhecer mais, é super interessante e repleto de informações).

Cena dos filmes: "'O Castelo no Céu"; "Meu Vizinho Totoro" e "O Tumulo dos Vagalumes"
Ambos criações do Studio Ghibli
Foto retirada do site brasileiro Studio Ghibli Brasil  

 Com essa informação rápida sobre o Studio Ghibli, quero dizer que as alegorias e magia presente na animação A Mansão Mágica faz com que eu lembre do filme Meu Vizinho Totoro, quem já assistiu a ambos os filmes pode ficar com a mesma impressão, e a quem não viu, fica a dica. Está perdendo uma ótima animação.

Apesar desse encantamento que o filme desperta; ainda mais se assistir em 3D (como foi o meu caso, já que o filme só tinha disponível em 3D), a história do filme é fraca, deixando para alguns entusiastas de animação um pouquinho mais a desejar, mas levando em conta a idade de publico que o filme pretende atingir, é de se esperar uma história simples, sem grandes detalhes e complexidade, apenas para causar o divertimento dos pequenos diante da telona. E sim, ele consegue encantar e prender a atenção das crianças durante todo o filme.

A história é quase toda contada na visão do gato que foi abandonado pela sua antiga família e adotada pelo Leonardo, um velhinho que mora na dita Mansão Mágica. Na hora, lembrei do mangá O Cão Que Guarda as Estrelas, porque conta a história na visão do cão. Mas a diferença aqui, além do publico que é destinado (já que O Cão Que Guarda as Estrelas é um mangá indicado para um publico mais adulto), o mangá conta uma história do gênero drama, enquanto A Mansão Mágica é um misto de comédia com aventura.

A quem ainda for assistir ao filme, dou destaque a cena que o gato Trovão persegue a ratinha Nina pela mansão. Toda a cena foi feita em primeira pessoa, ou seja, a telona mostra você a perseguir o gato e entrar em vários buraquinhos e moveis, correndo as escadas atrás do rato. É espetacular e foi essa cena inicial que me prendeu o resto do filme, deveriam ter explorado ainda mais esse ângulo de visão.
Ratinha Nina e Coelho Zeca
Foto retirada da internet 
 Resumindo, para quem tem filho pequeno, é uma boa pedida aprensentá-los ao universo encantado de A Mansão Mágica, que vai prender a atenção da criança até o fim do filme (particularmente essa é uma das poucas animações que eu vejo que dá para levar uma criança pequenina, sem que ela fique a sessão inteira pedindo para explicar o que tem acontecido na história).

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*