Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Sangue na Lua e Outros Contos

Não existe final feliz.

Até porque a vida não se compara a um conto de fadas onde tudo é um “felizes para sempre”.

Não que isso seja ruim, mas foge do normal dos livros. Esse se aproxima da realidade. É uma coletânea de contos que narra casos que se assemelham ao real e também há contos de cunho sobrenatural.

O que assemelha todos é o impacto que eles causam no leitor. Os contos reúnem os fantasmas que nossa própria mente cria.

“lembrou que por fim o vírus não havia sido como nenhum daqueles descritos nos livros medíocres de batalhas pós apocalípticas que vira nas bancas – quando estas ainda existiam. Ninguém virou zumbi e saiu devorando semelhantes, ou ficou agressivo, fora de si, ou nada do tipo. As pessoas só ficavam muito doentes e então... Bem... Elas se desfaziam. Como se apodrecessem, lentamente, de dentro para fora, e isto não era algo agradável de ver.”

Escolhi esse dia especialmente para esse livro, caso contrário, já teria postado a resenha já faz um tempinho.

Não que seja um livro de terror, longe disso. Pensando bem, é mais provável que seja perto disso.
Você sabe a diferença do termo terror para horror?

Terror: aquilo que causa pavor.
Horror: aquilo que inspira repulsa, avulsa.
Definição adaptada do Mini Aurelio 7ª Edição.

E Sangue na Lua tem contos, não para te causar medo, colocar terror e sim te causar aversão, repulsa e uma reflexão. Na verdade, há a presença dos dois gêneros no livro. É um pavor diferente do medo puro. Eu sei que faltam palavras para descrever o que cada conto te transmite.

A maioria das histórias ali presentes poderiam ser reais, o que faz a leitura ainda ser mais agonizante e perturbador. São contos rápidos e a leitura flui rapidamente.


Sangue na Lua pode ser referencia a um fenômeno bem interessante da astronomia, um fenômeno raro (que pôde ser visto em alguns meses desse ano – abril e outubro – e pode ser visto mais duas vezes em 2015). Até hoje é sinônimo de presságios ruins e previsões apocalípticas. Há até um conto com o nome Sangue na Lua entre os contos presentes no livro.


Achei alem de uma reflexão para muitas coisas que podem ser realidade no cenário brasileiro (e outros países com a mesma condição socioeconômica nossa ou até inferior), um livro para ler em uma única “sentada”, já que são contos rápidos e que prendem o leitor até a ultima linha. Vale a pena ser lido. 

Comentários

  1. Oi pessoas! Primeiro, mais uma vez agradecer ao blog por esta parceria, a divulgação é de suma importância ao escritor nacional. Em segundo, aproveitar para avisar que, para quem tiver interesse,ele esta disponivel na integra no wattpad pelo link http://www.wattpad.com/story/25717794-sangue-na-lua-e-outros-contos
    Caso alguém se interesse pelo livro físico, pode ser adquirido comigo no schildtpsico@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.