Pular para o conteúdo principal

Elementary - 1ª Temporada || Crítica

Resenha que deveria ter ido ao ar dia 16/05/2013. Já está saindo do ar a resenha da 2º Temporada de Elementary e a série britânica da BBC: Sherlock.

 Já assisti a 19 episódios de Elementary e já posso dá minha opinião sobre a série.
 
É de praxe que a mídia pegue algo criado há tempos e dê uma repaginada ou crie algo derivado. E estava demorando que Holmes andasse por nossas cidades atuais, mergulhadas em sangue de homicídios.

Gostei da série que substituiu o antigo sucesso da Universal: House. Acho que a troca foi louvável. House foi um personagem inspirado em Holmes, por isso o jeitão dedutivo, sarcástico e meio mulherengo que conhecemos por 8 temporadas (quem acompanhou essa série sabe do que estou falando). Confesso que não quis ver a nova série que tomaria lugar de House. A curiosidade foi muita, então depois de um tempo, fui ver. E adorei.

Watson, aqui na série é uma mulher, uma acompanhante de viciados e nosso Sherlock Holmes é um ex-dependente de drogas que veio para Nova Iorque depois de seu tratamento. 

Admito que, como uma boa shipper, eu shippo muito o casal Wames (Watson e Holmes). Espero que aconteça, mas só depois da 4ª temporada. Quem sabe o primeiro beijo no final da 2ª temporada e um pequeno relacionamento para Watson e que ela se mude e se distancie de Holmes na 3ª temporada. Depois disso, na 4ª temporada eu deixo eles ficarem. 

Gostei muito dessa atualização de detetive, bem antissocial, sem muita ética. Toda essa personalidade forte foi balanceada com a paciência de Watson, mas diferente de muitas obras assim, ela tem seu brilho e parte essencial da trama também. Não é apenas personagem secundária para preencher lacunas e aonde o telespectador possa descansar a vista quando se cansar de ver as loucuras de Holmes. E mais uma vez trago a tona a série House, onde o personagem Wilson exerce o papel de Watson, não perdendo seu caráter e personalidade. 

Elementary é realmente muito parecido com House, se analisarmos a fundo. Ambos personagens (House e Holmes) se deparam com casos que a primeira vista parecem impossíveis de serem solucionados. Horas parecem que estão perto da preciosa solução, mas em poucos segundos ela se esvai. 

Mas o que mais me chama atenção é o raciocínio dedutivo e (in)lógico empregado, a observação que qualquer um teria condição de fazer mas com a cabeça tão cheia de problemas, deixamos passar em branco. E não posso deixar de falar das reflexões que podemos ter com algumas cenas e falas do detetive. Pois além de solucionar casos, Holmes analisa muito o comportamento humano.

Quero deixar como pequeno exemplo do que eu falei, a ultima cena do episodio 13 (não irei colocar o dialogo porque não quero fazer nenhum spoiler direto da série). 

Aprendi e continuo aprendendo muito com Holmes e, como ele, comecei a observar com mais atenção as coisas que acontecem ao meu redor e os comportamentos das pessoas.

Espero que gostem tanto da série como eu gostei. E brinquem a cada episódio de detetives. Desconfiem de todos, pois o culpado pode ser até mesmo o mordomo. 

“Elementar, meus caros revoltados” frase da fansub.

Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu adoro toda essa coisa de Sherlock e suas adaptações. Confesso que minha preferida é a série da BBC, mas de qualquer forma, Elementary tem seus méritos. Só assisti aos primeiros episódios, mas agora nas férias pretendo me atualizar com a série.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,
      Acredita que nunca vi a série da BBC?!
      Céus, eu devo tá perdendo muita coisa boa né? Vou incluir a série da BBC na lista de séries para ver em Janeiro de 2015, aproveitar minhas férias para ver as séries ao máximo!

      Espero que goste, assim como você, eu também tenho que me atualizar com Elementary, parei logo na 2ªtemporada por falta de tempo!

      Excluir
  2. Holmes é dedutível e extremamente inteligente, é a alma da série, assim como House.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*

Postagens mais visitadas deste blog

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Como cachear o cabelo das suas bonecas || Colecionáveis

Oi fãs de bonecas! Como prometido na postagem anterior, a que falei como retirar o frizz do cabelo de uma boneca, eu fiquei de ensinar outro macete fácil para vocês: como cachear o cabelo de uma boneca. Lembrando que esse tutorial é mais para bonecas com o material de cabelo como os da barbie, monster high, ever after high e afins. Algumas bonecas que tem fios diferentes pode não funcionar, como as Midori vendido na Americanas. Assim que eu tiver alguma boneca com cabelo d fibras diferente dessas que uso pro tutorial, eu vou fazer outro tutorial destinado para elas (eu ainda não tenho uma Midori, mas já prometi para o pessoal do grupo Midori que encontraria um jeito de cachear assim que eu conseguisse ter a minha, e a promessa se repete aqui!).  Então, se lembram dessa foto mostrada na postagem anterior sobre cabelos?  Essa foto é nosso ponto de partida do porque eu tenho tanta vontade de aprender a cachear o cabelo de uma boneca. Após a lavagem completa dessa bon...