Fallen X Sussurro

Escrito por Miaka Freitas - domingo, outubro 28, 2012



Minhas sinceras desculpas aos fãs da saga Crepúsculo, serie Fallen e Serie Hush, hush. Essa critica é altamente construtiva (ou não) e é apenas relatos de minhas impressões pós-leitura de ambos os livros Fallen e Sussurro.

Antes que de perguntarem: eu não li as continuações ainda (Tormenta e Crescendo, na ordem) e estou com planos de fazer das continuações, minhas próximas leituras...

Fallen X Sussurro


Tudo é influencia de crepúsculo

Estava, há tempos, querendo ler ambas das coleções (Fallen e Sussurro). Anjo caído, romance, humana correndo risco de morte. Pareceu uma boa história. Porém, me “decepcionei” logo no inicio de Fallen. A historia é crepúsculo, só que no lugar de vampiro colocaram anjos.



Daniel é um Edward da vida, que impede a Lucy-Bella em se aproximar, mas depois desiste e passa a dizer que a ama perdidamente e que irá protegê-la com a vida. Já Lucy-Bella se apaixona do NADA (pior abortamento de amor a primeira vista – pior que o conceito hollywoodiano em suas comedias românticas água com açúcar – amor não surge tão avassalador quando se olha o cara respirando. Que tipo de atração é essa?) e fica como uma chata a perseguir ( o nome disso é Stalker e é crime) Daniel-Edward e querer descobrir a vida dele (eu disse que eram stalkers).



Tente ler o parágrafo acima e substitua os nomes por pronomes –ele, ela- e veja como é o enredo de ambos dos livros.



A moda agora é ter romance com criaturas sobrenaturais, serão essas as novas fantasias de adolescentes desmioladas? (sem ofensas).



Como nas comédias românticas de Hollywood que segue a mesma “receita de sucesso” (a mocinha encontra o mocinho sem querer num lugar mais improvável, se conhecem, do nada tem vontade de se encontrarem mais vezes, se envolvem, se apaixonam, alguém faz uma besteira, brigam, decidem se separar, não agüentam ficar longe um do outro, alguém pede para voltar. Vivem felizes para sempre) e realmente isso conquista o publico sensível e choroso feminino, do mesmo jeito que as histórias da editora harlequim.



Posso ser suspeita em falar, já que escolho mis livros épicos para ler. Mas um dos motivos para tal escolha é porque eu fujo da mesma história. Só muda os nomes, o ser sobrenatural... Um apelo a quem que escrever romances, fuja do clichê, isso não é legal! Veja outros tipos de livros românticos... sempre gosto de citar Morro dos Ventos Uivantes. Livro apaixonante e não precisou de um anjo ou vampiro para ser um clássico e encantador.



Vamos continuar em Fallen, pelo menos na saga a Lucy (que não é tão abestada como Bella, pelo menos ela se questiona o do porque em se apaixonar pelo Daniel) tem um “poder” e pensa. Além disso, a protagonista é uma pula-cerca como a Bella. Mas Daniel é um corno manso como Edward. Ah, a historia corre mais lentamente para ela descobrir que ele é um anjo e os personagens secundários são mais divertidos.



Já que falei muito de Fallen, vou logo para Sussurro. Como tive o prazer de ler Fallen primeiro que Sussurro, quase desisto de ler esse ultimo. Porem, como uma amante dos livros, tenho que lê-los por mais enfadonho que possam parecer. Meio que me surpreendi com o primeiro livro da serie Hush,Hush.



A historia da Nora-Lucy-Bella descobrir que Patch-Daniel-Edward é um anjo ocorre na velocidade de uma lesma (ou mais lento ainda) e  nas ultimas 20 paginas a lerda da Nora descobre o que o leitor sabe deste da capa. Com prólogos que são confusos na saga e a Nora com um pouquinho mais de inteligência do que a Bella, para não se apaixonar na primeira piscada do cara. Nora foge dele o livro inteiro por que ele é perigoso e Patch realmente amedronta e inferniza Nora o enredo todo, diferente da fada do vampiro gay Edward.



Não julgando a saga inteira de Fallen e Sussurro, pois ainda não li todos (e quero ler). Eu só critico Crepúsculo porque li todos e não porque é modinha falar mal do que faz sucesso, mas crepúsculo e novela da rede globo não presta. (Acabei de perder todos meus leitores).

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

14 recados

  1. Já li a por completo as duas séries que entraram na comparação e não vi muita semelhança. Ainda mais em Hush Hush, caso continue verá que os motivos são bem maiores que um simples romance proibido... E também na continuação de Fallen que possui realmente uma lentidão no desenrolar das coisas, talvez não seja de muito agrado para os que não são apoixanodos pela histótia continuarem... Porém Hush Hush como já citado vai além de um romance idiota.

    ResponderExcluir
  2. Olá Historiador Contemporâneo.
    Como disse no texto, eu não li nenhuma serie por completa e apenas impressões minhas, nem tão pós-leitura assim, pois anotei elas quando escrevia.
    Não falei nada de que eram romances idiotas, mas que seguem a mesma logica de todo romance que estão agora acessiveis no mercado.
    Hush Hush realmente é lento e besta (em minha mais sincera opnião) no primeiro livro. A história apesar de continuar se desenvolvendo lentamente (até minha leitura atual) aparenta está mais atraente (não achei palavra certa). Ela pega um rumo mais interessante já logo no começo de "Crescendo", a autora está sabendo trabalhar muito bem o climax da historia, diferente de autores que não sabe trabalhar muito bem seu enredo.
    Ja "Fallen" também deixa a desejar em rapidez no progresso de sua história, mas como falei, a história é boa sim.
    Algum momento disse que não estava me decepicionando com o enrrolar das coisas. Só que, comparei com crepusculo, porque apesar de serem estórias com contexto e rumos diferentes, eles começam iguais (como a maioria das comedias romanticas que chegam no BRA).
    Fazendo outra comparação grotesca de minha parte é apenas pegar os romances trazidos por Harlequin nas bancas. São praticamente o mesmo modelo seguido. Fora apenas essa opnião que quis deixar claro.
    Deixando claro novamente, eu não fiz nenhuma critica destrutiva nem construtiva sobre esse post de "Fallen X Sussurro". Essas foram minhas impressões ao longo do primeiro livro da serie. Nada tão abordativo sobre o enredo e nem faz tão juz as historias. Sabe quando se tem uma impressão quando vai conhecendo a obra? Pois é! Estou apenas querendo "dividir" tais ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps: Comentem sem ao menos saber a data do post. Tinha sido um menina que acaboou de compartilhar o link e deu nisso haha.

      Excluir
  3. Ultimamente a moda é comparar X coisa com Crepúsculo como se no fundo tiver algo haver. Mas não falando mal da sua comparação, até gostei já que no fundo tem um ponto de verdade (não li Sussurro, então está fora de disso). Infelizmente nem todos os seus dons, já que vejo gente fazendo comparações tão besta que me controlo para não falar nada.
    Mas voltando ao assunto.
    Fallen é realmente ''parado'' em alguns termos da situação. Tudo deixa para melhorar em Tormenta, Paixão ou só mesmo em Êxtase (dependedo o ponto de vista da pessoa).
    Em relação ao tal amor a primeira vista... Sempre achei a Bella meio interesseira (alem de lerda) suashuash. Já a Luce é mais por causa da maldição e o que aconteceu antes dessa maldição. Tem até um ponto em que ela questiona se quando essa maldição acabar vai continuar a sentir algo pelo Daniel.
    Já a Bella... Realmente ela se apaixana a primeira vista pelo Edward e depois... Todo mundo já sabe o que acontece kkkk
    E é isso. E espero que quando ler Tormenta, suas opiniãos mudem também. Até porque a presencia de Daniel não chega a ser tão frequente assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Luna, achei muito, muito chatinho o primeiro livro de Fallen, chato mesmo. Já Hush, Hush, eu recomendo mesmo. Crescendo e Silêncio faz a historia ficar muito emocionante mesmo. Li cada um em um dia, para ter a ideia.
      Já Tormenta, ganhei o volume no meu aniversário e logo, logo vou ler, porque to curiosa. Depois desse comentário, vou mesmo ler, já que o Daniel vai ficar longe (risos).
      Detesto livro que aborda um amor entre os protagonistas como o de primeira vista, poxa, isso não acontece na vida real. E o que muitos aqui chegaram comentando (anônimos ainda) foi criticando um ponto de vista. Se eu não gostei, eu não gostei, não adianta me matar, porque não vou mudar opinião.
      E mais, além da data que não observaram, no próprio texto eu deixo claro que é impressões, nada como resenha ou criticas. Agora, meu Deus, me odiar ou desejar minha morte por isso? é como eu tomar veneno e querendo que a outra pessoa morresse...

      Excluir
  4. Essa coisa de ficar comparando é meio clique, agora toda saga nova vão ficar comparando a crepusculo? Tipo li toda a saga fallen e sinceramente não concordo com você.. Fallen tem uma excelente historia, Luce é uma personagem forte sabe nada haver com a Bella que é meio boba que faz tudo pelo seu vampiro.. Acho que você devia ler toda a saga antes de comparar.. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta ai o problema de quem tá fã da saga, não lê direito o post. Eu li APENAS o primeiro livro e APENAS comparei ao primeiro livro de Crepusculo. Sei que as sagas mudam, se perceber, já tem os livros posteriores resenhados no blog! Mas agora ficar jogando pedra por um post só porque comparei, vou te contar!
      AQUI É SIM UMA COMPARAÇÃO DE 3 PRIMEIROS LIVROS DA SAGA, sim, porque alem de ser algo bem clichê, mas é o polêmico discutido em várias sagas, como já compararam HP e Crepusculo (que foi uma gota d'agua), HP com Artemis Fowl, e por ai vai. Mas nunca condenei nenhuma saga porque, sinceramente, eu não li nenhuma das outras (Fallen e Hush,Hush) no completo quando escrevi uma resenha de OUTUBRO DE 2012.

      Agora é que nem você tomar veneno, e esperar que eu morra. Mas, primeiro Ana, leia meu post novamente, verá que eu só comparei 1 livro de cada saga que sim, tem seus vários clichês que tem o livro Crepusculo, principalmente o amor a primeira vista e perfeito e as criaturas sobrenaturais (que no caso, aqui é um anjo).

      Agora se acha que eu to comparando uma SAGA INTEIRA, leia novamente e faça a interpretação, que nem nas entrelinhas eu escondi. DISSE LOGO NO COMEÇO, QUE COMPAREI APENAS O PRIMEIRO LIVRO!

      Excluir
  5. Eu li seu posto, e sei que você comparou o primeiro livro, respeito é sua opinião e tudo mais. Mas tipo assim é meio chato esse negocio de comparação.. Tanto que não lhe ofende ou qualquer coisa do gênero pois é só a sua opnião.. Quando eu falei que você devia ler a saga toda antes de comparar não foi uma ofensa.. É so para você ver que fallen é muito distante dessa besteira de Crepusculo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, sei que Fallen não é a mesma besteira que Crepúsculo. Mas não pode negar suas semelhanças com ambos os outros dois (Sussurro e Crepúsculo) quando o seu primeiro livro. É isso que foi a proposta da coluna, ironizar todo esse clichê presente nos livros de romance que fora exagerado em Crepúsculo. A partir de Tormenta, logico que a saga começa a melhorar, mas Fallen realmente é um dos livros mais chatinhos de toda a saga, que só ganha minha afeição em Tormenta.
      Em breve, teremos uma resenha de Tormenta, com todo seus elogios e criticas como demais livros que venho fazendo aqui.
      O problema não foi com você, mas muitos anom's vieram só com pedras para acabar com uma postagem feita em 2012, como se eu tivesse xingado toda a coleção de Fallen.
      Quem gosta, gosta, quem não gosta, tem espaço de colocar o porque, mas veja bem, nem eu condenei toda a saga, mas é o que parece que fiz. Se acompanhares meu trabalho deste do surgimento do blog, verá que nunca disse que um livro é péssimo (retirando Tuneis).
      Convido a você e qualquer outro que fez ou fará ataques e condenação ao blog como um todo por causa dessa polemica aqui, que primeiro leia a data do post, leia com cuidado o texto e que visite outras partes do blog para notar como sempre faço uma resenha bem diferente das convencionais e essa não foi fora de regra.

      Agradeço sua visita novamente ^^

      Excluir
  6. Eu amei fallen e ja e sussurro tbm, Realmente não vi algo parecido, mas todos tem uma visão diferente do que leem fallen foi o que mais amei. Alguns talvez compraram por modinha mas eu faço diferente que pesquiso o livro primeiro depois eu compro, Aqui ele não é modinha pq eu praticamente não vi ninguém lendo, mas crepúsculo quase sempre.Para quem não gostou só lamento, mas a saga fallen é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Da série Hush hush não posso falar nada pois só li Sussurro, mas de Fallen tenho todo o direito de discordar, ainda bem que você vai ler a continuação porque Fallen é só o começo da história e devo admitir que Lauren Kate não começou tão bem quanto o esperado pois demorou muito para o livro realmente falar do assunto principal(anjos caídos) mas a ideia é de conhecer melhor o assunto,ou no primeiro dia de aula os professores passam uma prova com um conteúdo que ainda não foi estudado?Você vai ter que ter paciência ao ler Tormenta,porque normalmente,nas séries o segundo livro é uma amostra de provas de amor e a separação do casal (também achei parecido com Crepúsculo,mas pelo menos Lauren Kate fez isso de uma maneira original) fora a crise de identidade da Luce (e não Lucy como você postou acima) que se vê em um mundo diferente e tal.Clichê? Com certeza,mais um clichê apaixonante sem dúvidas. Tormenta também é essencial na história toda ainda mais por explicar melhor sobre os Anunciadores. E leia Paixão, porque ele vai parecer igual aos outros,totalmente desconexo e não muito revelador. Mas é em Paixão que você vai entender a história e vai conseguir vê-la mais a fundo e mesmo assim a autora faz um trabalho surpreendente em Apaixonados (quando ela,finalmente,consegue criar as personalidades de todos os personagens e as história cruciais de seus passados)a leitura se torna muito melhor em Êxtase,pois quando você acha que já descobriu tudo Lauren surpreende(o que até revoltou alguns fãs em algumas partes do livro)e como um quebra-cabeça Êxtase é a chave para toda a história,afinal,não tem como esconder segredos no último livro da saga,não seria uma atitude das mais louváveis. O melhor é ler a saga inteira para poder compreender e reler para perceber as falhas da autora e as suas também em relação ao julgamento do livro.
    Em outras palavras: Fallen é um quebra-cabeça que,como todos os outros,precisa de todas as peças para você realmente compreender.

    ResponderExcluir
  8. Eu não acho Fallen nada parecido com Crepúsculo, pois em Fallen eles tem um motivo por se apaixonarem tão depressa, porque eles já são apaixonados há milhares de anos, mais em Crepúsculo é muito água com açúcar, concordo.
    O desenrolar de Fallen é lento, mais basta dar uma chance á série, e aliás eu tive tanta paciência que se tornou minha série favorita {depois de HP}, então acho injusto comparar Fallen com Crepúsculo pois são histórias/narrativas/enredo totalmente diferentes!

    Beijinhos,
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. eu li a saga hush hush inteira e acho que ela superou fallen e crepusculo nunca vi vampiros que brilhao a luz do sol e tambem que se alimenta de animais?
    hush hush me prendeu um pouco mas pensando desse jeito sussurro copiou crepusculo e fallen que copiou stephanie mayer

    ResponderExcluir
  10. Prefiro Mil Vezes a Saga Hush Hush!! É ótima!! ❤

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*