[Resenha] FullMoon – Sussurros da Lua Cheia e Contos da Lua Cheia

Escrito por Miaka Freitas - quinta-feira, outubro 16, 2014

Eu realmente estou com pena dessa autora. Poxa, ela começou a série com FullMoon – Sussurros da Lua Cheia e terminou no volume 2 porque a revista que publicava teve que fechar.

Para continuar a publicar em outra revista ela teve que lançar com um novo nome: FullMoon – Contos da Lua Cheia. E com um novo titulo, veio também nova numeragem de edições. E chegou que, novamente no volume 2, a série sofreu uma parada (a revista que publicava a história foi cancelada).

Apesar do azar da autora com essa série, o mangá funciona da seguinte maneira. Os volumes de Sussurros da Lua Cheia conta a história de Marlo e Vicent, Marlo sendo meio sangue filho de vampiro com uma lobisomem e o Vicent sendo filho de vampiros. Por causa da mistura de sangue do vampiro com o lobisomem, fez com que Marlo, em lua cheia, ao invés de se transformar em lobo (como seria normal), se transformasse em mulher (quase uma Ranma 1/2). Para esconder o segredo fazem com que Vicent case com Marlo.
FullMoon - Sussurros da Lua Cheia vol. 1 e vol.2
O legal da edição é que as capas se completam formando uma unica imagem
(exemplar de acervo pessoal)
Apesar da lógica passar longe nessa sinopse (mas lendo o mangá e a explicação, até que pode-se tentar forçar a lógica dentro dos limites da imaginação japonesa, considerem isso quando forem ler), a editora Panini vendeu a série como um yaoi (para quem ainda não sabe, YAOI é um gênero de mangá que contem relação afetiva entre homens, podendo ter ou não sexo). Eu, particularmente, gosto de denominar o mangá como pseudo-yaoi, ou até mesmo um shoujo. Porque o romance mesmo praticamente só ocorre quando Marlo vira mulher.

Mas, tirando esse pequeno detalhe, os volumes 1 e 2 poderiam funcionar como vários contos pequenos em uma coletânea, que apesar de cada conto (aqui se referindo aos capítulos do volume) tratar uma história diferente, ela em segundo plano conta uma história linear. Um romance açucarado (então para quem não gosta de muitos floreios em romance, eu não indico esse mangá, porque como eu chamo muito, é mangá para menininha sonhadora mesmo).

FullMoon - Contos da Lua Cheia vol. 1 (Vicente na capa)
(exemplar de acervo pessoal)
A continuação de Sussurros de Lua Cheia são os dois volumes denominados Contos da Lua Cheia, onde já conta como se fosse uma 2ª temporada, depois do casamento de Marlo e Vicent. Segue a mesma linha de raciocínio dos volumes anteriores, mas aqui a história linear fica mais evidente. Nessa temporada entra personagens novos. E tecnicamente as edições de Contos de Lua Cheia não pedem obrigatoriamente uma leitura dos mangás de Sussurros da Lua Cheia, não tendo ganchos para entendimento completo da história. Ou seja, quem comprou apenas Contos da Lua Cheia, pode ler sem problema e sem se preocupar em ficar “voando” na leitura por não ter a 1ª temporada, digamos assim.
FullMoon - Contos da Lua Cheia vol. 2 (Marlo em forma de mulher na capa)
(Exemplar de acervo pessoal)
Então para quem gosta de romance fofo, açucarado e com pintada de yaoi e com personagens do meio sobrenatural (vampiros, lobisomens, bruxas) vai se divertir com esses 4 volumes. Série completa, já lançada pela Editora Panini (não há informações de que a autora tenha continuado em uma terceira editora).

PS: Por favor, não confundi com a série FullMoon O Sagashite lançado pela Editora JBC


Quero agradecer a Ag-kun pelo presente da  2ª temporada de FullMoon - Contos da Lua Cheia.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*