Deste de setembro do ano passado, não conclui nenhum livro, nenhuma leitura... Até tentei pegar alguns para leitura, sem êxito em lê-lo até o fim. Desisti. Mergulhei em conteúdos rasos, vazios da internet: vídeos bobos e sem conteúdo no YouTube, rolar feed sem propósito em redes sociais. Ler comentários aleatórios em postagens e curtir fotos e vídeos curtos. Só. E isso me causou mal. Me atacou ansiedade, e o principal: me frustou. Então veio o convite da Leitura da Dudis , sobre a leitura coletiva de O Anonimato de Ceci , livro nacional, um romance. Algo que eu precisava, e até então nem sabia. Aceitei e não consegui cumprir os prazos e até esqueci da discussão online. Minha vida tá um caos deste de antes da mudança de casa, confesso. Mas gostei da experiência de ler esse livro. E li em 2 dias!!! Preciso deixar claro que, diante do horário avançado, não li em 1 dia. Fui dormir às 4h da manhã tendo que trabalhar em poucas horas a seguir e por isso deixei a finaliz...
Deste de setembro do ano passado, não conclui nenhum livro, nenhuma leitura... Até tentei pegar alguns para leitura, sem êxito em lê-lo até o fim. Desisti. Mergulhei em conteúdos rasos, vazios da internet: vídeos bobos e sem conteúdo no YouTube, rolar feed sem propósito em redes sociais. Ler comentários aleatórios em postagens e curtir fotos e vídeos curtos. Só. E isso me causou mal. Me atacou ansiedade, e o principal: me frustou.
Então veio o convite da Leitura da Dudis, sobre a leitura coletiva de O Anonimato de Ceci, livro nacional, um romance. Algo que eu precisava, e até então nem sabia. Aceitei e não consegui cumprir os prazos e até esqueci da discussão online. Minha vida tá um caos deste de antes da mudança de casa, confesso. Mas gostei da experiência de ler esse livro. E li em 2 dias!!!
Preciso deixar claro que, diante do horário avançado, não li em 1 dia. Fui dormir às 4h da manhã tendo que trabalhar em poucas horas a seguir e por isso deixei a finalização dos 20% restante para outro momento. E o que isso nos diz, caros leitores? Diz que eu estava imersa e absorta com a narrativa!
Ceci é uma personagem cativante, inteligente, com respostas rápidas. É o tipo de personagem com personalidade, é daquelas que eu me identifico logo de início. Os outros personagens são tão cativantes quanto. Brianna e Conrado são essenciais para o equilíbrio da Ceci e evolução da mesma, principalmente a Brianna, o apoio que toda pessoa deveria ter. E por fim, temos o Murilo, o nosso Sherlock. Um homem educado de tirar o fôlego! Subiu a régua de relacionamento de muita leitora, com toda certeza.
Esses, meus caros leitores, são os personagens principais dessa narrativa. E a história se trata de Cecília, nossa franco-brasileira, herdeira de um talento maravilhoso, o mesmo do seu avô, um grande escritor em tempos áureos. Ela tinha a mesma ânsia de escrever e contar suas histórias, porém, tinha empecilho da sua própria personalidade: a timidez, não queria perder sua vida pessoal para os holofotes. Então, incentivada por seu querido avô, decidiu se tornar a autora "A Anônima".
Mas ledo engano quem achou que ia ser independente e que não ganharia o mundo! Seus livros rapidamente fizeram sucesso pelo país inteiro, chamando atenção de editoras que queriam publicar eles debaixo de algum selo literário. E assim, tentando se esquivar de qualquer coisa que pudessem revelar sua identidade e que garantisse ser a Anônima que só quer escrever seus livros, chegamos na atualidade da sua história.
O livro é uma trama bem amarrada, que trás reflexões além de um romance gostoso que evolui com o tempo. Nada rápido entre Cecília e Murilo, mas ainda sim intenso ao modo deles. É genuíno, é real. Também temos aventuras, afinal, Ceci, se já podemos ser íntimas para chamá-la assim, faz qualquer loucura para tentar ter um pouco de controle e manter, claro, sua identidade em segredo.
É uma narrativa de amadurecimento da Ceci em vários níveis. De acerto em relação ao passado para seguir a uma nova etapa da vida. É um livro que além de te prender numa história envolvente, uma escrita leve, também traz ao leitor momentos de introspecção quanto a nós mesmos, sobre coisas não acabadas que podemos ter deixado para trás e mais, algo que precisamos por um ponto final, que possa impedir superar e seguir em frente para algo maior em nossa vida. Além disso, a reflexão sobre a importância da privacidade em um mundo de redes sociais em que todos querem saber de tudo. Saber de cada detalhe do seu artista favorito, dos influencers etc. Será que é mesmo necessário toda essa exposição? Não dá pra fazer o que se gosta, e mesmo assim preservar a sua vida pessoal? É um equilíbrio que é muito valioso à Ceci e talvez deveria ser para mais pessoas. Nós revelamos muito para todos, mas as vezes, não conseguimos ser sinceros e reveladores para nós mesmos!
Recomendo muito esse romance, que pode ser encontrado no Kindle Unlimited. Vale a pena separar um tempo para a leitura, acredito que Ceci vai te cativar, como me cativou (e me lembrou o quanto eu gosto de escrever e criar para o blog). Obrigada Ceci, por despertar novamente meu desejo com a escrita.
Com amor,
Miaka Freitas
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*