Resenha || O Ultimo Bilhete

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, fevereiro 25, 2022

O final me deixou inquieta. Foi estranho e estrangulado. Sinceramente, também foi um alívio, por parte do que eu senti pela Laura. Para mim, a Laura merece coisas melhores em sua vida e ver esse final me deixa com uma centelha de esperança no peito de que isso poderia acontecer em um futuro. Ao mesmo tempo, me deixa angustiada pois só consigo imaginar esse futuro. Mas isso se assemelha um pouco ao que vivemos na vida: não sabemos o que o futuro nos prepara, só sabemos o presente. E esse livro mostra um pouco dessa filosofia também. 

O livro é como se fosse um recorte da vida do personagem, conta um pouco do passado, mas foca no presente e no cotidiano por um período curto de tempo e deixa o final em aberto, pois é uma vida ainda acontecendo. O que vai ser de Laura agora? É o que me deixa muito pensativa. E não falo desse final como spoiler, mas se você gosta de uma trama bem amarrada e se incomoda com coisas "incompletas", já digo de antemão que esse livro pode não ser para seu gosto. 

Enfim, não estou acostumada, também, a finais em aberto e me deixou inquieta. É angustiante não saber como aquilo vai impactar na protagonista. Sentir que as páginas acabaram e as duvidas que ficaram, é uma sensação de que algo foi arrancado de mim e fiquei sem saber... Algo como um término de relacionamento também - afinal, além de sentirmos saudade da pessoa que se foi, independente do motivo, sentimos ainda mais falta do futuro que idealizamos e não vai se realizar por motivos além do nosso controle. Sentimos saudade do que não acontecerá, pois pensamos sempre em como tudo seria com a pessoa ali. E esse sentimento, de perda de algo que aprendi a gostar, se estendeu quando terminei esse livro. Foi como terminar um relacionamento quando cheguei nas ultimas páginas. 

Área de Spoiler agora: 

Eu fico feliz com esse final e com os aprendizados e amadurecimentos de Laura. Ela não merecia ficar com Cesar, um homem que as vezes explodia em ira? Isso é um sinal vermelho, para mim. E parecia algo bem errado dele nessa relação. E mesmo Bruno sendo "perfeito" na juventude, o que ele fez não merecia perdão (novamente, minha opinião). Independente dos motivos. Queria que Laura começasse a se abrir de novo para o amor, mas que não fosse com esses 2 caras. 

Quebrou a cara 2 vezes, mas parece que agora se resolveu com o passado e perdeu o medo da frustração que temos a ver que os sonhos e futuro idealizado não vai se realizar por motivos além do nosso controle. Mas, sei lá, não consigo imaginar ela dando a volta por cima nessa naturalidade apresentada no final. Definida sua personalidade o livro inteiro, parece-me que ela vai se fechar de novo em seu casulo. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*