Resenha || Legend

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, outubro 26, 2020

O bom de distopias é que elas sempre são atuais. E com Legend  não pode ser diferente.
Engraçado que no meio da pandemia por um vírus, eu acabe lendo sobre uma Republica que sofre todo tempo com a Praga, principalmente em zonas periféricas. 

A parte um pouco decepcionante desse livro é que, para quem gosta de montar teorias, os acontecimentos do livro são bem clichês do segmento. Adivinhei muita coisa que iria acontecer na história. 

O livro tem uma leitura rápida e adorei a dinâmica de apresentar s história em 2 pontos de vista. Acompanhamos 2 protagonistas, Day e June, com realidades e convicções diferentes e que um infeliz assassinato une os dois. Por ter as 2 visões na narrativa, o leitor tem a chance de conhecer mais dos pensamentos e convicções de cada um, assim se aproximando de cada personagem. 

Eu realmente amei esse livro, mas funciona muito mais como um romance do que uma fantasia em si. A leitura flui rápido e não é maçante. Os personagens são carismáticos, principalmente o Day e não tem como não se apaixonar por ele.

Agora fica alguns mistérios nessa leitura. E eu vou comentar com algumas teorias, a partir daqui tem spoilers do livro, então siga por sua conta e risco. 

Eles tentam esconder a historia antes da Republica ser instalada. Porque? Ao que parece, todos as provas de antes foram destruídas e se alguém acha algo, tbm pode ser morto (literalmente a queima de arquivo). O pai de Day morreu assim, pelo visto. Os pais da June tbm foram mortos porque o pai dela descobriu sobre os podres do  próprio governo. Ele queria se demitir e morreu na mesma semana. Foi assassinato, mas fizeram parecer ser acidente de carro.

Já o Metias descobriu o que seu pai também havia descoberto, foi eliminado também. Mas ele deixou tudo pra June descobrir. E ela só foi atrás porque o Day já tinha pensado nisso e comentou com ela.

O outro mistério que ficou é porque enganaram o Day. Ele tirou a nota máxima da Prova, mas o registraram como reprovado e o levaram pra ser cobaia de laboratório. As pessoas acreditam que os reprovados na Prova são encaminhados para campos de trabalho, porem não é isso que acontece. Acredito que muitos reprovados não foram reprovados de fato, mas para não alardiar as pessoas, eles falam que foram reprovados. Inclusive, creio que usam quem alcança notas mais altas mas são de origem pobre, são investigadas e usadas como cobaias para tentarem descobrir alguma coisa, como melhoramento genético ou similar. 

As Colônias, também vistas como grandes inimigos da República, devem ser escondidas por algum motivo. Acredito que a história da republica em perder registros do tempo anterior a instalação da Republica é apenas uma farsa para controlar a população e não deixar as mesmas saberem de algo.

Creio que instalaram essa ditadura que chamam de republica e todos que não aderiram (as Colônias) são inimigos e perigosas pois podem trazer a tona o que tanto a República quer esconder. Em todo caso, espero que o segundo livro revele mais sobre a Colônia, pois há rumores que eles tem mais tecnologia e material disponível que a República, inclusive acredito que eles sejam o velho mundo, como conhecemos, onde tenha tudo que a República tentou esconder e dá fim. 

O pai do Day também estava achando pistas sobre um passado, confirmação de rumores e histórias que ele escutava. Nessa encontrou uma moeda de 5 centavos de dólar e o guardou em um medalhão que Day carrega. Essas investigações que o pai fazia deve ter o levado a morte. Espero que no segundo livro, essa parte seja mais explanada, assim podemos descobrir o que exatamente esses rumores que contam e a República quer abafar.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*