Resenha || Jujutsu Kaizen Vol. 1

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, outubro 12, 2020

Lançado em agosto pela Panini, esse mangá é mais uma aposta shonen de sucesso. 

Sinopse: Apesar do estudante colegial Yuuji Itadori ser muito forte, ele se inscreve no clube de Ocultismo. Certo dia, eles encontram um "objeto amaldiçoado" e retiram o selo, atraindo criaturas chamadas de "maldições". Itadori corre em socorro de seus colegas, mas ele será capaz de abater essas criaturas usando apenas a força física?! 
Esse mangá é o clássico shonen de formula para fazer sucesso. Um protagonista altruísta, que quer bancar o herói e salvar todos não se importando ao que vai acontecer consigo mesmo. Isso conquista os otakus, que vai querer acompanhar a história para ver a evolução do herói e ver ele aprendendo e se superando nos desafios. 

Mas não é só de formula pronta que se faz uma historia que merece ser lida. Também temos que ter um bom background para que a historia nao seja apenas o emaranhado de clichês shonens que os otakus estão carecas de saber. E esse mangá vem falar de uma escola para feiticeiros Jujutsu, que combatem as "maldições", são algo que lembram yokais / demônios, mas são nascidas de lugares que retém o medo e outros sentimentos negativos dos seres humanos. Eles se acumulam e dessas energias acumuladas, nascem as maldições. Nesse universo também há os objetos amaldiçoados, que também dá mais força as maldições que os encontram e incorporam. 

Os feiticeiros Jujutsu combatem essas maldições e reúnem esses objetos amaldiçoados para que possam neutralizar (destruir). E numa dessas buscas, o estudante Jujutsu  Megumi Fushiguro encontra O protagonista Yuuji Itadori onde eles queriam salvar os amigos de Itadori que estavam fazendo a burrice de abrir o selo (lacre) do objeto amaldiçoado que encontraram mais cedo naquele dia.

Para salvar todos, Itadori faz uma loucura que dá certo (não vou contar por motivos de spoiler) e isso muda completamente a vida dele. Ele passa a ter que estudar numa escola de Jujutsu e se tornar um feiticeiro. 

Particularmente eu gosto de historias que tem o background de ocultismo, magia e demônios. É algo que sempre estou atrás para ler e tenho acompanhado mais obras assim, e fiquei realmente curiosa sobre esse lançamento assim que eu soube. Fazia anos que eu não me interessava em voltar a comprar mangás e acompanhar os números na banca, mas Jujutsu Kaizen me fez querer voltar ao tempo da adolescência, que eu ia nas bancas procurar um novo volume, acompanhar site de editoras e de noticias etc. 

O mangá é bem desenhado, adorei o traço. As criaturas são bem criadas, lembram um pouco demônios e youkais. A história, como disse anteriormente, começa com o clichê do protagonista altruísta e metido a herói com a meta impossível no primeiro momento. Mas depois vai se aprofundando na narrativa do background e vemos que a história tem potencial para algo além dos simples clichês do gênero. 

Eu quero continuar lendo a historia e se vocês quiserem, posso trazer mais resenhas por volumes aqui no blog, é só pedirem. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*