Aqui estou tentando normalizar minha leitura e também as postagens nas redes sociais - em breve tudo voltará a normalidade de postagens e de arrumação na minha vida (risos). Enquanto esse dia ainda não chega 100%, eu vou tentando compartilhar como consigo as leituras e tudo mais dos blogs. Dessa vez eu venho trazer a resenha em vídeo do livro CEO Dinossauro, uma obra prima de monster romance para quem adora ler coisas absurdas mas bem escritas - como eu. Se gostaram, se inscreva no meu canal secundário, o Diário de uma Fujoshi , todas as resenhas em vídeo serão feitas por lá a partir de agora. Seja quadrinho ou livro, focando em leituras. E é isso. Espero que tenham gostado e deixa nos comentários aqui ou no blog, qual próximo livro para ler desse gênero ou outro mais inusitado que você já se deparou.
Hoje eu quero dá mais uma dica do que realmente fazer resenha de alguma coisa. Dessa vez eu venho falar de algo que tem me ajudado a fazer as resenhas e pautas do blog e canal.
Eu estou, deste da quarentena, fazendo anotações em um diário de leitura. Já vi que tem muitos modelos por aí, e muito blogueiro já falou dessa ferramenta, mas eu precisava dividir isso para vocês.
Eu não sigo um modelo específico da internet, acabei criando um modelo meu mesmo e está funcionando por enquanto. Eu quero pesquisar mais sobre essa ferramenta sim, e fazer adaptações no meu caderno, mas por enquanto, esse é o jeito que eu estou usando.
No início, eu pensei em usar meu fichário, assim ficaria mais fácil editar a ordem das folhas, incluir folhas e ir acrescentando anotações. Mas acabei fazendo em um caderno de matéria que eu tenho mesmo - eu sempre prefiro cadernos fechados do que usar um fichário, não sei porque.
Eu já fazia a organização de pautas do blog e canal nesse caderno, mas resolvi transformá-lo em algo melhor, fazendo registro das minhas pesquisas, citações e anotações das leituras, séries e animações que eu acompanho, registrando também para minha futura eu, quando eu pensar, por exemplo, em reler ou rever alguma dessas obras - afinal, quando a gente revisita uma obra, sempre tem uma mudança de olhar etc.
A primeira parte do caderno, eu separei para registrar a lista de leitura do ano. Com nome do livro/Hq, autor, data de leitura e avaliação com até 5 estrelas. Eu deixei uma matéria toda pra isso, pois acho que o caderno vai durar mais que apenas 1 ano - por ser um caderno de 10 matérias, tem muitas folhas.
A partir da segunda matéria, eu começo a fazer os registros de leitura. Faço um cabeçalho: nome da obra, autor, inicio da leitura, término da leitura, avaliação e aí as anotações. Decidi que ia fazer as coisas também com cores diferentes: citações de frases do livro eu vou registrar sempre em vermelho, e as anotações de cunho pessoal, impressões, teorias etc com a caneta convencional azul. Assim fica visualmente mais organizado e se eu quiser pegar citações do livro para a resenha, eu consigo identificá-las mais rápido.
Em todo caso, esse é um resumo de como faço meu diário de leitura, é simples, mas tem me ajudado a fazer mais texto, pesquisar mais e também a analisar alguns assuntos que eu não via de primeiro na leitura (ou seja, em breve vamos ter a volta de artigos além resenha).
Para quem é adepto a modernidades tecnológicas, há o site SKOOB, que é totalmente brasileiro, que faz esse papel de diário de leitura muito bem – inclusive funciona como uma rede social, promovendo interação com outros leitores.
E vocês? Tem hábito de registrar suas leituras? De fazer diário de leitura? O que vocês acham importante registrar? Seguem algum modelo de blogueiro?
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*