Papo da Miaka || Diário de Leitura

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, setembro 21, 2020

Hoje eu quero dá mais uma dica do que realmente fazer resenha de alguma coisa. Dessa vez eu venho falar de algo que tem me ajudado a fazer as resenhas e pautas do blog e canal. 

Eu estou, deste da quarentena, fazendo anotações em um diário de leitura. Já vi que tem muitos modelos por aí, e muito blogueiro já falou dessa ferramenta, mas eu precisava dividir isso para vocês. 


Eu não sigo um modelo específico da internet, acabei criando um modelo meu mesmo e está funcionando por enquanto. Eu quero pesquisar mais sobre essa ferramenta sim, e fazer adaptações no meu caderno, mas por enquanto, esse é o jeito que eu estou usando. 

No início, eu pensei  em usar meu fichário, assim ficaria mais fácil editar a ordem das folhas, incluir folhas e ir acrescentando anotações. Mas acabei fazendo em um caderno de matéria que eu tenho mesmo - eu sempre prefiro cadernos fechados do que usar um fichário, não sei porque. 

Eu já fazia a organização de pautas do blog e canal nesse caderno, mas resolvi transformá-lo em algo melhor, fazendo registro das minhas pesquisas, citações e anotações das leituras, séries e animações que eu acompanho, registrando também para minha futura eu, quando eu pensar, por exemplo, em reler ou rever alguma dessas obras - afinal, quando a gente revisita uma obra, sempre tem uma mudança de olhar etc. 

A primeira parte do caderno, eu separei para registrar a lista de leitura do ano. Com nome do livro/Hq, autor, data de leitura e avaliação com até 5 estrelas. Eu deixei uma matéria toda pra isso, pois acho que o caderno vai durar mais que apenas 1 ano - por ser um caderno de 10 matérias, tem muitas folhas. 

A partir da segunda matéria, eu começo a fazer os registros de leitura. Faço um cabeçalho: nome da obra, autor, inicio da leitura, término da leitura, avaliação e aí as anotações. Decidi que ia fazer as coisas também com cores diferentes: citações de frases do livro eu vou registrar sempre em vermelho, e as anotações de cunho pessoal, impressões, teorias etc com a caneta convencional azul. Assim fica visualmente mais organizado e se eu quiser pegar citações do livro para a resenha, eu consigo identificá-las mais rápido. 

Em todo caso, esse é um resumo de como faço meu diário de leitura, é simples, mas tem me ajudado a fazer mais texto, pesquisar mais e também a analisar alguns assuntos que eu não via de primeiro na leitura (ou seja, em breve vamos ter a volta de artigos além resenha). 


Para quem é adepto a modernidades tecnológicas, há o site SKOOB, que é totalmente brasileiro, que faz esse papel de diário de leitura muito bem – inclusive funciona como uma rede social,  promovendo interação com outros leitores. 

E vocês? Tem hábito de registrar suas leituras? De fazer diário de leitura? O que vocês acham importante registrar? Seguem algum modelo de blogueiro? 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*