Família Addams (Animação, 2019) || Crítica

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, novembro 04, 2019


Primeiro de tudo, quero recomendar. Achei divertido, não ficou algo bobo nem infantilizado (que é sempre algo que criticamos se acontecem adaptações, principalmente as atuais). 

O filme começa com o casamento de Morticia com Gomes Addams. A família Addams está sempre procurando novos lugares para morar, pois sempre entram em conflito com "humanos normais". Enfim, eles acham um antigo manicômio amaldiçoado que podem chamar de lar. O filme, então, tem um pulo de 13 anos, vindo para os tempos atuais, onde Feioso e Wandinha já nasceram e estão crescidos. 

O enredo gira em torno do condomínio residencial Assimilação - dito para ser a vizinhança perfeita. Quando o pântano em volta da mansão Addams é drenado, a mansão é revelada para seus novos vizinhos da Assimilação, o que incomoda demais a antagonista do filme. 

Particularmente adorei o nome assimilação, uma pista indireta para o que a antagonista quer realizar: um bairro onde tudo é igual, todos os cidadães tem seu papel e seguem todas as regras estabelecidas para todos serem praticamente um só pela comunidade (isso me lembrou um episódio de Rick e Morty da 2ª temporada que há um alienígena chamado assimilação onde transforma o planeta em  um ecossistema perfeitamente equilibrado, sem defeitos).   

Assimilar tem o significado de absorver e incorporar (uso, costume, técnica, cultura, modo de agir etc); ser absorvido e incorporado. E é isso que parece que vemos no condomínio Assimilação: todos sendo absorvidos e seguindo uma única ordem, um único caminho que está correto, todos agindo igual e obedecendo a antagonista. 

E é por isso que a esquisitice dos Addams incomoda tanto: pois a individualidade de cada um causa estranheza. 

Em pleno 2019 um filme como esse pode trabalhar a individualidade de uma pessoa e como isso pode incomodar a sociedade que o envolta. Isso pode parecer exagero, mas é o que vemos todo dia com o que acontece com minorias (seja comunidades negras, LGBT, ou algo ainda mais básico, como alguém de gostos e hábitos um pouco diferente do que o convencional). O ato dessa pessoa por si só já pode ser considerado um ato de protesto. E isso acontece com qualquer minoria em qualquer parte do mundo. 

Um filme que aborde essa temática de forma sutil e leve, até mesmo cômica merece ser assisto. Sei que o que eu penso e analiso sobre o filme pode não agradar fãs mais ávidos dessa franquia e pode nem ser o que pensaram de proposta ao filme, mas acho fantástico assistir algo e ter tantas entrelinhas para se trabalhar além do roteiro. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*