Resenha || O Estranho Caso do Yoda de Origami

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, janeiro 18, 2023

"Mas eu, tipo, odeio escrever. Isso é parecido demais com dever de casa. Ter que redigir um monte de cousas, fazer frases completas e tudo."
Esse livro é super divertido e me ganhou nas primeiras páginas. A narrativa tem estrutura de oralidade, escrito do mesmo jeito que uma criança conta a história para um amigo. E isso passa a veracidade que amei no livro. O jeito que foi escrito parece mesmo ter sido preparado por uma criança com muita imaginação fértil e lembra dos textos que eu escrevia lá no meu ensino fundamental, aos meus 8, 9 anos. E criou ainda uma aproximação maior entre eu e este livro.

"Se ela tivesse procurado 'admoestar' no dicionário, como acabei de fazer, talvez entendesse. A palavra possui dois significados. Um é aconselhar alguém. O outro é repreender alguém. Acho que o Doug ou o Yoda de Origami fez as duas coisas."
Acompanhamos um fragmento de vida do Tommy, que está em uma dúvida crucial no alto do seu sexto ano: chegar ou não na menina que gosta e convidá-la para dançar no baile da escola? E para seguir ou não o conselho que o Yoda de Origami do seu amigo Doug deu para ele, ele investiga a fundo todos os casos e conselhos que o Yoda já deu pela escola. E tudo isso, ele registra em um relatório minucioso e "cientifico" que é esse livro. 


Esse livro é infanto-juvenil e lembra um pouco os outros como Diário de Um Banana (um clássico para essa faixa etária). Simplesmente amei esse livro da Editora Sextante, porque ainda mexe com o misticismo do Yoda, que sempre aconselha em enigmas o jovem Luke. É divertido vê a "magia" que criam em volta dos conselhos do Origami de Doug e que se viraliza na escola. É bem coisa de criança dessa idade, que sempre vai criar lendas, histórias e coisas para sacudir a sociedade mirim que vive (como o caso do Queijo no Diário de Um Banana e as lendas urbanas que existiam na nossa escola, como a Loira do Banheiro - quem nunca se juntou com os amigos para tentar invocá-la num box de banheiro da escola?). 

Esse livro é divertido e para quem gosta do gênero, consegue ler em uma tarde. É bom para quem gosta sair de uma ressaca literária e ler algo mais leve. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*