Pular para o conteúdo principal

Então Eu Leio, Fanfics! – Descendência Olimpiana

Acomodados, tudo bem com vocês?

Eu estou super disposta.

Para quem não sabe que coluna é essa, eu anunciei o começo de uma nova coluna aqui no meu blog ontem, mas só lembrei de postar a primeira resenha hoje. Para ver o anuncio, é só clicar nesse link.

Primeiramente, quero dizer que, quando li essa fanfic, tinha apenas um capitulo postado. Novamente, venho com um texto escrito por um conhecido meu (mas as próximas serão as que vocês sugerirem a cada postagem). Segue abaixo a ficha da fanfic no site (com sinopse também).


Acontece que o autor dessa fanfic pediu muito minha opinião sobre a história que ele está escrevendo, e eu claro, fiquei a disposição para qualquer ajuda. E porque não trazer minha opinião ao publico que gosta de ler fanfic?!

Particularmente, tenho que dizer que essa fanfic não é 100% original, sendo inspirada no universo de outro livro: Percy Jackson. E também devo confessar que eu não conheço nada da história original, nunca li nenhum dos livros dessa saga. Mas estou sempre a disposição para ler, então, já prometi a mim mesma que qualquer dia que eu tiver mais folga entre os livros que eu tenho para ler (ou seja, talvez seja lá para 2015 somente) eu vou ler alguma obra de Rick Riordan. E a única coisa que vi do universo desse livro foi o filme Ladrão de Raios que fizeram, e particularmente não gostei desse filme (mas me parece que a maioria dos fãs da saga também odiaram a adaptação, então eu estou no rumo certo).

Eu soube também que todos os livros da saga dos olimpianos ganhou adaptação para quadrinhos, então se algum fã dessa saga tiver os links (ou os PDF) pode deixar nos comentários (ou na nossa coluninha do lado com os dizeres “deixe seu recadinho”) os links para eu fazer o download desses quadrinhos, porque agora sim eu fiquei interessada em ler (afinal, quando se fala de quadrinhos, eu já fico logo querendo ler). 

Mas deixando de lado toda essa conversa fiada, vamos falar da fanfic. 

A Fanfic, como o próprio livro que inspirou também começa, tem um garoto meio "problemático" que na verdade vai ser o grande bam-bam-bam da narrativa. Como todo garoto protagonista, esse também tem um amigo verdadeiro com problemas similares ao seu para lhe dá apoio em toda a história.  Por ser inspirado no universo de Percy, o Daniel também é um semideus, apesar de não saber disso e assim como Percy, tem um amigo Sátiro (para quem não é muito informado pela mitologia greco-romana, o Sátiro é metade homem, metade bode). Literalmente, parece com o que acontece no filme: Daniel é atacado por uma criatura mitológica, o Sátiro ajuda ele a vencer a criatura e depois é revelado que ele é um ser mais especial do que imagina: é o filho de um deus.

Também, não sei se foi homenagem do autor ou simples coincidência, a cena que se passa com Daniel lembra bastante aquela que Harry Potter, em A Pedra Filosofal, passa no zoológico (aquela, para quem não se lembra ou não sabe, o Harry estava visitando a ala de répteis, e por coincidência ou obra do destino, o vidro da parte onde vivia uma cobra sumiu, fazendo com que ela fugisse da jaula. E ela conversa com o Harry Potter antes de sair rastejando para fora do zoológico. E nessa cena o Harry descobre que pode falar com cobras).

Apesar, claro, dos comentários parecerem dizer que é quase tudo uma cópia da obra que inspirou a fanfic, não podemos claro se desprender do que é a fanfic: é se apoderar de uma obra original e reescrevê-la como se fosse você o escritor, dando sua versão aos acontecimentos ou apenas criar uma gama de personagens novos naquele universo criado pela obra original. E partindo do que seria esse o conceito de fanfic, essa faz juz, colocando personagens originais em um universo já criado por outro autor. Porém, é claro, vou esperar mais alguns capítulos passarem para enfim, dá um diagnostico completo se algo original vai ser mostrado.



Então, quem está gostando dessa nova coluna, deixe sugestões de mais fanfics para aparecer aqui. Se algum leitor também escreve fanfics, tenho o prazer de conhecer mais de seus trabalhos. O formulário está aqui em cima, é só preencherem com as informações e deixar o link direto para a fanfic, aonde ela esteja disponível. Por favor, é de suma importância deixar o link direto a história, pois meu tempo é relativamente curto para encontrar a fanfic indicada.

Adoro poder dizer que já temos mais duas indicações para as próximas postagens, mas para quem se lembra, essa coluna vai ser apenas a cada 15 dias, assim dá mais tempo para eu ler com calma e fazer a resenha.

Até a próxima, meus lindos acomodados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.