Pular para o conteúdo principal

Resenha em vídeo || CEO Dinossauro

Aqui estou tentando normalizar minha leitura e também as postagens nas redes sociais - em breve tudo voltará a normalidade de postagens e de arrumação na minha vida (risos). Enquanto esse dia ainda não chega 100%, eu vou tentando compartilhar como consigo as leituras e tudo mais dos blogs. Dessa vez eu venho trazer a resenha em vídeo do livro CEO Dinossauro, uma obra prima de monster romance para quem adora ler coisas absurdas mas bem escritas - como eu.   Se gostaram, se inscreva no meu canal secundário, o Diário de uma Fujoshi , todas as resenhas em vídeo serão feitas por lá a partir de agora. Seja quadrinho ou livro, focando em leituras. E é isso. Espero que tenham gostado e deixa nos comentários aqui ou no blog, qual próximo livro para ler desse gênero ou outro mais inusitado que você já se deparou. 

III Concurso de Contos: Roteiros Folclóricos

O III Concurso de Contos consiste em um concurso de roteiros amador, do gênero fantástico, que acontecerá dia 21/09/2014 no IX SAF, com premiação para o 1º e 2º colocados.

Regulamento
 01. Para o concurso serão apenas aceitos os roteiros em estilo conto, estando esse dentro do tema estabelecido no dia 21 de Setembro, por sorteio. Para facilitar o treino, serão liberados 6 pré-temas abaixo (o sorteio será de um desses temas):

1º Tema: Lenda do Boto. Com ambientação na ilha de São Luis, trazer a o Boto para a atualidade. Para quem não conhece a lenda, o resumo simples é: um boto cor de rosa, que durante as festas juninas, ele assume a forma de um homem bonito e conquistador e namorava com as garotas, engravidando-as ou afundando-as no rio. É a nossa lenda inversa da Sereia.

2º Tema: Cuca. A história também deve ser ambientada na Ilha de São Luis e passando a história na época atual. Para quem não conhece a lenda: A cuca é um hibrido com jacaré, que passa apenas uma noite dormindo a cada 7 anos. Ela seqüestra crianças desobedientes ao pai e mãe, principalmente aquelas que não vão dormir.

3º Tema: Boitatá. Ambientada na Ilha de São Luis e história passando na atualidade. O Boitatá tem várias formas, dependendo da região que conta a lenda. Usaremos a versão nordestina e norte: uma cobra ondulada de fogo, com olhos que parecem dois faróis e corpo transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando. O Boitatá também pode se transformar em tora em brasa, para queimar e punir quem coloca fogo nas matas. Quem se depara com o boitatá fica cego, pode morrer até ficar louco, assim, quem se deparar com a criatura, deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados.

4º Tema: Mula-Sem-Cabeça. É uma criatura solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça, possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço. Segundo o que contam, qualquer mulher que namorasse um padre, seria transformada em um monstro. O encanto poderia ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega.

5º Tema: Saci. O saci também tinha duas formas, a mais conhecida é influencia da mitologia africana, onde o saci é um negrinho, que perdeu a perna lutando capoeira. A lenda conta que o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos. Pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos, após essa captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo na garrafa. Os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos, e após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, quando morre vira um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

6º Tema: Curupira. A criatura é o protetor das arvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória, assustando-os com emissão de sons e assovios agudos. Outra trática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os “inimigos das Florestas”.

Todos os Contos serão com ambientação em São Luís, com personagens do nosso folclore e ambientados na atualidade.  As caracterizações, personalidades e rumo da história serão decididos pelo autor.

02. Os contos deverão conter 3 páginas.
03. O participante terá que fazer todo seu texto no local do evento, onde serão disponibilizadas folhas para rascunho, folhas de entrega do conto e uma ficha de inscrição no concurso. As inscrições serão apenas feitas no local do evento. Todo o conto para submissão no concurso deverá está escrito em letra de forma, legível.
04. O descumprimento de algum item acima resultará em eliminação do concurso.

Avaliação
01. Os contos submetidos ao concurso serão avaliados por dois jurados, seguindo três critérios abaixo:
* Norma: Avaliação e revisão dos contos dentro das novas regras ortográficas e se está de acordo com o vocabulário da Academia Brasileira de Letras.
* Narrativa: Será avaliado a capacidade do autor em prender o leitor, a coerência e coesão dos parágrafos. Avaliação do uso correto dos elementos da narrativa (personagens). O uso correto do gênero proposto pelo concurso, uso de clichês e detecção de plágio.
* Estrutura: Como está sendo estruturado o texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) O uso da 1º ou 3º pessoa corretamente. O uso de recursos no texto (elementos básicos).
02. Os critérios valerão de 0 a 10 pontos.
03. A nota final para classificação será a média desses três critérios.

Premiação
01. Será premiado o 1º e o 2º lugar, sendo que serão livros (divulgação em breve dos títulos).
02. A divulgação e a premiação do concurso será realizado no dia 21 de Setembro de 2014, no evento IX SAF .
Qualquer assunto não abordado neste regulamento será resolvido pela organizadora, J. S. Freitas

Contato
Jaciaras.freitas13@gmail.com (com o assunto “Concurso de Contos Folclóricos”).

Informações e regulamento completo: www.umsofaalareira.blogspot.com.br

Atualização 17/08: A data do evento foi mudada para 21 de Setembro, domingo. O local do evento também teve mudanças, sendo situado agora no CERGEL, localizado no Canto da Fabril. Mais informações do IX SAF no link

BLOGS APOIADORES 
Quer ser um blog que apoia o Concurso de Contos? Mandem o e-mail para jaciara.freitas13@gmail.com e explicamos o que tem que fazer!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como cachear o cabelo das suas bonecas || Colecionáveis

Oi fãs de bonecas! Como prometido na postagem anterior, a que falei como retirar o frizz do cabelo de uma boneca, eu fiquei de ensinar outro macete fácil para vocês: como cachear o cabelo de uma boneca. Lembrando que esse tutorial é mais para bonecas com o material de cabelo como os da barbie, monster high, ever after high e afins. Algumas bonecas que tem fios diferentes pode não funcionar, como as Midori vendido na Americanas. Assim que eu tiver alguma boneca com cabelo d fibras diferente dessas que uso pro tutorial, eu vou fazer outro tutorial destinado para elas (eu ainda não tenho uma Midori, mas já prometi para o pessoal do grupo Midori que encontraria um jeito de cachear assim que eu conseguisse ter a minha, e a promessa se repete aqui!).  Então, se lembram dessa foto mostrada na postagem anterior sobre cabelos?  Essa foto é nosso ponto de partida do porque eu tenho tanta vontade de aprender a cachear o cabelo de uma boneca. Após a lavagem completa dessa bon...

Resenha || Romaria

Retratando o sertão brasileiro, Romaria é uma história em quadrinhos em volume único de autoria de Jun Sugiyama e Ilustrada pro Alexandre Carvalho. Foi lançada primeiramente em forma independente em 2018 e já ganhou prêmio.  Ele trás um pano de fundo de baixa fantasia misturando regionalismo, retratando a seca no sertão nordestino trazendo várias pautas para discussão, como a seca e a riqueza e poder que se concentra na mão de poucas pessoas.  A história conta sobre Cordélia e sua avó, que vivem a seca do sertão – e quando sua avó adoece por falta de água, ela sai em peregrinação atrás de uma gota para sua avó ficar bem. A historia é curta, mas é riquíssima de detalhes e abre discussões válidas, principalmente nos dias de hoje.  Eu amei o traço, o quadrinho é bem desenhado e cheio de detalhes, sendo seu interior preto e branco. E o legal é Cordélia gostar das histórias de heróis que sua avó conta e se ver como uma em sua romaria atrás do líquido. É como se isso a inspiras...

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.