Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Garota Tempestade


“Ele sorriu, e meu coração falhou em oito batidas seguidas. Ou eu estava me apaixonando por  aquele cara ou tendo uma arritmia.”

O livro conta com muitas citações (deste de musica a outras obras), eu também acho que a nossa resenha terá algumas citações e passagens do livro.

Garota Tempestade conta a história de Jane True. Uma garota adolescente que, a primeira vista, parece totalmente normal, mas que esconde um segredo que nem ela sabe. E para isso tem sua vida, que é rodeada de exclusão e acontecimentos trágicos ser virada em 180º graus ( ou para os menos nerds, de ponta cabeça).

Jane é uma garota mágica. Irônica, engraçada, bonita, digamos até atraente, e domina elemento natural: a água. O que? Isso é super normal, eu também domino o fogo e posso queimar sua casa. Deixando a brincadeira de lado, é isso mesmo que você está pensando: Garota Tempestade é mais um livro de romance sobrenatural.

Mas diferente de muitos que você pode ver na estande da livraria, Garota Tempestade me ganhou logo de cara e me fez devorar o livro inteiro rapidamente. Jane é capaz de nos seduzir e ser realmente deliciosa com suas falas e situações, que por mais que foram trágicas em sua vida, ela consegue lidar com tudo de seu jeito humorado.  

“Talvez fosse a encarnação do Prozac vindo para me levar para casa.”

Agora vamos destrinchar algumas coisas da obra.

A Jane, assim como outra personagem já conhecida aqui no blog e por muitos leitores, também tem uma libido bem saidinha que (pasmem!) até conversa com ela. Sim, senhores leitores, estamos falando da Anastasia, a nossa protagonista sem sal e sem coordenação motora do livro Cinquenta Tons de Cinza. Só que, diferente da libido de Ana, intitulada Deusa Interior, a Jane tem uma irônica (em nível máximo) e aturável (e bem engraçada) libido. E, nossa, como ela tem razão em várias partes da história, principalmente quando um vampiro bonitão aparece na vida da “encalhada” Jane.

 “De minha parte, eu preferia ser apresentada de uma só vez aos quatro cavaleiros do apocalipse, numa casa de swing, do que ser apresentada a ele.”

Jane também não é apenas uma protagonista onde faz os homens do mundo sobrenatural a notar e querer para si, como também é uma heroína. Afinal, para quem está cansada de garotinhas que esperam o cavalheiro e príncipe encantado vim salvá-las em seu cavalo branco, esse é o livro do ano. 

“Você consegue dar conta de qualquer coisa que aparecer pelo caminho, Jane True. Pensei. Deste que tire a porra desses sapatos ridículos.”


Garota Tempestade é um livro que você devorará quando o tiver em mãos. De uma nota de um a dez, eu daria um 13 por ser algo que realmente conseguiu pegar algo bem comum no nosso mercado literário (romance com criaturas sobrenaturais) e fazer algo diferente, o que deu um destaque a mais a essa obra que a Editora Valentina trouxe para o Brasil. Foi o primeiro livro da editora que eu tive a oportunidade de ler, e se todas as outras obras que a editora trouxer para o Brasil seguir a mesma trajetória, eu realmente me tornarei uma fã dessa editora. E já da coleção Garota Tempestade, não vejo a hora de ler o segundo. 

PS: E essa capa então? Primeiramente tive a impressão que o livro seria uma literatura mais infantil do que juvenil, mas estava redondamente enganada. Mas não é a primeira vez que eu sinto isso quando vejo um livro (seja pelo conjunto titulo e capa). Se alguém lembra da obra A Princesa com os Olhos de Gato, também tive esse pequeno julgamento. E acrescentando ainda mais um fato sobre o livro, assim que eu peguei em mãos, achei que o titulo não combinava em nada com o que seria o assunto, até o achei confuso. Mas vai por mim, o livro e o termo de Jane ser completamente deliciosa é a mais pura verdade. 

Garota Tempestade - Nicole Peeler 

Palavras-chaves
Garota Tempestade Nicole Peeler 
Jane True 1 
Editora Valentina
Romance Sobrenatural 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.