Pular para o conteúdo principal

O sucesso das Webcomics



Com o estouro da internet na década de 90 e seu rápido crescimento nas décadas seguintes, hoje já não se imagina a vida sem um computador. E com esse crescimento e acesso facilitado a informações, se construiu um cenário com uma facilidade de acesso a informações de publicações, divulgações de projetos e tudo que se possa imaginar. E assim começa também a se pensar em webcomics. 

Suas publicações são inteiramente na internet (por isso chamados quadrinhos onlines, dãaan). Também existe as versões digitais de quadrinhos famosos e consagrados. É uma forma independente, econômica, ecologicamente correta (risos) e com um rápido retorno para muitos autores, já que as publicações podem ser rapidamente “viralizadas” se tornando cada vez mais popular. 

Muitos trabalhos brasileiros podem ser vistos e conhecidos de forma online e já são bem famosos na interenet e vale a pena citar alguns trabalhos: 



Um Sábado Qualquer: tirinhas produzidas por Carlos Ruas com passagens bíblicas e outras situações com Deus e demais personagens bíblicos. Altamente confiável (ou não), toda tirinha publicada semanalmente lhe faz morrer de gargalhadas.
Puny Parker: Do autor Vitor Cafaggi, feito em apenas 2 temporadas conta a história de infância do Peter Parker, conhecido também como Homem Aranha. Disponivel para download, podem ser vistos no site do autor.

Combo Rangers: Surgiu como uma webcomic no site Combo Rangers, após isso teve revistas publicadas pela JBC e Panini e então entrou numa fase “obscura” onde ficamos sem as publicações. O autor retornou em 2013 com uma edição publicada pela JBC por meio do financiamento coletivo e após isso promete mais duas edições anuais e quadrinhos novamente no site.

Alguns não são tão conhecidos do publico e até mesmo eu apenas fique sabendo após algumas indicações ou pesquisando sobre o fato na internet, dentre elas quero citar: 

A Revolta!: Lançado primeiramente capitulo por capitulo numblog, em 2014 ganhou uma versão impressa de mais de 200 paginas, e isso foi possível por causa do financiamento coletivo. Ainda disponível os capítulos no blog, também podendo adquirir o exemplar para sua coleção. A história é começa com cinco amigos bebendo num bar, quando escutam uma noticia que ninguém esperava. O resto em breve numa resenha aqui no blog. 
 
Bolo do Espaço: situada em 2050, é uma história de um menino de bigode branco que viaja ao redor do universo, tudo para encontrar ingredientes para uma lendária receita. Os episódios são lançados a cada duas semanas, podendo ser visto no site.




Espero que gostem das sugestões! E em breve, para comemorar a ultima semana da #MaratonaDoQuadrinhoNacional vamos contar nossas impressões sobre Combo Rangers e A Revolta!. Duas grandes obras no mercado nacional de quadrinhos! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.