Pular para o conteúdo principal

Resenha em vídeo || CEO Dinossauro

Aqui estou tentando normalizar minha leitura e também as postagens nas redes sociais - em breve tudo voltará a normalidade de postagens e de arrumação na minha vida (risos). Enquanto esse dia ainda não chega 100%, eu vou tentando compartilhar como consigo as leituras e tudo mais dos blogs. Dessa vez eu venho trazer a resenha em vídeo do livro CEO Dinossauro, uma obra prima de monster romance para quem adora ler coisas absurdas mas bem escritas - como eu.   Se gostaram, se inscreva no meu canal secundário, o Diário de uma Fujoshi , todas as resenhas em vídeo serão feitas por lá a partir de agora. Seja quadrinho ou livro, focando em leituras. E é isso. Espero que tenham gostado e deixa nos comentários aqui ou no blog, qual próximo livro para ler desse gênero ou outro mais inusitado que você já se deparou. 

[Colecionáveis] Como limpar uma Action Figure

Esse post era para ter ido ao ar dia 26/10. Desculpe o incoveniente, fiquei sem tempo de finalizá-lo mas agora está aqui para vocês, com apenas duas semanas de atraso. 



Caríssimos leitores do Um Sofá, vocês sabem como sou péssima para criar nome de coluna. Essa é a nova coluninha que (não terá uma periodicidade, porque eu não tenho muita criatividade para sempre trazer um assunto), mas vou explicar sempre “Como...” alguma coisa. (ex: Como cuidar de seu cachorro, como pular um muro sem se machucar, como desativar uma bomba, essas coisas simples).

Creio que nunca falei de Action Figure aqui no blog, mas quando elevamos nosso vicio a outro nível, começamos a colecionar também as figures dos nossos personagens favoritos (pelo menos a maioria nerd e o pessoal de TheBig Bang Theory).

Então, sinceramente, estou meio perdida para começar a escrever aqui, mas agora vamos falar sério e começar o assunto em pauta. Quero deixar claro que é isso que eu acho sobre dado assunto, mas nem todos os colecionadores pensam da mesma forma. 

A escolha de uma figure é importante, não pode ser qualquer uma. E o que pode pesar na decisão é o material, isso por dois motivos básicos: finalidade e limpeza. Além da riqueza de detalhes, o material certo pode oferecer é a diferença de preço e durabilidade da peça. 

Não é muito difícil ter crianças com a maior curiosidade de por as mãos em um exemplar da sua coleção ou até mesmo alguém presentear uma criança que ainda não tem a consciência plena que se derrubar uma Action Figure de resina, poderá rachar, tirar lascas de tinta, machucar alguma parte ou até mesmo partir a figure no meio. Uma de PVC/ ABS terão peças pequenas e uma fragilidade relativamente maior, que podem ser desmontados e ganhar avarias de peças minúsculas quebradas (e quem já lidou com esse tipo de material, sabe que não é uma simples cola superbond que concertará o estrago feito). No caso de vinil e similirares, tem a textura e aparência borrachuda (como os brinquedos de criança pequena), esses são fáceis de lavar, de cair e de ter uma resistência maior (se assim como eu, você for um desastrado, opte por uma figure assim). 
Da esquerda pra direita: Chumbo, Resina, PVC, Vinil.
 A limpeza especifica para cada action figure deve ser determinada quando se tem em mente que tipo de material a mesma foi produzida. 

*As maiorias das coleções ficam em armários totalmente fechados esses só um pano seco pode ser utilizado para tirar a poeira. Os que não são retirados da caixa, não estão sujeitos a sujarem, mas podem amarelar com o tempo. 

*Se tem guardados em prateleiras, o cuidado é redobrado, poeira e outros invasores podem amarelar e danificar sua peça. 

1 – Peças de chumbo e resina: podem ser limpadas com pano seco. Umideça um pouco o pano, caso tenha manchas e contato com bichinhos, como pernilongo. 

Figure de Vinil e PVC amareladas por causa do tempo
2 – Peças de PVC/ABS: podem ser deixadas de molho por pouco tempo em água corrente, para não ter risco de perderem a cor, com isso um simples pano é eficaz para tirar manchas. 

3 – Peças de Vinil e outro material mais borrachudo: esses ficam mais difíceis de retirar certas manchas apenas com pano úmido, além de contar com ranhuras e um amarelamento maior com o tempo, é preferível utilizar também uma escova de cerdas bem macias (uma escova de dente é melhor por ser pequena e alcançar lugares mais estreitos). Sabão neutro também pode ser usado. Recomendo lavar com sabão, porque com o tempo o material pode ficar grudento (como se tivesse derretendo), mas isso é pelo contato com poeira, que pode ser revertido sem nenhuma danificação utilizando sabão em sua limpeza. 

PS: Não utilize alvejantes, água sanitárias, álcool (pode danificar cores e resecar o material), ou nenhum outro material de limpeza. Exceto sabão neutro em casos extremos.
 
  Vejamos a limpeza de uma Action Figure feita de Vinil:
Cedido pela Hikari
 - Retirar o grosso da sujeira (poeira), deixando ele em agua corrente. 
 
- Após isso, se ainda tiver sujo em lugares de dificil acesso ou, como citado ateriormente, estiver grudendo, use uma escova de dente e sabão neutro para limpar todos as ranhuras e lugares de dificil acesso, pode ser utilizado também um cotonete, por causa da melhor facilidade e impede de arranhar mais ainda a figure. 
-Prefiro enxugar logo as peças, para que não venha ficar umida. Eu as enxugo com papel toalha, é facil para alcançar partes de dificil acesso e o papel toalha tem uma otima absorção. Caso você não quer secá-la com uma toalha ou papel, aconselho deixar pegando um vento na sombra. Lembrando sempre que o sol reseca a figure, mantenha em um local arejado e longe da luz. 
 
Gashapon do Anime Bleach, cedido pela Loja Hikari para a produção dessa matéria. Lembrando que a Loja Hikari está com promoção de queima de estoque dos dias 15 a 25 de novembro, e isso inclui as Action Figures e gashapons do estoque. Que tal aumentar ou começar sua coleção?!
  
Espero que comentem o que gostaram, o que não gostaram e segerem assuntos para as próximas colunas do "#Como..."

Comentários

  1. Achei bem legal a coluna, ainda mais mostrando como limpar itens de coleção tão delicados. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, realmente esses itens são bem delicados e muitas vezes vc gasta caro para uma coisa de pessima durabilidade ou então acontece algum acidente em uma má higienização.
      Espero que volte sempre e fique ligado nessa nova coluna. E dê sugestões também!

      Beijinhos =*

      Excluir
  2. Gostei, bem interessante mesmo pra gente como eu, colecionadores de figures hehe ;)
    Odeio quando os meus são contaminados por poeira, dá muito aqui... -__-
    Deu até vontade de limpar elas, mas fica pra outra ocasião X)
    Bem legal mesmo a matéria, parabéns! :)

    Sugestão para o próximo: Como não ser incoveniente em Eventos de animes (com cosplayers, convidados, blá blá) XD haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aldinho.
      Poeira é uma incoveniencia em qualquer coleção mesma. Limpe logo XD
      Sugestão anotada. Visite novamente o blog, principalmente semana que vem que terá postagem sobre o Matsuri 6 que aconteceu dias 9 e 10 de novembro.
      Até mais.
      Beijinhos =*

      Excluir
  3. Olha só, você tem também o Darth Vader daquela coleção Chess Star Wars. :)

    Por acaso a pintura do seu Vader continua em bom estado? O meu começou a apresentar sinais de perda de cor nas perna. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu continua em bom estado, Marcel. Até limpei ele por esses dias com um pano úmido e não notei sinal da tinta saindo.
      Mas depois desse aviso, estarei vendo isso mais detalhamente!

      Beijinhos =*
      Volte Sempre!

      Excluir
  4. Eu tenho um Dutch (Extraction) e um Hartican da neca e eles ficaram com esse aspecto gorduroso.
    Procurei até o inferno o material (na caixa não tinha, mas parece que é pvc.
    Fiquei com medo de tacar na água e passei um cotonete com água pura e eles terminaram pretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, será que não foi o fato de usar água pura? Se tiver usado água destilada ou similar, pode ocorrer sim de mudar o material, como oxidar etc. Já acidentei coisas folheadas de metal com água oxigenada e a aparência final foi horrível, oxidou, corroeu e escureceu.
      Tenha cuidado, e é melhor fazer um teste em um pequeno pedaço da peça antes de usar algum produto nos objetos!

      Beijinhos =*

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*

Postagens mais visitadas deste blog

Como cachear o cabelo das suas bonecas || Colecionáveis

Oi fãs de bonecas! Como prometido na postagem anterior, a que falei como retirar o frizz do cabelo de uma boneca, eu fiquei de ensinar outro macete fácil para vocês: como cachear o cabelo de uma boneca. Lembrando que esse tutorial é mais para bonecas com o material de cabelo como os da barbie, monster high, ever after high e afins. Algumas bonecas que tem fios diferentes pode não funcionar, como as Midori vendido na Americanas. Assim que eu tiver alguma boneca com cabelo d fibras diferente dessas que uso pro tutorial, eu vou fazer outro tutorial destinado para elas (eu ainda não tenho uma Midori, mas já prometi para o pessoal do grupo Midori que encontraria um jeito de cachear assim que eu conseguisse ter a minha, e a promessa se repete aqui!).  Então, se lembram dessa foto mostrada na postagem anterior sobre cabelos?  Essa foto é nosso ponto de partida do porque eu tenho tanta vontade de aprender a cachear o cabelo de uma boneca. Após a lavagem completa dessa bon...

Resenha || Romaria

Retratando o sertão brasileiro, Romaria é uma história em quadrinhos em volume único de autoria de Jun Sugiyama e Ilustrada pro Alexandre Carvalho. Foi lançada primeiramente em forma independente em 2018 e já ganhou prêmio.  Ele trás um pano de fundo de baixa fantasia misturando regionalismo, retratando a seca no sertão nordestino trazendo várias pautas para discussão, como a seca e a riqueza e poder que se concentra na mão de poucas pessoas.  A história conta sobre Cordélia e sua avó, que vivem a seca do sertão – e quando sua avó adoece por falta de água, ela sai em peregrinação atrás de uma gota para sua avó ficar bem. A historia é curta, mas é riquíssima de detalhes e abre discussões válidas, principalmente nos dias de hoje.  Eu amei o traço, o quadrinho é bem desenhado e cheio de detalhes, sendo seu interior preto e branco. E o legal é Cordélia gostar das histórias de heróis que sua avó conta e se ver como uma em sua romaria atrás do líquido. É como se isso a inspiras...

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.