Pular para o conteúdo principal

[Resenha] Enigma

Ao quem vencer o jogo fica a gloria em estar vivo e tomar o lugar do Enigma.
Aos que perderem só resta a morte.
Não há escolha. É só a luta pela sobrevivência.

Sinopse: Conta a história do estudante colegial Sumio Haiba, com uma interessante habilidade: ao dormir, ele escreve premonições do futuro escritas em seu “Diário dos Sonhos”. Com essa habilidade, Sumio ajuda pessoas com seus problemas antes que eles acontecem. Mas sua vida muda completamente com a chegada de uma entidade maligna chamada Enigma. E agora ele e seus amigos ficam presos na escola e são obrigados a participar do e-test, onde terão 72 horas para desvendar enigmas e passar por provações para poderem sair da escola com vida.

Li já faz algum tempo por meio de scans e acho que foi o único mangá que li completo por meio de scans (sinceramente tenho quase um ódio a ler no PC, mas as vezes é preciso). E lembrei recentemente dessa obra com o novo lançamento da JBC: Rabbit Doubit.

(foto retirada da web)
Esse é um mangá que nunca chegou no Brasil, mas se um dia vier ao país deve ser pela editora JBC, mas só acho. É porque, por ela lançar Another, Mirai Nikki (Diário do Futuro), Prophecy, Jogo do Rei e agora Doubt, creio que Enigma faça o perfil da editora.

Enigma conta a historia de Haiba Sumio, estudante de ensino médio (o que já é o clichê de anime), mas diferente dos demais estudantes ele tem uma habilidade incomum. Ele ocasionalmente cai no sono e acorda com premonições do futuro escritos em seu “diário dos sonhos”.

Até então ele utilizava o dom para ajudar as pessoas, mas tudo muda quando uma entidade maligna nomeada Enigma recolhe alguns alunos com habilidades especiais como o Sumio e os trancafia no prédio da escola em um jogo mortal. O jogo tem o nome de e-test e dura 72h. Possui vários desafios, enigmas e provações.
Este é a entidade Enigma
(foto retirada da web)
(foto retirada da web)
Eu gosto de dividir a obra em duas fases (ou temporadas, como você achar melhor), pois aonde normalmente terminaria o mangá (na concepção do leitor) você percebe que é bem assim. Numa comparação grotesca, é como em Death Note, onde acontece uma “segunda temporada” depois da morte do L.


No final, eu sinto como se algo faltasse para o fechamento da história, como se o final tivesse sido forçado ou até mesmo que aquela história não terminasse ali. Mas como a história como um todo, é cheia de suspense e surpresas. Então para quem gosta de surpresas, reviravoltas e suspense, esse mangá é a pedida certa para sua leitura. 

Comentários

  1. "No final, eu sinto como se algo faltasse para o fechamento da história, como se o final tivesse sido forçado ou até mesmo que aquela história não terminasse ali"

    Essa sensação se dá ao fato de que o manga realmente foi cancelado no Japão, já que quase não recebia votos na Shonen Jump

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que triste. Não sabia que o mangá fora cancelado. Ele era bem legal mesmo.
      Mesmo assim até que o final foi legal, comparando a situação de finais forçados em outros mangás que tiveram a mesma história de cancelamento...
      Obrigada por adicionar esse fato, Luysin!

      Beijinhos =*
      Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha || Coven

Vigiada por Lucifer; Requisitada pelo demônio;  Nascida e forjada para a vingança!   Esse livro tem tudo que eu gosto em uma fantasia, o que me chamou atenção e curiosidade logo de cara. Tem bruxas, um coven, hospedeiros (que parecem mais como vampiros/demônios). E uma sede de vingança da nossa protagonista.   O livro me prendeu e eu li tudo numa velocidade absurda – ele realmente rendeu uma boa diversão. Fazia um tempinho que não lia algo que me divertisse tanto assim. Porém, senti que o livro ainda precisa de mais um trabalho nele. Como dizer isso?  Quando a gente para para analisar o enredo,  história, vemos que tem pequenos detalhes que fariam uma boa diferença para a experiência ser ainda melhor. Mas nada que impacta tanto na primeira leitura. Temos a Willow como protagonista, alguém que fora forjada para um futuro escrito em vingança — mas que nem sempre sabe o que está fazendo ou traçando um plano, apesar de sempre nos lembrar que deveria...

Abominável || Crítica

Eu não ia nem falar desse filme, porém me deu um estalo quando comecei meu texto sobre a Família Addams (animação, 2019) . E fiquei pensando que esse filme fala sobretudo sobre como as aparências podem enganar.   Começando pelo próprio Yeti que no inicio do filme parece um monstro abominável, raivoso e agressivo e se mostra um filhote amigável e muito gentil. A bióloga é outra que nos surpreende. Na verdade todos os personagens nos surpreende em algum nível sendo que sempre vão derrubar algum pré-conceito que estabelecemos no início do filme.  O filme tem um gráfico lindo e encantador, cheio de paisagens lindas e de tirar o folego. Tudo bem feito que combina com o filme e a jornada do grupo. E antes de tudo essa é uma jornada de auto conhecimento e descoberta, de amadurecimento dos personagens, principalmente da protagonista que precisar superar o luto. 

Resenha || Corenstein

Tirinhas simples do codidiano da autora. Mostra que o humor ta em pequenas coisas e momentos da vida.  Ela, em seu primeiro volume, trás varias tirinhas aitobiograficas mas que falam muito com a gente. São coisas comuns de cotidiano, que acabam causando uma identificação  rápida com o leitor e arranca boas gargalhadas.  Além disso, a obra conta com falas e entrevistas da autora enquanto ela publicava e escolhia as tirinhas. O mais interessante é que ela começou a investir em criar tiras para a internet no inktober, quando vários artistas tiram o mês para desenhar 1 desenho por dia durante o mês de outubro. Achei fenomenal como esse projeto sempre está incentivando e inspirando artistas do mundo inteiro e fazendo criar coisas fantásticas.