Young Editorial || Editora 'jovem' mas prematura

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, janeiro 13, 2016

É com muito pesar (e um pouquinho de irritação também) que venho dizer nesse blog que a parceria com a nova editora, a Young, a qual anunciei semana passada como parceira nova lá na fanpage, acabou de desfazer a parceria com todos os seus blogs parceiros.


Acho que muitos que acompanham de perto as redes sociais de blogueiros e editoras podem ter olhado algumas postagens insatisfeitas dos mesmos. Mas se ainda não olhou nada, não se preocupe, eu irei explicar por alto o que aconteceu entre o dia de segunda e ontem (11 e 12 de janeiro).

A editora começou a trabalhar com campanhas de divulgação, algo normal no meio dos blogueiros literários. Nós mesmo do Um Sofá já participamos da Campanha da "Promessa da Rosa" e do "Guardião" ano passado. Acontece que a editora dividiu para ser postagens diárias e fracionadas sobre o livro e diferente dessas outras que já participamos, que visava postar coisas matérias mais completas e diversificadas (como entrevistas e outros atrativos), a programação da Young era meio cansativa e ao meu ver - e de muitos outros blogs - isso estava repercutindo negativamente, em vez de ter um resultado positivo. Afinal, um leitor que vê a mesma coisa o tempo todo vai se cansar fácil do produto em questão, não é verdade?

Então, além dessa pequena falha, o conteúdo dado para as ditas postagens da campanha eram passado em cima da hora. E acho que vocês que acompanham meus projetos a um tempinho sabe que eu gosto de trabalhar com resenhas e outras matérias de divulgação de forma agendada e muita das vezes acabo agendando um mês inteiro de atividades (por exemplo, nesse momento eu parei de agendar tudo para fevereiro para escrever isso para vocês). Eu mesma não fico todo dia postando direto na fanpage do blog, fazendo matérias, nem nada. Eu simplesmente separo um dia da semana dedicado exclusivamente as coisas do blog. No meu caso, o domingo.


E isso começou a pesar quando a editora começou a querer cobrar o preenchimento de formulários como se fosse uma chamada de escola para os parceiros. Algo que até hoje, em 4 anos de Um Sofá À Lareira, eu vi acontecer seja com autor parceiro seja com editora parceira. Isso foi o estopim para uma longa discussão no grupo dos parceiros, já que muitos se sentiram pressionados a ter quase uma dedicação exclusiva para essa nova parceria e que denotava bastante tempo para isso. Exagero mesmo da editora.

E quando as coisas pareciam que iam melhorar e que escutariam nossas dicas e reclamações, uma das vozes da editora simplesmente postou outro tópico que causou mais reboliço. Em seu texto ela fala que "para blogueiros que não sabem trabalhar em campanha". Isso ofendeu muitos ali no grupo. Há quem disse que a mesma em seu perfil pessoal também criticou os blogueiros em geral e jogou indiretas, mas eu não sei nada disso e não entra no mérito o que ela pensa ou não dos blogueiros e sim as palavras usadas para algo que seria uma parceria de sucesso.

Isso causou ainda mais irritação e muita gente saiu do grupo após. Mas ainda não havia acabado por ai. Após as sugestões e discussão nesse tópico, ela abriu outra postagem para colocar regras, onde obrigava que a resenha ainda fosse postada no Skoob. Eu mesma detesto colocar meus textos em redes sociais, já que não tenho um controle efetivo contra plágio. Não tenho controle mesmo com o blog que tem bloqueio para seleção e outras ferramentas para copias, mesmo assim aqui ainda é mais seguro que as redes sociais. Afinal, se publicado em forma publica, qualquer um acha que pode copiar e tratar aquilo como seu.








Eu reclamei e muita gente reclamou atrás. E no fim, mesmo tornando depois isso opcional, a representante da editora disse que a dona resolveu acabar de vez com parceria com qualquer blog que seja pois já estava acontecendo fofocas e reclamações em público. Já eu defendo que toda discussão é válida deste que se tenha respeito em sua argumentação e isso serve de crescimento para ambas as partes. Agora se não sabem lidar com críticas e com pessoas, é triste essa situação. Não vi em nenhum momento blogueiro algum atacando, ameaçando nem tratando mal ninguém da editora, apesar de uma das porta-voz soar arrogante e agressiva em alguns comentários. Pode não ter sido intencional, mas para lidar com o público todo cuidado é pouco na forma de falar e escrever e isso você tem que aprender independente da área de atuação, pois é uma lição de vida, afinal você vive em sociedade e não sendo um eremita solitário dentro de uma caverna no alto do monte Everest.

Infelizmente foi mais um caso vergonhoso de uma editora que acabou de iniciar seus trabalhos. Sobre as leituras, eu vou concluir a leitura do livro Teatro Selena, algo que até prometi para vocês que postaria logo a resenha quando terminasse, mas farei isso por ter dado minha palavra pela resenha e não por ter uma "parceria" dessas. Sobre o outro livro que tinha iniciado a campanha, irei apenas divulgá-lo como já havia programado as pressas para a campanha da editora, mas não terei uma data para ler e resenhar, afinal, vou dá prioridades a outros livros que já estão em meu poder (de parceiros e livros que eu quero realmente ler e comprei, afinal, também não é só de parcerias que vive uma blogueira. Diferente do que eu vi essa tarde, blogueiro compra sim livro e compra até demais!!).


E com esse enorme texto, explico o porque da Young Editorial não ser mais parceira do Um Sofá.


~Nossa, essa foi a parceria mais curta da história desse blog! 


  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

5 recados

  1. Que coisa mais triste!
    Eu nem sabia dessa editora e agora já fico com os olhos bem abertos...
    Acredito que foi a melhor coisa para o seu blog, flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh Caçadora, o ruim é que nem entrei na Young como parceira pq a seleção já tinha passado. No instagram deles tinha uma imagem que eles queriam fazer um booktour do livro Teatro Selena e eu estava ansiosa para ler esse livro e 40 reais não dava dando pro meu bolso naquela época. Então entrei na seleção do BT.
      Acontece que depois da seleção, eles colocaram a gente no grupo de Parceiros da Editora e explicaram a campanha (esquecendo completamente do booktour que anunciaram) e deram para cada um o e-book do livro em questão. Depois se sucedeu os acontecimentos descritos aqui na postagem.

      Foi a melhor coisa mesmo... Agora tenho até medo de me envolver com editora que tá começando com parceria, não dá dando certo mesmo, foi a Livros de Safra, foi a Madras, agora a Young....

      Beijinhos =*

      Excluir
  2. Lamentável a situação dos blogueiros!
    Mas, ao mesmo tempo, um alívio para todos que não foram fundo nesta parceria.
    Tá na lista negra!

    Bjs :*
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar manchada por um tempinho mesmo, mas não será para sempre, até porque ela é nova no mercado e toda vez que você é novato, pode dá muitos deslizes mesmo, mas nada que o tempo e a experiência não ajude o contrário.
      Espero que ela não fique com a impressão que blogueiros só querem livros de graça (coisas que nem tivemos e não iriamos ter por causa dos métodos deles que era ceder o ebook para a campanha).
      Mas por enquanto não vou me envolver mais assim com editora nova não. E o pior que eu entrei para a Young para participar do booktour que eles iriam fazer de Teatro Selena, que fiquei com interesse em ler e como não tinha dinheiro pro valor que eles pediam na compra, achei que seria legal participar do BT. Depois minha surpresa foi que eles aceitaram todos do Booktour como parceiros e ai todo mundo recebeu o e-book. E depois foi o que se sucedeu nessa postagem.

      beijinhos e volte sempre =*

      Excluir
  3. Mulher foi bad essa parceria, o que me deixou mais chateada foi que fiquei sabendo disso por uma amiga que também era parceira, então entrei no grupo e vi esses posts. O pior é ninguém oficializar essa quebra de parcerias e muito blog tá inocente por aí,sem saber que acabou.

    Adorei seu post, muito esclarecedor! :)

    http://blogharlancobenbrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*