Parabéns ao Quadrinho Nacional

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, março 10, 2014



E você achando que só existia Turma da Mônica sendo produzido no Brasil?!


Dia 30 de Janeiro, o quadrinho nacional completou 145 anos de história. Quem diria que o Brasil tem uma história centenária com o gênero que caiu na graça do povo atualmente? 

O ano foi 1869, quando o artista Angelo Agostini, desenhista italiano erradicado no Brasil deste de seus 16 anos, publicou o que é considerado a primeira aparição de um personagem fixo de quadrinhos no país: As Aventuras de Nhô Quim. Então, em 1984 a Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC- ESP) escolheu essa data para comemorar o “aniversário do quadrinho nacional”.

Mas não é preciso ser janeiro para se comemorar o quanto nosso mercado de quadrinhos está em alta. E nem sempre foi assim. Os quadrinhos brasileiros estão numa montanha russa de altos e baixos. Porém, atualmente vivemos um ápice criativo onde presenciamos o crescimento dessa área em diversos gêneros. 

O publico tem aumentado e mais artistas tem aparecido. A facilidade de publicar por uma editora ainda não é uma realidade, mas surgiu outras formas independentes de editoras para divulgar e publicar sua obra, seja de forma online para leitura, downloads em blogs e sites de autores, seja pedindo um financiamento coletivo, o certo é que estamos envoltos com cada vez mais títulos. Um estouro de quadrinhos sendo produzidos aqui no país.

O que importa é que esse movimento só tende a crescer para a felicidade do publico voraz pelas obras. E para homenagear um pouquinho o crescimento do quadrinho no Brasil, os 2 anos do Um Sofá será comemorado com uma Maratona do Quadrinho Nacional

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*