[Entrevista] Hikari || Loja Parceira
Escrito por Miaka Freitas - domingo, outubro 20, 2013
Olá acomodados no sofá (risos). Sei, desculpe essa
tragédia de tentar “apelidar” vocês leitores, não deu muito certo não. Estavam
com saudades dessa louquinha que sempre trás novidades para vocês? Também
estava com saudade de postar (mas o tempo não foi meu amigo esses dias).
Essa semana vai começar com uma postagem logo agora
no domingo. Porque domingo é o dia de PARCEIROS. Nada melhor que anunciar nossa
nova parceria.
Dessa vez, nossa parceira é a loja Hikari, que vende itens de anime e mangá
(entre eles, gachapons, pelúcias, camisas...). Não sabia como começar a
explicar a história breve da loja, então, conversando com o responsável pela
loja, criei uma pequena entrevista, vamos ver?
Um Sofá À Lareira: Como surgiu a ideia de abrir a Hikari?
Momo-chan: Após o evento SAF III, em julho, eu estava
procurando algo que o mantivesse ligado ao universo de animes e mangás e sempre
teve vontade de mexer com o comércio, querendo estar cercado por gachapons,
pelúcias e outros itens de anime e mangá. Com um telefonema na época,
perguntando se ainda fazia roteiros para quadrinhos (coisa que eu não fazia há
anos). No decorrer do processo de elaboração da história, ainda na fase
inicial, tive um estalo (como dizem). Esse meu amigo tinha um pai dono de loja
e indo lá com frequência para vê-lo, me dei conta que lá poderia ser um bom
local para criar uma loja desse tipo, funcionando no subsolo, mas a ideia não
vingou. Então propus uma sociedade onde cada um entrou com uma quantia mínima e
eu me responsabilizaria pelas vendas, propaganda, manutenção da loja etc.
Um Sofá À Lareira: Como surgiu o nome Hikari para a loja?
Momo-chan: Sobre o nome, eu sempre achei que deveria ser em
japonês, pequeno e escrito apenas com 1 kanji simples e bem fácil de lembrar.
Um Sofá À Lareira: E da onde surgiu a Momo-chan?
Momo-chan: Na mesma época da criação da loja, foi desenvolvida
uma mascote para o SAF, chamada Momoko ou Momo-chan. O nome foi tirado de uma
personagem do Anime Gakkou no Kaidan (ou Histórias de Fantasmas) que eu estava
assistindo na época no Cartoon Network. Como não sou bom para criar, achei
melhor aproveitar a mascote do SAF para a Hikari.
Um Sofá À Lareira: Então a Momo-chan era uma mascote pro evento. Como
conseguiu desligar ela do evento e unir a imagem a Hikari?
Momo-chan: Eu realmente não calculei que o estande fosse ficar
popular rapidamente. O perfil da loja foi iniciado com apenas 20 amigos no Orkut
em agosto. Antes da estreia nos eventos, no caso o Matsuri de outubro, já tinha
quase 500 amigos. Foi uma rápida popularidade e a mascote logo ficou muito mais
ligada a Hikari que estava em todos os eventos do que ao SAF que acontece 1 vez
ao ano. Ainda assim, ela aparece no panfleto do SAF como mascote em pelo menos
3 edições logo após a criação da Hikari.
Um Sofá À Lareira: E o marco da Hikari em ser um dos estandes mais
populares da época?
Momo-chan: Logo após a criação da Hikari, alguns estandes da
época deixaram a atividade, mas foram logo substituídos por outros. Houve um
boom semelhante ao que acontece hoje em dia. Nesse meio tempo, a Hikari foi
participando de todos os eventos de São Luis e outros por outras cidades como
1º Anima Sul, na UFMA de Imperatriz em 2008. E em 2009 foi um ano onde a Hikari
começava a se firmar como um dos estandes mais populares.
Um Sofá À Lareira: O que a Hikari tem de importante em sua história? A
Hikari nem sempre foi só sucesso, né?
Momo-chan: Não, o começo da Hikari foi duro, com o começo do
estande com poço dinheiro e muita paciência para ver a coisa crescer. Em 2009
meu sócio saiu da Hikari, mas mantivemos a amizade. Foi 6 anos de trabalho e
superando as dificuldades. Mas a Hikari também ajudou muitas outras pessoas que
começaram dividindo estandes com a loja e agora tem estandes próprios em
eventos.
Um Sofá À Lareira: E qual foi o maior marco da Hikari, em sua opinião?
Momo-chan: Bem, em 2010, foi o ano da virada. O evento
Matsuri chegando ao centro de convenções, os eventos em geral chegaram ao novo
patamar em São Luis. E claro, a Hikari precisou se adequar a essa nova
realidade. A loja foi um dos raros estandes formalizados nos eventos e ganhou
também seu espaço próprio, uma vez que o atendimento aos clientes era na sala
de visitas da minha casa. Em 2012 chegamos ao SANA, que é um dos maiores encontros
de fãs de animes, mangás, games e afins do Brasil. Conhecia o SANA como fã, mas
chegar lá como estandista foi muito diferente e uma prova de fogo.
Um Sofá À Lareira: Citamos alguns eventos e anos marcantes para a Hikari
em sua linha de vida. Mas e 2013? Como esse ano foi para a Hikari?
Momo-chan: Neste ano estivemos novamente no Anima
Sul e no SANA. Deste do ano passado a Hikari também possui uma loja online, mas
ainda sim planejamos ainda essas melhorias, tanto para o site quanto o espaço
físico da loja. Estamos ainda em plena promoção de aniversário de 6 anos e
esperamos poder continuar contando com o apoio do publico.
0 recados
Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*