Férias || Papo da Miaka

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, janeiro 01, 2016

Oi Acomodados e Insônes, tudo bem com vocês?

Então, cá está eu para mais um papinho com vocês. Escrevo isso dia 26 de dezembro de 2015, mas só vou colocar no ar dia 01 de janeiro de 2016 por motivos que fica mais breve para vocês verem. Esses primeiros 20 dias de Janeiro eu vou meio que tirar umas férias do blog. Hoje, dia 26, ainda estou com o problema do meu pulso e vendo que vou ter minhas primeiras provas do semestre da faculdade em breve, infelizmente, e por isso eu vou ter que tirar mais tempo que dedico ao blog e o canal para fazer meus trabalhos e estudar. Por isso as férias dos projetos. Mas não vou deixar  o blog sem atualização, então fiquem despreocupados. 


Quem me segue no twitter, vê que sempre reclamo que a pasta onde salvo os textos para futuras matérias do blog sempre é cheia de matérias inacabadas, então eu resolvi usar essa ultima semana de dezembro para fazer a limpeza nesses arquivos: aqueles que valem a pena postar, eu finalizei e programei para ir ao ar nessas férias e os que não servem para postar mais, eu simplesmente descartei excluindo mesmo. Sem dó nem piedade. Ao todo são umas 50 postagens. E realmente estou afim de diminuir significantemente essa quantidade de textos inacabados logo no primeiro mês de 2016. Começar sem nenhuma pendencia. 

O canal também deverá ter alguns vídeos produzidos para programar, esses faltam editar e upar. São por volta de 10 vídeos que já estão nos arquivos e nunca foram postados. Quero em janeiro encerrar boa parte dessas resenhas nunca terminadas e esses vídeos nunca postados, para uma segunda fase dos projetos. 

Essas férias com postagens "antigas", servirá para repensar alguns planos que tenho para a fase do blog e do canal em 2016 e para isso mais uma vez eu peço para vocês responderem os dois questionários que estarão em vigor até o dia 20 de janeiro de 2016, quando eu provavelmente quero terminar esse recesso do blog. 


  • Pesquisa Sobre o blog Um Sofá para 2016 
  • Pesquisa Sobre o canal Insônia Nerd para 2016

  • Outro recado importante! 

    Estava pensando isso deste de meados de novembro, mas acho que agora é o momento certo para decisões. Já pensei muito e tenho que tomar a melhor decisão para mim e para os projetos. Tive alguns problemas e desavenças em 2015 e isso me desgastou muito e até me causou desanimo em vários sentidos. Mas escrever aqui nesse cantinho e gravar os vídeos pro Insônia é algo que amo fazer, mesmo que seja por um tempo relativamente curto. Eu amo o que eu faço e esse contato que eu tenho com os leitores e inscritos (o que eu quero ainda mais em 2016). Foi uma decisão difícil, mas sei que é a melhor decisão que tomei para essa nova fase da minha carreira, seja aqui como blogueira e vlogueira, seja para me dedicar a carreira profissional e acadêmica. 

    Eu vou me dedicar exclusivamente ao Um Sofá à Lareira e ao Insônia Nerd em 2016. Isso quer dizer que vou parar se atuar ativamente em outros blogs ou sites que sou colunista. Não quero dizer que não postarei mais em lugar algum, pode ser que venha ocorrer isso em algum momento de 2016, mas não quero mais ser um membro ativo em outras equipes. 

    Antes que venham com "mimimi" dizendo que é estrelado (e nem sei porque seria estrelado, se eu nem sou famosinha), mas eu vou ter um escasso tempo em 2016 para dedicar a leituras e atualizações frequentes no blog e canal. Em 2016 o blog fará 4 anos de existência (e o canal fará 2 anos). Eles não são mais projetos pequenos, feito de qualquer jeito, quando dava tempo. Hoje ele tem cara de portal com vários assuntos abordados do mundo nerd e geek, mas não perdeu a essência do início dele (e nem quero que ele perca!): optativo, pessoal e único. 

    Atualmente posso fazer mais o que sempre quis: não uma simples resenha, dizendo que gostou ou não, mas uma matéria com referências a outras obras e assuntos. Lógico que ainda tenho muito a crescer em conhecimento e bagagem, mas já é mais rico que as primeiras postagens, lá no início de 2012. 

    Mais para fazer boas postagens assim, preciso de mais tempo e calma, algo que eu não posso ter se ficar dividindo o tempo com participações e outras leituras "obrigatórias" de outros sites e blogs e aceitando parcerias com prazos apertados. 

    E isso trás outra questão: as parcerias. Ainda aceitarei parcerias com autores que quiserem a obra aqui no blog e no canal, mas não trabalho com prazos para leituras dos mesmos. Também não aceito mais e-books, mas você pode mandar o mesmo impresso e encadernado (não precisa mandar o livro). E também só aceitarei ler livros que me desperte a curiosidade para ler. Em 2016 eu quero ler mais livros que eu goste e não apenas ler por obrigação. Ler por que tem que ler e resenhar tira todo o tesão da leitura. Ela se torna um afazer por obrigação e cada vez mais ficamos esgotados com a leitura e as coisas não fluem como deveriam. 

    Também tenho planos para o crescimento do canal. Atualmente não posso fazer uma rotina de vídeos diários, até porque ler não é algo que se faz rapidamente. Também quero estender os assuntos do canal para abranger todos os assuntos que hoje em dia tem no blog, mas isso é com calma e gradativamente, afinal eu sou a única na equipe: faço o roteiro, gravo, edito e programo.  

    Para ajeitar todos esses planos para 2016, com mais postagens e vídeos, preciso otimizar meu tempo e fazer alguns testes (além de ver as respostas de vocês com as sugestões e críticas, por isso é muito importante que respondam os questionários deixados no início dessa postagem). Nesse novo ano que se inicia quero ter mais contato com os inscritos e seguidores, para saber o quanto vocês tão gostando ou não, afinal, os números nunca são tão confiáveis do que ouvir de vocês nos comentários e nos e-mails. 

    Espero mais uma vez poder contar com o apoio de vocês! 

    Beijinhos e um Próspero Ano Novo! 

    • Compartilhe:

    Você poderá gostar também

    0 recados

    Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
    Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
    Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
    Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
    Beijinhos da Miaka-chan =*