Motivos para Ler || Golpe de Estado

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, dezembro 14, 2015

* Livro Resenhado originalmente em As Leituras da Mila. Livro cedido pela Editora Geração. Para ler a postagem original, clique aqui
Sinopse: A DITADURA DE 1964 ACABOU? O QUE NOS FICOU DAQUELES ANOS NEGROS? Este livro empolgante, que se lê de um fôlego, nos revela que a ditadura de 1964 estende seus tentáculos aos dias de hoje, quando parte da população, insuflada pela mídia, bate panelas e desfila nas ruas com palavras de ordem bem parecidas, disfarçadas pelo necessário combate à corrupção. A ditadura militar foi instaurada pela elite civil que usou os militares para impor sua vontade, e o preço que pagamos hoje é a educação sucateada, a violência policial crescente e as marchas reacionárias e desnorteadas, que protestam contra a volta de um sistema injusto e excludente. AS MARCAS DE 1964 NO PAÍS DE 51 ANOS DEPOIS. Você vai ler aqui, meio século depois do golpe militar, depoimentos reveladores (e comoventes) de quem viveu aquele tempo e reflete sobre os atos atrozes e sua herança, ainda capaz de dificultar a possibilidade de o Brasil – um dos maiores e mais ricos países do planeta – tornar-se autônomo e desenvolvido. DOIS JORNALISTAS QUE ESTIVERAM LÁ E EM MOMENTOS POSTERIORES DA MAIOR IMPORTÂNCIA…escreveram este relato contundente que, em 32 capítulos, condensa a memória assustadora e vívida de um período cujas sombras continuam a se estender sobre nós.

Mais uma vez um livro diferente me veio nas mãos. Nada de ficção, é real. Apesar de eu amar ficção, eu também tenho um pé na realidade e as vezes gosto de livros que me levam a conhecer mais sobre ela.

No meu ensino fundamental e médio uma das matérias da área de humanas que eu sempre fui apaixonada era história, principalmente a história do Brasil. Meu professor Joan Botelho sempre dizia que para se entender o presente, precisamos olhar o passado. Um povo inteligente é aquele que conhece suas origens e compreende o que fez o presente ser assim. E não podemos nunca negar o que aconteceu no passado. A maioria das vezes ele está bem presente em nosso tempo. E esse livro nos mostra isso.

O livro é um prato cheio para quem gosta da época da ditadura, o golpe militar e para tempos atuais, onde vemos seres de nossa sociedade pedindo a "volta da ditadura", que vemos a crise da corrupção do nosso cenário político... E o livro emite uma opinião clara que o que acontece hoje é reflexo dessa época. 

Os autores fazem um paralelo a tudo que aconteceu antes do golpe (e posterior a ele) com os dias atuais, uma maneira de clarear o leitor do livro e mostrar um outro meio de enxergar os tempos atuais que vivemos.

O livro é uma leitura crítica, que leva o leitor a analisar e refletir todo o cenário brasileiro e não apenas enxergar um viés que é apresentado na mídia. Não os digo que o que fala o livro é uma verdade absoluta ou mais um sensacionalismo a parte do que a mídia faz todos os dias, mas forma um leitor mais crítico e que tira suas próprias conclusões a par da situação político-econômico do país e não apenas alienado, vendo só a ponta do iceberg. Nessa comparação grotesca, o livro nos diz isso: o que conhecemos da atualidade pode apenas ser a ponta do iceberg, mas ao fazer analises com nossa história, principalmente dessa época, podemos conhecer mais desse iceberg.

E quem sabe, com mais leituras críticas assim, conseguimos evitar que o país afunde como o titanic.


PS: eu não queria falar mais do livro, pois é um livro de fatos, não é uma ficção, uma fantasia nem nada. E assim como o livro do O Caso Pedrinho é uma leitura que não parece ser interessante para todos. E por se tratar de uma leitura séria e histórica, talvez não seja interessante uma resenha comum. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*