Miguelzinhos || Bonecos de Pano || Artesanato

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, dezembro 30, 2015

Continuando a onda de trazer mais sobre arte e artesanatos para cá pro blog, quero falar de outro tipo de bonecos de pano, os Miguelzinhos. Também conheci eles pelo Instagram (sério, tem tanta coisa interessante para se ver no Instagram sem ser foto de comida!).

A idealizadora desses bonecos de pano únicos é a Cynthia Paulino,  que também trabalha com Teatro, além dos Migelzinhos, talentosa  né? Talento na veia!

Ela nos contou como tudo começou. "amo caveiras é sempre tem alguém dizendo q tem medo ou que é coisa do capeta e por aí vai, daí que estava bordando e pensei: e se eu fizer uma caveira criança... Pesquisei imagens de crânios e encontrei uma, e na hora me veio a ideia de uma boneca caveira com asas, um anjinho! Será que mesmo assim vão dizer q da medo ou que é coisa do mal? Sim, alguns dizem, mas a maioria adora! Sou devota de São Miguel, dai o nome MIGUELZINHO(A), e faço na intenção de enviar amor e proteção p quem tiver o seu anjinho caveira". Uma fofa né?


Pois isso não alimentou minha sede de saber mais e mais sobre os bonequinhos de pano dela, então fiz questão de fazer uma entrevista e também falar do outro talento dela que, como uma colecionadora, achei um ato tão puro de amor por bonecas, ela resgata bebês e bonecas antigas e até customiza! 

Um Sofá À Lareira: Como foi a experiência de criar, costurar, e customizar seu primeiro miguelzinho? Ainda o guarda até hoje como um filho primogênito?

Eu sempre me emociono com bonecas feitas à mão, sempre, desde criança. Na infância a grana da família era contadinha, então brinquedo só no natal e aniversário, daí minha mãe, avó materna e tias sempre faziam brinquedos pra gente, bonecas, roupinhas, casinhas, e isso me faz dar um valor imenso para aquilo que é feito com amor e por amor. O primeiro, fiz por diversão e quando ficou pronto batizei de Miguelzinho porque sou apaixonada por São Miguel rs Daí minha filha ficou louca por ele e hoje está na parede do quarto dela <3

Um Sofá À Lareira: Acreditava, quando criava seu primeiro miguelzinho, que seria um dia comercializado? Como é que foi incentivada a fazer miguelzinhos sob encomenda? Criar esse negócio? 

Apesar de comercializar os Miguelzinhos, crio cada um como se fosse meu, costuro cada pedacinho com amo. Publiquei no instagram meio de brincadeira, tipo ó, quem quiser... e um tanto de gente escreveu e pediu, e sim, fiquei surpresa. No início deu até um medo sabe, de perder o prazer e se transformar em uma obrigação comercial, mas com o tempo vi o quanto me ajudou a ter um tempo de prazer, cuidando de cada retalho, da pintura das carinhas, do tamanho das asas. Faço por amor, não por grana.

Um Sofá À Lareira: Como é a aceitação do publico?

Uma tia distante disse pra minha irmã NOSSA, A CYNTHIA ESTÁ VENDENDO AQUELAS COISAS HORROROSAS? Kkkkkkkkkkkkkk Olha, fiz o primeiro um dia em que estava irritada com o tanto que o povo de um modo geral é estúpido com essa coisa de caveira é do mal, do capeta, da morte. Somos caveiras com carne, por Deus! Brinquei com meu marido, disse, vou costurar um bebê caveira e quero ver dizerem que é coisa do capeta kkkkkkkkkkkk Gosta quem enxerga por trás das aparências, quem respeita o diferente, o autêntico, o verdadeiro. Já quem se preocupa com a opinião dos outros vai ficar perturbado mesmo, fazer o que?

Um Sofá À Lareira: Continuando com a aceitação do publico, teve alguma encomenda que lhe causou estranheza? Ou algo fora do comum até para você?

Aceito os pedidos de coração aberto, desde que a pessoa entenda que faço do jeito que eu quiser, ela me dá um tema mas quem decida cada pedacinho sou eu.

Um Sofá À Lareira: Como é conciliar seu trabalho com a confecção dos miguelzinho? É complicado?

Ando dormindo muito tarde pra dar conta das encomendas, trabalho com teatro, dou aulas, dirijo espetáculos, então não é sempre que consigo sentar pra costurar, daí onde me vêem estou com linha e agulha.

Um Sofá À Lareira: Vi que você resgata algumas dolls em sebos e outros lugares, conheci esse seu lado quando vi a foto de uma boneca bebê. Você também customiza muitas bonecas? Como é esse lado de customizar e dá uma nova cara para as bonecas que resgata?

Amo bonecas velhas, usadas, abandonados, destruídas, sujas, amo! Acredito que todas merecem meu amor e trago tudo pra casa, dou banho, coloco pra enfeitar. Minha filha pinta pra mim também, transforma, aqui elas são aceitas do jeitinho que são rs

Um Sofá À Lareira: Busca inovar em seus miguelzinhos? Além de já ter criado o tamanho P, M, G e customizar com desenhos pedidos, o que mais tem em seus próximos planos para eles?

Tem o GG tbem, tem o Mika, que é o gatinho do Miguelzinho, e agora a linha TUM TUM de almofadas para parede e colares de coração.

Um Sofá À Lareira: Deixe um recadinho para os leitores e seguidores do blog Um Sofá À Lareira. Aproveite para seu jabarzinho, e diga onde eles podem encomendar um lindo miguelzinho.

Faça um carinho na sua criança interior e tenha um Miguelzinho só seu, único no mundo e sem cópias. é a página da LINDA ATAKA! no face, no Insta CYNTHIAPAULINOMAMA. Preço + frete pra qualquer lugar fora de BH/MG

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*