[Resenha] A Playlist de Hayden

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, agosto 07, 2015

*Para quem quiser conferir as primeiras impressões do livro, é só ver o nosso vídeo no canal, e também nessa postagem disponível aqui.


Queria fazer dessa uma resenha diferente.

Não posso deixar de dizer o quanto fiquei com vontade de terminar de ler esse livro deste que li o livreto recebido pela Novo Conceito. Mas também não posso deixar de contar o quanto me decepcionei com o livro.

Mesmo assim, quero compartilhar essa experiência.

O livro lembra-me a premissa de um outro livro (que apesar de eu não tê-lo em minha posse, é um dos meus favoritos deste da adolescência): Os 13 Porquês.

Os 13 Porquês conta a história de Hannah, uma garota que se suicidou e que antes de fazer isso, ela deixou gravada várias fitas cassetes que deixou em um pacote. A missão dessas fitas é chegar nas pessoas mencionadas em cada gravação, elas terão que escutar a fita que contem seu nome até o fim e passar adiante o pacote pro próximo citado. Não podem pular a ordem das fitas, não podem deixar de escutar e de passar as fitas adiante (parece corrente de orkut/facebook, que se você não repassar pra tantos amigos, sua família vai morrer). A história do livro é narrada por Clay Jensen, que encontra o misterioso pacote.

"Aquele não sou eu, eu vou onde me agradar, eu atravesso paredes, eu flutuo [...] Eu não estou aqui; isso não está acontecendo. [...] Num momento; eu terei partido. O momento já passou [...] " (trecho da música - How to Disappear Complelely).

Então, por ter uma playlist deixada para Sam, o protagonista do livro, pensei que as mesmas músicas teriam algumas mensagens por motivos de Hayden ter cometido o suicídio. Confesso que escutei algumas das musicas antes da leitura do livro e agora para escrever essa resenha, prestando atenção aos poucos nas letras. Isso para encontrar as semelhanças e os trechos que posso citar nessa resenha. Fiz tudo pelo mesmo motivo de Sam: QUERO ENTENDER.

Quero entender as conexões dessas músicas com os capítulos e com a história de Hayden. Quero entender esse livro. E acima de tudo, quero entender que raios essa autora pensou ao escrever esse livro. Porque, sinceramente, tudo no livro foi desnecessário.

"Eles dizem que desaparece se você permite que o amor foi feito para ser esquecido [...] Se você ainda me quer, por favor, me perdoe, porque a faísca não está mais comigo." (trecho da música - Crown of Love)

Além de Sam e Hayden, temos outra personagem principal: Astrid. E ela meio que vira essencial para que Sam supere a morte de seu único amigo morto. Além dessa nova amizade, ele aprende fazer amigos e ver que não é o único com problemas. E com a Astrid, ele começa a descobrir mais peças para montar o quebra-cabeça que precisa para entender tudo que aconteceu com Hayden.

"A única coisa que você fica trocando é seu nome, meu amor segue crescendo". (trecho da música - Crown of Love)

E um dos motivos que o leva a querer descobrir tudo que ocorreu antes da fatídica noite que levou Hayden a se suicidar é descobrir a relação do antigo amigo com essa garota. Mas como nem tudo são flores, e como eu disse que esse livro era bem forçado depois de um tempo, o suicídio de Hayden acaba ficando cheio de lacunas que não são preenchidas.

"Você tem de ser a escolhida. Você tem de ser o caminho. Seu nome é a única palavra que eu sei dizer." (trecho da música - Crown of Love)

Então, o livro começa a ser forçadamente levado ao final. Eu queria tirar trecho de todas as 27 músicas citadas nos capítulos e fazer uma ligação com o livro, porém depois de alguns capítulos, a ligação com a música começava a ser bem forçada. Parece que ela queria uma ligação bem ao pé da letra com as músicas e esqueceu de desenvolver mais a história. O final, como disse anteriormente, é bem estranho e chega a ser frustrante, deixando a desejar mais porquê, como e muitas respostas. Lacunas ficam abertas seja na história de Hayden, seja com Sam, Astrid e quem mais seguiu a vida. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

1 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*