[Resenha] O Caso Pedrinho

Escrito por Miaka Freitas - sexta-feira, junho 19, 2015

*Resenha publicada originalmente no blog As Leituras da Mila, em 20/05/2015. Feito com o livro cedido em parceria com a Geração Editorial. No caso, Esse texto foi escrito em minha coluna como resenhista do blog As Leituras da Mila*

Venho falar do primeiro livro que tive oportunidade de ler pelo blog da Mila: O Caso Pedrinho. E logo de cara, eu não quero falar desse livro como se comutantemente se fala em outras resenhas. Eu não quero dizer que eu gostei ou não gostei, o que foi bom ou não, como normalmente se faz em quase todas as resenhas. Quero fazer algo diferente, como esse livro é diferente.

Para quem ainda não sabe, O Caso Pedrinho é um livro não ficcional, ele conta a história real do menino Pedro que fora roubado na maternidade e só foi localizado 16 anos após o sequestro.

Eu era pequena, já que o menino apareceu apenas em 2002, quando o caso foi solucionado, mas eu lembro de algumas coisas da cobertura da TV, que foi realmente imensa. O mundo parou algumas semanas com esse caso no jornal (similar aos casos da Isabella Nardoni; Elisa Samudio e o Goleiro Bruno; Caso Richthofen etc). Digo similar pois foram noticias que pararam o país e que ficaram semanas nos jornais, mas esses outros citados foram assassinatos brutais.

Mas tirando essas lembranças horríveis de casos que chocaram por sua violência o país. Esse nem de longe tem o sangue derramado que os outros tiveram, mas as lagrimas, tristeza e desespero dessa família por 16 longos anos também foram devastadores.

O livro vai muito além do que as simples notícias da época e destrincha o caso deste dos relatos na maternidade, exames, relatos de investigação etc. Realmente o livro é riquíssimo em detalhes com fotos e uma narração minuciosa do autor e repórter Renato Alves que acompanhou a cobertura do caso e fez esse copilado dos bastidores. Muita coisa que foi detalhada nesse livro, não foi ao publico nas semanas que o caso esteve na televisão. E também nem eu lembraria, já que em 2002 eu tinha apenas 7 anos.

 Com as coisas divididas em partes minuciosas e explicadas detalhadamente, o livro é de emocionar. E quem ainda se lembra desse caso que arrancou lagrimas de qualquer um no noticiário, também vai se emocionar muito com a leitura desse caso. Até porque, se colocar no lugar do que essa mãe sofreu e de tudo que foi passado, não há coração que fique duro com tanta emoção. E sem falar que o livro ainda trás relatos de convivência do autor perto das vitimas e da família, assim como os relatos do primeiro contatos do Pedrinho com sua família verdadeira. Coisas que com certeza, você não pode ver nos jornais.


Realmente o livro não é para qualquer um ler e terminá-lo, isso eu sei bem. Mas para quem se interessa em casos reais, investigações e saber mais sobre O Caso Pedrinho, vale a pena dá uma chance para a leitura. Só compre uma caixinha de lenços também. 

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*