[Prévia] Zero Eterno

Escrito por Miaka Freitas - quarta-feira, abril 15, 2015

Queridos Acomodados do Um Sofá, tudo bem com vocês?
Hoje trago para vocês mais uma prévia. A JBC já havia anunciado o lançamento de um mangá histórico sobre a segunda guerra mundial. O titulo em português é "Zero Eterno" e o mesmo já chegou das gráficas dia 09/04 para irem nessa semana para as livrarias. (chegou da gráfica, porque Cassius, editor da JBC postou a foto do mangá prontinho para as vendas em seu instagram). 
O nome original é "Eien no Zero" e foi publicado em 2006 por Naoki Hyakuta e até hoje é um fenômeno no Japão. O mangá é baseado no livro mais vendido da história do país e retrata a história e o passado de quem viveu uma época de guerra. Tudo é mostrado através do ponto de vista de quem nunca presenciou uma. O título  se refere a um dos temas centrais da obra, os pilotos Kamikazes. Os caças que eles usavam e, por extensão, os próprios pilotos, era apelidados de Zero por causa do tipo de missão e por estarem dispostos a "morrer pela causa". 
Na trama seguimos Kentaro Saeki, um jovem de 26 anos que sente que sua vida está estagnada: há alguns anos reprovando no Exame Nacional de Advocacia, o rapaz sente falta de algo que o faça ter motivação e fazer o “motor” da sua vida funcionar. Até que, um dia, sua irmã o contrata para uma importante pesquisa: descobrir quem foi Kyuzo Miyabe, seu verdadeiro avô, homem que batalhou nos céus da Guerra do Pacífico de 60 anos atrás, pilotando um caça Mitsubishi A6M Zero, e morreu em missão pelo Tokkotai, a esquadra de pilotos suicidas muito atuante durante a Segunda Guerra Mundial.
A partir disso, Kentaro vê sua vida finalmente tomar um rumo ao descobrir mais sobre os valores e o modo de pensar de quem sobreviveu a esse passado não tão distante e confrontá-los com o presente que não parece entendê-los. E os leitores tem a oportunidade de revisitar a 2a Guerra mundial sob o ponto de vista japonês, descobrindo detalhes e teorias diferentes do conhecido pela maioria das pessoas.
O livro hoje superou a marca de 4 milhões de cópias vendidas. Porém vocês sabem que para o Um Sofá, esses números não importam nem um pouco para dizer se o mangá é bom ou não. Eu gosto muito de história. Principalmente os períodos de guerra, era a parte favorita quando tinha que estudar a matéria na escola. Apesar de ser um massacre e que nunca quero vivenciar tempos de guerra, a 2ª Guerra Mundial é uma das partes da história mundial mais interessante e toda obra que possa abordar o tema já fica relevante para mim. Vale a pena conhecer um pouco outra visão desse marco histórico assim como ver como foi viver numa época de medo, sabemos o quando foi sofrível essa época. E é bom conhecer como foi a vida de quem fez parte dessa história para que lembramos o quão ruim é essas marcas que ficaram até hoje em algumas cidades e na família de vários envolvidos. Quem sabe com obras assim, possamos evitar ainda mais barbaridades que humanos podem acometer (apesar claro que isso que eu falo mais parece um desvaneio utópico da minha pessoa, já que toda a noite você pode ligar a sua tv e assistir países árabes guerreando. E o pior é que muita pessoa achar que isso já é o normal do mundo...). 
O titulo tem 5 volumes, no formato especial da Editora, exclusivo para livrarias. Terá o tamanho de 13,5 X20,5, papel off-set, orelhas, capa com laminação fosca, mensal e terá o valor (salgadinho) de 23, 90. O formato me lembrou o do Mangá Of The Dead e O Cão Que Guarda as Estrelas, ambos tem resenhas aqui no blog.

  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

0 recados

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*