[Resenha] 13 Porquês

Escrito por Miaka Freitas - segunda-feira, março 02, 2015

Sua ação pode causar a morte de alguém próximo.

Cuidado com o que fala, o que faz e o que deseja.


Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Faz tempo que li esse livro, foi quando estava no ensino médio. Esse livro estava lá na biblioteca da escola, sempre disponível e depois de uma amiga lê-lo e falar tão bem dele, acabei pegando ele para ler também.

Na época que li esse livro foi a mesma época de outro que li e resenhei aqui no blog: Do Coração de TELMAH, mas não sei porque estive demorando tanto para postar um texto sobre 13 porquês. Esse livro é ótimo.

O livro fala sobre uma garota que não era popular, não se metia em confusões, nem era tão notada assim, mas um dia decidiu acabar com sua vida. Em outras palavras se suicidou. Acontece que antes de praticar tal ato, ela gravou 13 fitas com os motivos que a levou a se matar e cada um tinha haver com alguma pessoa que a mesma conheceu.

A missão das fitas era serem passadas para cada "culpado" e este teria que escutar uma por uma, assim descobrindo seu motivo e conhecendo o "pecados" dos outros envolvidos. É meio mórbido se parar para pensar que você recebe uma caixa contendo fitas tapes e ao escutá-las, sai a voz de uma menina que se suicidou recentemente, acusando cada um dos nomes citados que teriam culpa nas decisões dela até o seu suicídio. E não era uma simples confissão, afinal, se você as recebeu é porque você também tem um dedo nisso tudo.

Por ser uma história que muitos julgariam mórbida, e por eu adorar histórias desse naipe, já devem saber que esse livro se tornou um dos meus favoritos, apesar de eu nunca tê-lo encontrado para colocar na estante e poder reler sempre que quiser. Sem falar que eu não pude deixar de me identificar com a protagonista. Não vou desabafar aqui nessa resenha, até porque não vale a pena e ela nem é para isso, mas digo apenas que não tive os melhores colegas de classe (tem 2 ou 3 exceções) e foi bastante difícil viver com "brincadeiras" por parte deles. O pior que quando fui ler esse livro, falarem que eu estava planejando fazer a mesma coisa e outros comentários do estilo.

O livro é sensacional, apesar de tratar de coisas bem polêmicas. Tudo acontece depois da morte da nossa protagonista, o que já é um diferencial e tanto ter uma protagonista morta mas que causa a maior mudança na escola onde estudou. Descobrimos o conteúdo das fitas através do Clay, que antes de recebê-las, nunca teria imaginado esse plano de sua colega. A cada fita escutada, o mundo é visto por outros olhos. O livro dá uma verdadeira lição de moral, já que é sabido que tudo que falamos ou fazemos tem consequências, podem ser boas ou ruins, mas ela sempre há de machucar ou alegrar algum outro próximo.

Se alguém tiver mais livros que seguem esse estilo, deixe por favor nos comentários.

Ah, e não consigo justificar, mas eu não consigo deixar de não pensar que há semelhança entre a protagonista desse livro com a protagonista do livro Garota Infernal.


  • Compartilhe:

Você poderá gostar também

1 recados

  1. O recado do livro é ótimo, passa uma boa mensagem, mas sinceramente a história em si não me convenceu muito, não gostei do livro. Fico feliz que você tenha gostado! =)
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o crescimento, amadurecimento e manter a qualidade do blog.
Todos os comentários serão respondidos, então marque as notificações!
Deixe seu link no comentário, terei o prazer de retribuir a visita.
Segui. Segue de volta? Se eu gostar, seguirei com prazer!
Beijinhos da Miaka-chan =*